Passo a passo: como descongelar a geladeira

Você abre a porta do refrigerador e, quando fecha, sente aquele odor desagradável? Sua geladeira é daquelas antigas, em que o gelo vai tomando conta do congelador até que você não consiga mais fechar a porta direito? Nessas horas, a pergunta que vem sempre à mente é: como descongelar a geladeira e mantê-la limpa?

Saiba que, dependendo do modelo do seu refrigerador, você deve tomar essa atitude com certa frequência. Essa manutenção ajuda a preservar o eletrodoméstico funcionando por mais tempo. Se não for frost free, ou seja, se o aparelho acumula blocos de gelo, é preciso descongelar, ao menos, uma vez por mês.

Neste artigo, vamos ensinar a fazer a limpeza do eletrodoméstico passo a passo. Com as nossas dicas, você vai ver que limpar a geladeira não é um bicho de sete cabeças e pode levar menos tempo do que você imagina. Confira!

DESLIGUE O APARELHO

Para fazer isso, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é preciso retirar a geladeira da tomada. Basta mexer no botão que regula a temperatura, o termostato. Mas, se seu congelador for daqueles que formam blocos de gelo, é melhor desligar o cabo de energia quando o gelo começar a derreter, para que a água não entre em contato com a eletricidade.

REMOVA TODOS OS ALIMENTOS

O ideal é fazer o procedimento antes de uma compra no supermercado. Assim, você estará com a geladeira mais vazia. Nos dias muito quentes, o melhor é colocar os alimentos dentro de uma caixa ou bolsa térmica para conservar a temperatura. Aproveite para jogar fora os itens que estragaram ou passaram da validade.

Depois, verifique onde irá cada alimento, separando por categoria e melhor local de refrigeração. A prateleira superior, que costuma ter uma temperatura mais alta, é ideal para colocar os laticínios, como requeijão, manteiga e ovos, além dos potes com a comida que sobrou da refeição (só tome cuidado para vedá-los bem).

As prateleiras do meio são ótimas para acondicionar os alimentos prontos para consumo, como enlatados, doces, tortas, bolos etc. Atenção: jamais guarde latas abertas, já que o metal pode oxidar e oferecer risco de intoxicação. Na prateleira que antecede o gavetão (ou seja, no seu tampo), guarde os alimentos que você pretende descongelar, como carnes vermelhas, brancas, feijão, entre outros.

Já no gavetão, que é a área da geladeira com menos refrigeração, armazene legumes e verduras, assim como outros alimentos que não podem ser mantidos em temperaturas muito baixas. A dica é colocá-los em sacos plásticos para conservá-los por mais tempo. Os condimentos, temperos e alimentos em conserva devem ser mantidos na porta da geladeira, além de refrigerantes e sucos de caixinha.

RETIRE AS PRATELEIRAS

Prateleiras e gavetas removíveis devem ser retiradas para que você faça a devida limpeza. Antes de removê-las, verifique como é o mecanismo de encaixe para depois não ter dificuldade de colocá-las de volta. Você pode usar qualquer produto da linha UAU Multiuso para remover a sujeira e restos de alimentos nesses itens.

MANTENHA A PORTA ABERTA

Com o refrigerador aberto, provavelmente os blocos de gelo começarão a derreter e se desprender das paredes em poucos minutos. É importante, portanto, colocar panos em volta da geladeira para que a água não se espalhe pelo piso da cozinha.

FAÇA UMA LIMPEZA INTERNA

Agora que já está tudo descongelado, você pode passar um pano úmido com produtos específicos nas paredes internas da sua geladeira. Para retirar aquelas camadas de gordura mais difíceis, a dica é utilizar o UAU Cozinha Desengordurante Limão, já que ele é composto por ingredientes poderosos e exclusivos, removendo as menores moléculas de gordura sem exigir muito esforço. O modo de uso é muito simples, basta aplicar o produto em um pano úmido e passar nos locais desejados. E não precisa de enxágue!

Se, por um descuido, você deixou estragar algum alimento na geladeira e ela está com aquele odor terrível, recomendamos o uso do UAU Tech Multiuso Eliminador de Odores. O produto foi desenvolvido com uma tecnologia exclusiva que elimina até os odores mais fortes, substituindo-os por um aroma agradável que dura por vários dias! Para utilizar corretamente o UAU eliminador de odores, o recomendado é aplicar o produto diretamente no local, deixá-lo agir por 5 minutos e depois removê-lo com pano umedecido!

Naquelas partes da geladeira onde muita sujeira é acumulada, como as borrachas de vedação das portas e aqueles cantinhos difíceis de limpar, a dica é usar um produto que deixe uma película protetora que impeça que a gordura seja aderida, além de proteger a superfície. Para isso, recomendamos o uso do UAU Tech Cozinha Desengordurante, bastando aplicá-lo diretamente sobre o local e friccionar um pano seco para remover a sujeira.

LIMPE A PARTE EXTERNA DA GELADEIRA

Para limpar a parte externa das portas da geladeira, pode-se usar os mesmos desengordurantes UAU recomendamos para a parte interna. Contudo, se a sua geladeira for branca, não é incomum que algumas partes fiquem amareladas. Para acabar com essas manchas, utilize o UAU Tech Ação Clareadora, pois o produto consegue devolver a coloração branca original da superfície em apenas algumas aplicações.

Para utilizá-lo, basta aplicar o produto em um pano úmido e friccioná-lo no local desejado. Se a mancha estiver muito difícil de sair, pode-se aplicar o produto diretamente na superfície e deixá-lo agir por alguns minutos, removendo-o posteriormente com um pano macio, de preferência de microfibra.

COLOQUE TUDO DE VOLTA E LIGUE NOVAMENTE

Agora que o refrigerador está limpo e cheiroso, você pode religá-lo à tomada e colocar na temperatura ideal. Assim que começar a esfriar, você já poderá começar a colocar os alimentos e bebidas de volta, organizando-os da maneira mais adequada.

De uma coisa você pode ter certeza: ao saber como descongelar a geladeira e mantê-la limpa, você já pode se considerar expert em limpeza da cozinha! Não se esqueça de repetir esse processo periodicamente. Assim, você garante que os alimentos e bebidas ficarão com a refrigeração adequada e não sentirá mais odores desagradáveis.

Você tem amigos que ainda não sabem como fazer esse tipo de tarefa dentro de casa? Então, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que todos conheçam essas dicas importantes!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.