Quais são as melhores plantas para jardim vertical?



Blog UAU

Quais são as melhores plantas para jardim vertical?

Quem disse que você não pode ter seu próprio cantinho verde em casa sem um canteiro? No post de hoje, separamos as melhores plantas para jardim vertical para ajudá-lo a montar o seu em qualquer espaço. Confira e saiba como escolher as melhores espécies de acordo com 3 tipos de jardim!

1. Parede verde

Esse tipo de jardim vertical é aquele que cobre uma parede inteira, dando a sensação de ter um pedacinho de floresta ali do seu lado. Ele pode ser montado tanto na área externa quanto dentro de casa ou mesmo na mais pequenina das varandas, só lembrando que funciona melhor em lugares com boa iluminação, mas sem incidência direta do sol. Nesse caso, você pode optar pelas seguintes espécies:

Orquídeas

Floridas e perfumadas, as orquídeas não precisam de terra, já que suas raízes aderem a substratos como casca de árvore ou fibra de coco.

Bromélias

As bromélias precisam dos mesmos cuidados das orquídeas, mas são um pouquinho mais resistentes e ficam floridas por mais tempo. Só cuide para não deixar acumular água entre as folhas para manter os mosquitos longe, ok?

Samambaias

Por causa de seu efeito cortina, as samambaias são perfeitas para deixar sua parede toda verdinha. Plante-as em meia sombra e regue diariamente.

Chifres-de-veado

Bastante resistentes, os chifres-de-veado são, na verdade, um tipo de samambaia um pouco menos folhosa. Plante essa espécie usando fibras de coco ou algum outro substrato.

2. Hortinha caseira

Já pensou em aproveitar seu jardim vertical para economizar no hortifruti? Então saiba quais espécies de ervas e temperos podem ser plantadas na sua casa, em vasinhos ou jardineiras suspensas!

Alecrim

Muito aromático, o alecrim gosta de um solo bastante drenado, muito sol e pouca água. Como ele cresce bastante para cima, certifique-se de que há espaço para isso e não deixe de podá-lo regularmente.

Tomilho

As folhas miúdas e cheirosas do tomilho são excelentes para temperar carnes e legumes, sejam grelhados ou assados. A planta geralmente não cresce muito, preferindo um solo mais seco e bastante sol.

Cebolinha

Os cabinhos verdes da cebolinha crescem bem em praticamente qualquer solo, mas não gostam do encharcamento. Coloque-as no sol por pelo menos algumas horas todos os dias e não deixe de podá-las quando as folhas estiverem longas o suficiente.

Salsinha

A salsinha gosta de solo úmido e meia sombra, mas precisa de cuidados para combater os fungos causados pelo excesso de água. Plante-a ao lado da cebolinha e previna pragas nas 2 plantas de uma só vez!

3. Trepadeiras

Outra forma de fazer um jardim vertical é usando as trepadeiras, que podem subir nas próprias paredes, em um estrado ou na grade da janela. Só fique de olho na resistência da estrutura, para que o peso da planta não a derrube. As espécies mais indicadas são:

Hera inglesa

A mais básica das trepadeiras é a hera, que fica bem tanto no sol como em meia sombra. Ela gosta de ser irrigada regularmente e precisa também ser adubada de tempos em tempos.

Maracujazeiro

Que tal contar com seu próprio estoque de maracujá em casa? Mantenha essa trepadeira bem úmida, adube regularmente e use inseticidas naturais, como o óleo de neem ou a planta-de-fumo, para evitar pragas.

Buganvília

Extremamente florida, a buganvília requer um pouco mais de espaço, devendo ser plantada diretamente na terra ou em um vaso bem grande. Ela precisa de muito sol e gosta de solo bastante drenado.

E então, quais dessas plantas para jardim vertical vão deixar sua casa mais bonita e cheirosa? Aproveite para ler também nosso guia para deixar seu lar perfumado o dia todo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *