4 dicas para organizar a geladeira de forma eficiente e saudável

Um dos eletrodomésticos mais usados dentro de casa, com certeza, é a geladeira. Afinal, sem ela não seria possível armazenar alimentos a longo prazo. Contudo, você sabia que, mais que guardar tudo dentro dela, é preciso seguir algumas dicas para organizar a geladeira? 

Assim, você cuida melhor da sua comida e do seu aparelho, sem correr risco de alimentos estragados e facilitando o consumo no dia a dia. Confira quais são elas no post a seguir! 

Importância de manter a geladeira organizada 

No fim do século XIX e começo do XX, os primeiros modelos de geladeira surgiram para resolver a questão do armazenamento dos alimentos. Afinal, sem refrigeração, eles podem ficar estragados em um período de até duas horas. 

Diante disso, é importante contar com a geladeira, mas também é preciso mantê-la organizada. Isso porque, além de facilitar o dia a dia e a limpeza do equipamento, alguns alimentos precisam ser refrigerados de forma diferente, a fim de não provocar proliferação de bactérias e intoxicações alimentares. 

4 dicas para organizar a geladeira  

As dicas para organizar a geladeira são práticas e você pode adotá-las em seu dia a dia. Saiba 4 delas que selecionamos a seguir! 

1. Separe os alimentos 

Separar os alimentos é o primeiro passo para organizar bem a geladeira. Para isso, você pode seguir as indicações do próprio aparelho, a fim de customizar o espaço. Por exemplo, garrafas podem ir na porta. Já carnes, congelados e sorvetes devem ficar na parte mais fria: o congelador. Por sua vez, verduras, legumes e frutas costumam ter uma gaveta na parte inferior que armazena esses alimentos, sem ficarem gelados demais. 

2. Use potes para organizar 

O uso de potes para os alimentos é fundamental para otimizar o espaço e armazená-los corretamente. Isso porque conseguem manter a comida bem protegida de microrganismos externos. Além disso, é uma forma de evitar o cheiro na geladeira. Aliás, nesse sentido, vale a pena optar por potes com materiais que também não deixem cheiro, como os de vidro. 

3. Faça uma limpeza periódica 

Por mais que a geladeira preserve os alimentos, ela também pode oferecer risco de proliferação de microrganismos, principalmente se houver alimentos vencidos. Dessa forma, é fundamental fazer a limpeza periódica do seu aparelho. Portanto, vale fazer a higienização uma vez por mês, com um produto específico. Já uma vez por semana, é importante checar se nada estragou e retirar o alimento, limpando qualquer resíduo que possa ter ficado. 

4. Dê o espaço correto 

Além de separar os alimentos nos espaços adequados, é importante não sobrecarregar a geladeira. Afinal, é preciso espaço para o ar circular, para que a refrigeração ocorra de forma correta. 

Sendo assim, é importante seguir algumas práticas, como: 

  • não coloque panos e forros nas prateleiras; 
  • coloque a comida em potes em vez de panelas; 
  • não guarde aquele fundinho de suco em uma jarra enorme; 
  • elimine as sobras fazendo receitas novas

Atualmente, é praticamente impossível pensar em nossa vida sem a geladeira. Afinal, sendo um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, ela conserva os alimentos e permite que possamos consumi-los a médio e longo prazo. Contudo, para mantê-la em funcionamento, é fundamental seguir algumas dicas para organizar a geladeira. Dessa forma, o seu dia a dia fica mais fácil e seus alimentos mais protegidos. 

Quer receber dicas da UAU para cuidar da sua geladeira e do resto da casa? Assine nossa newsletter! 

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.