8 dicas para organizar a geladeira de forma eficiente e saudável



Blog UAU

8 dicas para organizar a geladeira de forma eficiente e saudável

Um dos eletrodomésticos mais usados dentro de casa, com certeza, é a geladeira. Afinal, sem ela, não seria possível armazenar alimentos a longo prazo. Contudo, você sabia que, mais que guardar tudo dentro dela, é preciso seguir algumas dicas para organizar a geladeira? Assim, você cuida melhor da sua comida e do seu aparelho, sem correr risco de alimentos estragados e facilitando o consumo no dia a dia.

Confira quais são elas no post a seguir! 

Importância de manter a geladeira organizada 

No fim do século XIX e começo do XX, os primeiros modelos de geladeira surgiram para resolver a questão do armazenamento dos alimentos. Afinal, sem refrigeração, eles podem ficar estragados em um período de até duas horas. Diante disso, é importante contar com a geladeira para ajudar a evitar desperdícios e reduzir gastos. Contudo, também é preciso mantê-la organizada para ser possível encontrar os alimentos de maneira mais fácil e rápida.

Uma geladeira bem-organizada, facilita o dia a dia e favorece a limpeza do equipamento. Além disso, alguns alimentos precisam ser refrigerados de forma diferente, a fim de não provocar proliferação de bactérias e intoxicações alimentares. Por isso, é fundamental saber organizar e conservar os alimentos de forma correta na geladeira.

Dicas para organizar a geladeira  

Além de influenciar diretamente a praticidade da rotina diária, manter a geladeira organizada é uma questão de saúde e interfere na economia da casa. Isso porque a falta de organização faz com que você fique muito tempo com a porta da geladeira aberta, gastando energia e desperdiçando dinheiro. 

Para organizar esse eletrodoméstico de forma eficiente, entenda como funciona a refrigeração da sua geladeira e o que cada espaço dentro é preparado para receber. Além disso, observe o prazo de validade dos alimentos e o modo de armazenamento de cada um.

As dicas para organizar a geladeira são práticas e você pode adotá-las em seu dia a dia. Veja algumas que selecionamos a seguir! 

1. Entenda a sua geladeira

O primeiro passo para aprender a organizar melhor a geladeira é entender como o seu eletrodoméstico funciona. Dentro desses aparelhos existe uma circulação de ar de cima para baixo. A parte de cima da geladeira é sempre mais fria, o que faz com que esse ar desça e resfrie todo o restante. Por outro lado, o ar quente que está na parte de baixo do aparelho sobe mais rápido. 

Esse processo acontece o tempo todo e nos mostra que as prateleiras e os compartilhamentos de uma geladeira têm diferentes temperaturas, o que vai influenciar diretamente na organização dos alimentos. Ou seja, as partes superiores são mais frias que as inferiores e os alimentos devem ser organizados conforme suas necessidades de resfriamento. 

2. Separe os alimentos 

Separar os alimentos é o primeiro passo para organizar bem a geladeira. Para isso, você pode seguir as indicações do próprio aparelho, a fim de customizar o espaço. Por exemplo, garrafas podem ir na porta. Já carnes, congelados e sorvetes devem ficar na parte mais fria: o congelador. Por sua vez, verduras, legumes e frutas costumam ter uma gaveta na parte inferior, que armazena esses alimentos sem ficarem gelados demais. 

3. Lave os alimentos antes de guardar

Antes de armazenar os alimentos, é importante fazer a lavagem de alguns. Ao comprar frutas, legumes e verduras, lembre-se de lavá-los antes de colocar na geladeira. Depois dessa etapa, seque-os bem e armazene. As verduras folhosas podem ser colocadas em saquinhos de plástico e os legumes podem ser guardados diretamente na gaveta.

4. Reserve um lugar para cada alimento/bebida

Como a geladeira tem temperaturas diferentes em cada prateleira e compartilhamento, é fundamental saber onde guardar cada tipo de alimento. A primeira prateleira é ideal para guardar ovos, manteiga e sobras de comida, sempre armazenadas em potes com tampas.

Na segunda prateleira podemos armazenar leite, doces e alimentos enlatados, além de garrafas de sucos e vinho. Já a parte inferior da geladeira tem a umidade e a temperatura ideal para a conservação de frutas, legumes e verduras. O freezer, parte mais fria da geladeira, serve para armazenar os alimentos congelados. 

5. Organize corretamente a porta da geladeira

A porta da geladeira é indicada para organizar molhos de tomate, pimentas, maionese, mostarda, ketchup, vinagre e garrafas de refrigerante. Além disso, jarras de água e suco podem ser colocadas nesse local. 

6. Use potes para organizar 

O uso de potes para os alimentos é fundamental para otimizar o espaço e armazená-los corretamente. Isso porque conseguem manter a comida bem protegida de microrganismos externos. Além disso, é uma forma de evitar o cheiro na geladeira. Aliás, nesse sentido, vale a pena optar por potes com materiais que também não deixem cheiro, como os de vidro. 

7. Faça uma limpeza periódica 

Por mais que a geladeira preserve os alimentos, ela também pode oferecer risco de proliferação de microrganismos, principalmente se houver alimentos vencidos. Dessa forma, é fundamental fazer a limpeza periódica do seu aparelho. Portanto, vale fazer a higienização uma vez por mês, com um produto específico. Já uma vez por semana, é importante checar se nada estragou e retirar o alimento, limpando qualquer resíduo que possa ter ficado. 

8. Dê o espaço correto 

Além de separar os alimentos nos espaços adequados, é importante não sobrecarregar a geladeira. Afinal, é preciso espaço para o ar circular, para que a refrigeração ocorra de forma correta. Sendo assim, é importante seguir algumas práticas, como: 

  • não coloque panos e forros nas prateleiras; 
  • coloque a comida em potes em vez de panelas; 
  • não guarde aquele fundinho de suco em uma jarra enorme; 
  • elimine as sobras fazendo receitas novas. 

Itens que não devem ser guardados na geladeira

Nem tudo que colocamos na geladeira deveria estar lá. Existem alguns alimentos que quando deixados em temperatura ambiente podem durar mais ou conservar melhor seus nutrientes. As latas, por exemplo, não devem ser guardadas abertas porque podem enferrujar. O ideal é retirar o alimento e guardar em um pote com tampa. 

Panos e papéis também não devem ser usados na parte de dentro da geladeira, pois impedem a circulação do ar e forçam o motor a trabalhar mais, gastando mais energia. Alguns alimentos são conservados melhor em temperatura ambiente, como tomate, cebola, batatas, alho, melão, melancia e maçã. Mel, café e pão também podem ser mantidos fora da geladeira.

Atualmente, é praticamente impossível pensar em nossa vida sem a geladeira. Afinal, sendo um dos eletrodomésticos mais importantes de uma casa, ela conserva os alimentos e permite que possamos consumi-los a médio e longo prazo. Contudo, para mantê-la em funcionamento, é fundamental seguir algumas dicas para organizar a geladeira. Dessa forma, o seu dia a dia fica mais prático e seus alimentos mais protegidos. 

Gostou do post? Siga a UAU no Facebook, YouTube e LinkedIn e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *