Entenda qual é a relação entre limpeza e saúde



Blog UAU

Entenda qual é a relação entre limpeza e saúde

Você já parou para pensar na íntima relação que a limpeza e a organização residencial têm com a saúde e o bem-estar dos moradores? É isso mesmo! A arrumação e a higiene doméstica interferem diretamente na manutenção de uma vida saudável em todos os sentidos. Então guarde desde já: uma casa limpa e organizada está a serviço do conforto e da qualidade de vida.

Além de tornar o ambiente mais agradável, a limpeza torna o espaço mais salubre, prevenindo inclusive muitas doenças alérgicas e respiratórias, sabia? Por essas e outras é que a limpeza faz bem para corpo e mente. Quer entender melhor a ligação entre limpeza e saúde? Então continue lendo o nosso post!

Relação entre limpeza e saúde

Anote aí para não se esquecer mais: limpeza e saúde são fatores indissociáveis. Afinal, um ambiente sujo e mal cuidado tende a causar males físicos e psicológicos. A falta de limpeza adequada pode, por exemplo, aumentar a propensão ao estresse e à depressão. Além disso, favorece o surgimento de problemas de pele e intercorrências respiratórias, como asma, rinite e sinusite. Lembre-se de que o ambiente doméstico tem tendência a acumular ácaro, poeira, mofo e outras impurezas que colocam a saúde em risco. Mas nada de desespero, porque uma boa limpeza tem tudo para mandar as ameaças para bem longe!

Possível causa de alergias

Vira e mexe, você começa a espirrar sem causa aparente? Então ligue o sinal de alerta, pois sua casa pode estar precisando de uma limpeza geral! Ao deixar essa rotina de lado, a consequência pode surgir em forma de sérias irritações na mucosa do aparelho respiratório, o que induz a pessoa a espirrar. Como se não bastasse, a falta de limpeza provoca tosse, coriza, garganta ressecada e prurido nasal, com o ácaro, a poeira e a umidade agravando a situação. Assim, quanto maior é o tempo em contato com a sujeira, maior também se torna o leque de possíveis alergias.

Prevenção de doenças infecciosas

É fato: os micro-organismos estão presentes em todo e qualquer lugar. E sua casa não foge à regra, viu? Por mais que alguns deles desempenhem funções importantes no nosso organismo (como é o caso das bactérias da flora intestinal), outros tantos são nocivos para a saúde. Agora que você já sabe disso, precisa saber também que a limpeza precária abre espaço para a proliferação de fungos, micróbios, bactérias, vírus e germes causadores de doenças infecciosas como dermatoses e intoxicações alimentares, entre outras. Acha que por serem comuns, as doenças infecciosas não são graves? Melhor rever seus conceitos.

Fonte de atração de insetos

Ambientes sujos não são apenas desagradáveis. Na verdade, eles são um verdadeiro atentado à saúde. Isso porque, geralmente, a sujeira atrai moscas, traças, baratas e outros insetos causadores de doenças. Para evitar problemas, a receita é basicamente uma só: mantenha sua casa sempre limpa e arejada! Fica a dica que a incidência de sol e a ventilação são essenciais para assegurar a saúde dos moradores.

E então, gostou das nossas dicas sobre limpeza e saúde? Para ficar por dentro de outros conteúdos igualmente úteis, siga agora mesmo nosso perfil no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *