Passo a passo: como descongelar a geladeira

Você abre a porta do refrigerador e, quando fecha, sente aquele odor desagradável? Sua geladeira é daquelas antigas, em que o gelo vai tomando conta do congelador até que você não consiga mais fechar a porta direito? Nessas horas, a pergunta que vem sempre à cabeça é: como descongelar a geladeira e mantê-la limpa?

Saiba que, dependendo do modelo do seu refrigerador, você deve tomar essa atitude com certa frequência. Essa manutenção ajuda a preservar o eletrodoméstico funcionando por mais tempo. Se não for frost free, ou seja, se o aparelho acumula blocos de gelo, é preciso descongelar, ao menos, uma vez por mês.

Neste artigo, vamos ensinar a fazer a limpeza do eletrodoméstico passo a passo. Com as nossas dicas, você vai ver que limpar a geladeira não é um bicho de sete cabeças e pode levar menos tempo do que você imagina. Confira!

Desligue o aparelho

Para fazer isso, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso retirar a geladeira da tomada. Basta mexer no botão que regula a temperatura, o termostato.

Mas, se seu congelador for daqueles que formam blocos de gelo, melhor desligar o cabo de energia quando o gelo começar a derreter, para que a água não entre em contato com a eletricidade.

Remova todos os alimentos

O ideal é fazer o procedimento antes de uma compra no supermercado. Assim, você estará com a geladeira mais vazia.

Nos dias muito quentes, o melhor é colocar os alimentos dentro de uma caixa ou bolsa térmica para conservar a temperatura.

Retire as prateleiras

Prateleiras e gavetas removíveis devem ser retiradas para que você faça a devida limpeza. Você pode usar qualquer produto da linha UAU Multiuso para remover a sujeira e restos de alimentos nesses itens.

Mantenha a porta aberta

Com o refrigerador aberto, provavelmente os blocos de gelo começarão a derreter e se desprender das paredes do eletrodoméstico em poucos minutos.

É importante, portanto, colocar panos em volta da geladeira para que a água não se espalhe pelo piso da cozinha.

Faça uma limpeza interna

Agora que já está tudo descongelado, você pode passar um pano úmido nas paredes internas da sua geladeira. O produto usado pode ser o mesmo que foi passado nas prateleiras e gavetas. Retire o limpador e seque tudo. Não se esqueça de higienizar também as borrachas de vedação das portas.

Coloque tudo de volta e ligue novamente

Agora que o refrigerador está limpo e cheiroso, você pode religar a tomada e colocar na temperatura ideal. Assim que começar a esfriar, você já poderá começar a colocar os alimentos e bebidas de volta.

De uma coisa você pode ter certeza: ao saber como descongelar a geladeira e mantê-la limpa, você já pode se considerar expert em limpeza da cozinha!

Não se esqueça de repetir esse processo periodicamente. Assim, você garante que os alimentos e bebidas ficarão na temperatura adequada dentro do eletrodoméstico e não sentirá mais odores desagradáveis no ambiente.

Você têm amigos que ainda não sabem como fazer esse tipo de tarefa dentro de casa? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e torne-se um verdadeiro herói entre eles!

Sua opinião é muito importante!

Comentários