[INFOGRÁFICO] Como deixar a casa cheirosa usando apenas produtos de limpeza

Como é bom chegar em casa depois de um dia de trabalho e encontrar o lar não apenas limpo, mas também com aquele cheirinho de limpeza, não é mesmo? Então, que tal conhecer, neste post, dicas para deixar a casa cheirosa por mais tempo sem precisar de perfume nem difusor?

Aqui, veja também quais são os produtos para deixar a casa cheirosa! Vamos mostrar como é importante utilizar itens de limpeza específicos para cada cômodo da residência! Continue lendo e saiba, passo a passo, como tornar seu lar ainda mais aconchegante!

Comece eliminando os cheiros ruins

Não tem mistério: de nada adianta tentar perfumar a casa se ela está impregnada com outros odores. Então, o primeiro passo para deixar seu lar cheiroso é livrá-lo de todos os aromas desagradáveis que possam prejudicar seu conforto.

Assim, depois da limpeza normal, dê atenção especial aos lugares que podem ser fontes de cheiros ruins, como a geladeira, as lixeiras, o banheiro, a pia, as áreas que acumulam gordura na cozinha, o micro-ondas e os ambientes usados por seus bichinhos de estimação. Finalizar a limpeza dessas partes da casa com um eliminador de odores é uma ótima ideia!

Deixe o ar circular

Depois de limpar e desodorizar cada cantinho, a próxima etapa consiste em fazer circular o ar na casa. Além de ajudar a tirar de vez qualquer odor ruim que tenha ficado para trás, essa medida também ajuda a eliminar o mofo e os ácaros. Aproveite para limpar os vidros!

Coloque pesos sobre os papéis soltos, guarde qualquer coisa que possa sair voando por aí e abra todas as janelas em um horário que não tenha muitos carros passando do lado de fora. Deixe ventar! Quem sabe essa medida não ajuda até a renovar as energias do seu lar?

Nessa hora, você não pode se esquecer, também, de deixar as portas dos guarda-roupas, gavetas e armários abertas, pois eles também costumam acumular mofo e fungos. É adequado abri-los, principalmente, nos horários em que o tempo estiver mais quente.

Perfume a casa com amaciante

Depois de se livrar totalmente dos cheiros ruins, assim como de qualquer coisa que possa causar odores pouco agradáveis, sua casa já está prontinha para receber uma camada de perfume feita com um produto que você, com certeza, tem no armário: o amaciante.

Ninguém nega que aquele aroma de roupa recém-lavada é pra lá de reconfortante, certo? Pois aí está o segredo: esse produto tem substâncias que ajudam a fixar o perfume por mais tempo. Por isso, é perfeito na hora de decidir como deixar sua casa cheirosa. É só fazer o seguinte:

  • misture 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água;
  • umedeça um paninho macio na mistura, sem molhar demais;
  • passe o pano sobre portas, móveis e até no piso, sempre cuidando para não deixar nada molhado — se precisar, seque o excesso com uma flanela seca.

Outro truque interessante é borrifar um pouquinho da mistura nas lâmpadas apagadas e frias. Assim, quando acendê-las, o calor vai ajudar a difundir o aroma.

Saiba manter o cheirinho por mais tempo

É claro que é preciso manter esses cuidados para que o cheirinho de limpeza continue reinando na casa. Então, é importante deixar, fogão, pia, banheiros e área de serviço sempre limpos, não se esqueça de retirar o lixo e abrir as janelas sempre que o ambiente estiver com cheiro desagradável, como fritura, cigarro etc.

Além disso, lembre-se de que a qualidade dos produtos que você usa faz toda a diferença na eliminação da sujeira, bem como na própria duração da limpeza. Por isso, não deixe de ficar atento a esse detalhe, ok?

Há no mercado, limpadores de alta tecnologia que deixam seu ambiente aromatizado por 24 horas. Assim, evitam o seu trabalho de reaplicar várias vezes o produto para manter o perfume no ar.

Limpe os pisos para deixar os cômodos com cheiro de casa limpa

Você sabe como deixar o ambiente cheiroso sempre? A nossa casa é um local de descanso, e sentir um cheirinho gostoso durante o tempo em que estamos nela é maravilhoso! Os serviços domésticos não são feitos inúmeras vezes durante o dia, principalmente a limpeza da casa, e é no momento da faxina da manhã que aplicamos os produtos para deixar o ambiente perfumado.

Quando você limpa os pisos de todos os cômodos, a chance de ter um ambiente mais acolhedor e odorizado é maior. Vale alertar que o piso é um local que precisa de atenção na hora de fazer a limpeza, pois é necessário observar qual o tipo de superfície para utilizar o produto adequado e não causar danos.

É importante não só escolher o produto apropriado, mas também os mais perfumados. E por falar em piso, após a limpeza, colocar um tapete limpo e cheiroso ajuda a complementar o aroma no ambiente.

Mantenha a cozinha limpa e cheirosa

As frituras são alimentos que agradam a quase toda a família, mas sempre deixam um odor forte de gordura no ar, no piso e no fogão. Contudo, deixar tudo limpo após o almoço não é uma tarefa martirizante quando se tem um desengordurante eficiente.

Os melhores removem a sujeira instantaneamente, pois são elaborados com tecnologia nanopartículas. E melhor do que fazer a limpeza do fogão com produto de qualidade, é saber que a continuidade do uso desses produtos evita que a gordura das próximas frituras grude no fogão, fazendo com que a limpeza se torne ainda mais prática.

Para retirar o mau cheiro, você pode fazer uso de um eliminador de odores. Essa parceria sempre dá muito certo. Além do mais, são produtos de limpeza cheirosos que deixam a sua cozinha totalmente perfumada.

Faça uma limpeza regular nos banheiros

O banheiro é um ambiente que precisa de cuidados com certa frequência durante o dia, sobretudo quanto à aplicação de desinfetante. No entanto, não é somente isso, é necessário realizar a limpeza.

Para ter um resultado espetacular nesse recinto, é necessário utilizar um produto para deixar o banheiro cheiroso e limpo. A limpeza do dia a dia deve ser básica, mas bem-feita. Realize a limpeza do vaso sanitário com desinfetante e escova ou esponja, limpe o chão, a pia e retire o lixo.

Para a limpeza diária, você pode usar um produto específico para limpeza de banheiro, esses produtos têm múltiplas funcionalidades e alto potencial de combater bactérias e germes.

Mas é importante que, pelo menos uma vez na semana, você lave todo o banheiro. Antes de iniciar, retire tapetes, toalha de mão e lixo. Lave paredes, box, vaso, pia, limpe o espelho com produto próprio, tire a sujeira do ralo etc.

Limpe a casa periodicamente

Para viver em uma casa arrumadinha e cheirosa, é preciso “pagar um certo preço”. Porém, isso não é tão difícil quando se tem alguns aliados.

Para se sentir bem à vontade em casa, ela precisa estar detalhadamente arrumada e limpa. Para isso, é fundamental fazer uso de diversos produtos específicos para móveis, utensílios, piso, banheiros, tapetes e outros pontos da casa. Ter um estoque de produtos diferente ajuda muito na hora de faxinar.

Também não é preciso fazer faxina completa todos os dias, mas alguns cuidados diários são extremamente indispensáveis para o bem-estar e a saúde de todos da família. Para manter essa rotina, sem ficar pesado para ninguém, é muito válido que cada um ajude um pouquinho, lavando sua própria louça, arrumando a sua cama etc.

Mesmo assim, ainda sobram muitas atividades para fazer. Na verdade, são muitos detalhes que devem ser observados para que os cômodos estejam todos os dias aconchegantes e cheirosos.

Veja como deixar a casa com cheiro de limpeza:

  • na cozinha: quando estiver fazendo comida, utilize os itens e guarde tudo quanto antes, para não acumular a bagunça. Após o almoço, utilize produtos de limpeza para limpar o fogão e o piso;
  • no banheiro: limpe o piso, o vaso sanitário e a pia com produtos para banheiro;
  • nos quartos: limpe o piso, arrume a cama e guarde as roupas;
  • na sala: espane o sofá, limpe o piso e passe lustra móveis perfumado todos os dias;
  • nas áreas: na área interna, você pode passar um pano com produtos de limpeza, assim como ocorre no restante da casa. Por outro lado, na área externa, é adequado lavá-la, principalmente se você tiver animais domésticos.

Tenha diversos produtos de limpeza perfumados

Já pensou em ter uma coleção de cheirinhos para casa? Essa estratégia desperta a atenção de cada um dos moradores! Você pode aplicar produtos de limpeza com perfumes diferentes no seu lar, pois essa prática é um grande diferencial. Isso também faz parte da aromaterapia. Os cheiros chamam atenção e despertam novos sentidos, pois cada fragrância tem seu poder.

A lavanda transmite segurança e tranquilidade, as rosas têm poder energético e melhoram a autoestima, o limão ativa a memória e ajuda na concentração, bem como deixa a pessoa sempre alerta e purifica o ar, já a junção de muitas flores proporciona paz e bem-estar.

Neste artigo, você aprendeu muitas dicas sobre como utilizar produtos para deixar a casa cheirosa e ter um lar acolhedor. Além disso, entendeu como é importante utilizar os produtos de limpeza específicos para a cozinha, o banheiro e outros ambientes, assim como compreendeu por que é preciso fazer a limpeza diária para manter a casa sempre perfumada. Coloque essas práticas em ação para desfrutar todos os dias de um ambiente limpo e aromatizado!

Gostou de aprender como deixar a casa cheirosa? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe outros conteúdos interessantes!

Sua opinião é muito importante!

Comentários