Consumo consciente: como colocar em prática?



Blog UAU

Consumo consciente: como colocar em prática?

Praticar o consumo consciente significa consumir de uma maneira diferente, com foco na utilidade e não na futilidade, levando em conta o respeito pela humanidade e pelos recursos naturais. Estamos falando de pensar antes de fazer escolhas no dia a dia e abandonar o consumo por impulso.
Quer descobrir como consumir com consciência para tornar a vida mais leve, prazerosa, saudável e sustentável? Continue lendo nosso post e confira 5 hábitos importantes para quem deseja praticar o consumo consciente!

Faça compras moderadas e planejadas

Nada de comprar por comprar, entendido? Ainda que o consumo consciente esteja intimamente ligado à economia, isso não justifica a aquisição de um sapato que você não precisa ou de uma roupa maior que a sua numeração só porque esses itens estão na liquidação. A partir de agora, pense bem antes de sair passando o cartão e enchendo sacolas!

Dispense os sacos plásticos

Sabia que as sacolas plásticas demoram entre 100 e 400 anos para se decompor? Consequentemente, seus resíduos produzem impactos negativos para o meio ambiente e até para o bem-estar social, entupindo bueiros a ponto de causar alagamentos em épocas de chuva, por exemplo. Dê preferência a sacolas de papel, que levam até 3 meses para se decompor, ou aposte nas ecobags, aquelas sacolas reaproveitáveis de tecido.

Decore a casa com sustentabilidade

Outra dica bacana para quem busca se tornar um consumidor consciente é decorar a casa com elementos sustentáveis. Solte a imaginação e faça itens decorativos com as próprias mãos, reciclando latas, caixas, vidros e outras embalagens que costumam parar no lixo, reformando móveis antigos e assim por diante. O melhor de tudo é que a decoração sustentável dá um toque de personalidade ao lar, com economia e sem comprometer os recursos ambientais. Não é demais?

Alimente-se com consciência

O consumo consciente tem tudo a ver com o que você coloca no prato e com a forma como se relaciona com a comida. Para praticar o consumo consciente no dia a dia, é indispensável planejar as compras e o preparo dos alimentos. Sempre que possível, opte por ingredientes frescos e orgânicos, tenha uma hortinha em casa para temperar as refeições, evite alimentos congelados, confira os selos dos produtores, cheque de onde vêm os produtos que você consome e armazene os mantimentos adequadamente para evitar desperdícios.
Para completar, procure cozinhar apenas a quantidade necessária para o número de pessoas que vão comer. Se mesmo assim sobrar comida, use sua criatividade para transformar as sobras em novos pratos! O restinho de frango do domingo pode virar uma torta deliciosa, o feijão pode se transformar em tutu e o arroz cozido pode receber um sabor diferente, virando bolinho. Deu até água na boca, não deu?

Invista em marcas sustentáveis

Ao fazer suas compras, prefira marcas sustentáveis, que sejam comprovadamente engajadas com a responsabilidade socioambiental. O que isso quer dizer? Que você deve escolher empresas que respeitem não apenas o meio ambiente, mas também a saúde animal e humana, praticando relações justas de trabalho e apresentando preços sensatos para o consumidor. De marcas de roupas a produtos de limpeza, considere esses critérios para escolher o que levar para casa!
E aí, aprovou nosso texto? Pretende praticar essas ações até que elas se transformem em hábitos de consumo? Se você curtiu nossas dicas, vai curtir ainda mais as nossas redes sociais, que estão repletas de conteúdos exclusivos e informativos como este! Que tal nos seguir no Facebook para ficar por dentro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *