Saiba como deixar a casa fresca nos dias mais quentes



Blog UAU

Saiba como deixar a casa fresca nos dias mais quentes

É claro que, no verão, é normal que a casa esquente. E isso acontece principalmente durante a tarde, período em que os ambientes já estiveram expostos aos raios solares por bastante tempo. Essa é sua luta todo ano? Então chegou ao post certo.
Só de imaginar o mormaço você já pensou em ar-condicionado? O problema é que essa nem sempre é uma saída viável, seja pelo custo ou por conta dos efeitos para a saúde. Para complicar um pouco mais, o ventilador não resfria o ambiente, apenas fazendo o ar circular.
E agora, como deixar a casa fresca nos dias mais quentes? Pois saiba desde já: é sim possível refrescar a casa sem ter que lidar com reformas. É isso mesmo! Alguns truques simples já ajudam — e muito. Entenda melhor acompanhando o post de hoje!

Deixe o ar circular

Deixar as janelas e portas abertas faz com que o vento circule pela casa, criando uma corrente de ar. Isso ajuda a refrescar os ambientes, uma vez que o ar quente sai e o frio entra. Ao anoitecer, quando a temperatura costuma cair, é possível posicionar ventiladores na janela para que eles ajudem o vento ameno a entrar, resfriando a casa.

Cultive plantas

É verdade: cultivar plantas em casa também ajuda a aliviar a temperatura, já que elas retêm umidade. Nas áreas externas, as plantinhas podem ser usadas para criar sombras, principalmente naquelas janelas em que o sol bate por mais tempo. Mas tenha cuidado, porque folhas grandes e volumosas podem causar a sensação de falta de espaço e até calor, ok?

Use lâmpadas de LED

Ao contrário das lâmpadas incandescentes, as lâmpadas de LED não produzem calor. E o melhor: elas ainda são mais econômicas, o que ajuda no bolso e no consumo consciente. Então por que não unir o útil ao agradável e trocar as lâmpadas da casa já?

Adapte a casa

Tapetes felpudos, cobertores, bichos de pelúcia e mantas de sofá são alguns itens que retêm calor. Sabendo disso, deixe-os guardados para os dias mais frios e invista em tecidos leves nas cortinas e nos lençóis de cama para o verão. Dê preferência a tons mais claros em toda a decoração, pois uma casa mais clarinha também desperta sensação de frescor.

Umedeça o ar

Umedecer o ar nos dias mais quentes é muito importante, principalmente porque a umidade no verão tende a ser bem reduzida — o que não é bom para a saúde. Que tal fazer o teste ao menos na hora de dormir? Você pode usar pequenas fontes de água ou até mesmo vasilhas embaixo da cama. Só não se esqueça de trocar a água das vasilhas diariamente para que não virem criadouros de dengue, combinado?
Outra tática que pode ser usada para umedecer o ar é colocar uma toalha ou um lençol molhado na janela. Assim, por mais que o vento chegue quente, ao passar por essa espécie de cortina fria, resfria. E, como você deve imaginar, é claro que isso ajuda a mudar a temperatura interna, deixando a casa fresca!

Organize e limpe os ambientes

Você por acaso já percebeu que, depois de uma bela limpeza, a casa sempre parece mais arejada? Quando tudo está em seu devido lugar e com cheirinho de limpo, o ar parece circular melhor. Também tem o fato de que passar pano nos móveis e no chão ajuda a umidificar o ar e reduzir o risco de reações alérgicas — muito comuns durante dias mais quentes.
Dependendo dos produtos usados na limpeza, dá para sentir uma enorme diferença só pelo cheiro. Afinal, os aromas de algumas essências ajudam a despertar a sensação de frescor. É o caso do cheirinho de limão, de eucalipto ou de menta, por exemplo. De qual desses você mais gosta?
Por fim, se você gostou das nossas dicas para manter a casa fresca, que tal compartilhar o post com seus amigos calorentos nas redes sociais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *