Aprenda como limpar sua geladeira em 5 passos



Blog UAU

Aprenda como limpar sua geladeira em 5 passos

Quem nunca abriu a geladeira e sentiu aquele odor característico que parece até mudar o gosto da água e dos alimentos? É exatamente para evitar esse problema que é preciso saber como limpar geladeira. 

Além do mau cheiro, a limpeza frequente evita a proliferação de bactérias e a consequente contaminação dos alimentos. Portanto, mais do que uma questão de higiene, manter a geladeira limpa é também um cuidado com a saúde da família. 

Pensando nisso, preparamos este post com os 5 passos para você limpar a geladeira de maneira simples e prática. Confira!

1. Desligue a geladeira com antecedência

Para começar, retire o aparelho da tomada. Ainda que não seja necessário fazer o degelo, já que os modelos atuais são frost free, é preciso desligar o eletrodoméstico antes da limpeza. Assim, você evita danos à geladeira e o risco de sofrer um choque elétrico. 

2. Retire todos os alimentos

Em seguida, você deve retirar todos os alimentos, conservando-os temporariamente em outro local, como uma caixa de isopor com gelo. Nesse momento, vale aproveitar para fazer uma inspeção em todos os itens, descartando produtos fora da validade e eliminando restinhos de comida com coloração ou cheiro alterados. 

3. Remova gavetas e prateleiras

Feito isso, é hora de começar a limpeza. Você pode iniciar com a retirada de todas as partes removíveis como grades, prateleiras e gavetas. Cada peça deve ser lavada em água corrente com sabão ou detergente neutro. Lembre-se de usar uma esponja macia para não deixar arranhões. 

4. Limpe a parte interna da geladeira 

Para limpar sua geladeira, evite produtos de limpeza com química forte, como amoníaco, álcool, água sanitária e alvejantes que não tenham sido dermatologicamente testados ou possam danificar o aparelho.

A mistura de água e detergente neutro, por exemplo, pode servir, mas é preciso tomar cuidado para não molhar todo chão em volta da geladeira. Uma opção mais eficaz seria aplicar UAU Tech Multiuso Eliminador de Odores com um pano úmido, deixar agir por 5 minutos e depois enxugar.

Além de diminuir a bagunça do processo, sua fórmula atua bloqueando as moléculas que causam mau cheiro — que é um dos objetivos a serem alcançados com essa limpeza, não é mesmo?

Vale lembrar que a porta e a borracha de vedação costumam acumular sujeira e bactérias. Então, depois de limpar a parte interna, aplique UAU Multiuso Ação Clareadora para resgatar o branco natural da geladeira. 

5. Seque com um pano limpo

Para finalizar, você pode deixar a geladeira secar naturalmente ou passar um pano limpo e seco para agilizar o processo. Dessa maneira, você evita que os alimentos permaneçam por muito tempo fora da refrigeração. Por fim, ligue novamente o aparelho na tomada e organize os alimentos em seu interior.

A higienização da geladeira deve ser feita, pelo menos, uma vez por mês. No entanto, alguns cuidados podem ser tomados ao longo desse tempo. Por exemplo: sempre que algum líquido pingar ou derramar dentro da geladeira, limpe imediatamente. É mais fácil remover a sujeira ainda fresca do que depois de seca. 

Outra dica é aproveitar o momento de guardar as compras semanais para organizar a geladeira, selecionando os alimentos pela validade e estado de conservação. Também é importante que qualquer comida seja guardada em potes fechados ou embrulhadas em papel filme. Com um pouco de organização doméstica, é fácil encaixar a limpeza do aparelho no cronograma. 

Além de seguir essas dicas sobre como limpar geladeira, cheque se na parte de trás há uma gaveta que recolhe água. Se for o caso, coloque um pouco de UAU Cloro Ativo, que desinfeta e remove o limo, evitando a proliferação de fungos e larvas de mosquitos. 

Viu como é simples limpar a geladeira? Se você ficou com alguma dúvida ou tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar, deixe seu comentário aqui no post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *