6 dicas de decoração para apartamento pequeno

Se fazer caber tudo o que você precisa em uma casa apertadinha já é um desafio, imagina então cuidar para que ela ainda fique bonita? A boa notícia é que trouxemos para o post de hoje 6 dicas de decoração para apartamento pequeno que certamente o ajudarão a transformar essa batalha contra os metros quadrados em uma grande diversão! Quer ver? Acompanhe e saiba como é fácil lidar com a falta de espaço no seu apê!

1. Verticalize a decoração

Não é só questão de organização. Além do espaço de armazenamento proporcionado por estantes, racks e armários, esses móveis acabam sendo importantíssimos na decoração.

E como é preciso aliar praticidade à beleza para acertar em uma casa pequenininha, uma boa pedida é ganhar em área de circulação com os itens verticais e suspensos. Aí você pode apostar, por exemplo, em:

  • prateleiras no lugar de estantes;
  • quadros;
  • luminárias e ventiladores de teto;
  • cabideiros de parede;
  • armários suspensos.

2. Prefira móveis multifuncionais

Imagine quanto espaço você economizaria se o armário da cozinha se transformasse em mesinha, se os banquinhos do bar pudessem ser dobrados e encostados na parede, se a escrivaninha também fosse uma estante para os livros ou se seu sofá fosse retrátil.

Pois então invista nesse tipo de móvel na hora de planejar a decoração da sua casa! Você vai ver como não faltam opções criativas para deixar os ambientes mais amplos e ainda modernos!

3. Aproveite bem a iluminação

Quando se fala em dicas de decoração para apartamento pequeno, é imprescindível tocar na questão da luz. Isso porque muita da responsabilidade por criar a sensação de amplitude que temos em um cômodo apertado é justamente dela!

Por esse motivo, não deixe de planejar bem a iluminação de cada ambiente da sua casa, de modo a proporcionar a ilusão de um espaço maior sem precisar derrubar nenhuma parede!

4. Aposte em transparência e espelhos

Além do projeto de iluminação, outra ótima forma de espalhar a luminosidade pela casa é usando espelhos e transparências. No segundo caso, você pode abusar, por exemplo, de:

  • mesas de vidro;
  • cadeiras ou aparadores de acrílico transparente;
  • armários e cômodas com portas de vidro;
  • tijolinhos de vidro entre um espaço e outro.

Dar preferência a cores claras nas paredes e nos móveis também contribui bastante para refletir a luz e aumentar a impressão de amplitude. Que tal fazer um teste?

5. Maximize o aconchego

Apesar de serem um pouquinho mais difíceis de decorar e mobiliar, os apartamentos pequenos têm a grande vantagem de ser naturalmente aconchegantes.

E é claro que, na sua decoração, você também deve aproveitar ao máximo essa característica! Para isso, abuse de tapetes, almofadas e cobertores para criar uma deliciosa sensação de conforto. No verão, plantas, mantas de linho ou de algodão e cortinas bem leves também criam esse efeito.

6. Foque na organização

Finalmente, vale lembrar que nada diminui mais um espaço do que a bagunça! Afinal, não importa o tamanho de um cômodo: se houver um monte de objetos espalhados por lá, não vai ter mesmo espaço para mais nada, não é?

Diante disso, procure otimizar a organização de cada cantinho, fazendo de tudo para manter os objetos em seus lugares. Para facilitar o dia a dia, crie uma rotina de limpeza para fugir do acúmulo de bagunça e sujeira! Assim, sua casa vai estar sempre linda e pronta para receber você, seus amigos e sua família!

Gostou das nossas dicas de decoração para apartamento pequeno? Então não se esqueça de compartilhá-las com seus amigos nas redes sociais! E continue de olho no nosso blog para não perder nossos próximos conteúdos!

Sua opinião é muito importante!

Comentários