Como limpar geladeira de maneira eficiente!

A geladeira é um dos itens da cozinha que precisa de mais atenção quando o assunto é limpeza. Isso porque é lá que ficam armazenados os alimentos de toda a família, e o acúmulo de sujeiras pode acabar contaminando-os com germes e fungos.

Mas afinal, de quanto em quanto tempo é necessário limpar a geladeira e como deve ser feito esse procedimento? Para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, elaboramos este guia rápido. Confira!

Frequência ideal

O ideal é fazer uma limpeza pesada na geladeira pelo menos uma vez por mês. Nessa ocasião, é necessário higienizar tanto a parte interna quanto a externa.

Além disso, para manter a geladeira limpa no dia a dia, é importante adotar alguns bons hábitos, como verificar o estado dos alimentos com frequência e não deixar produtos vencidos lá dentro. Além disso, mantenha vasilhas e potes bem fechados e, caso note que derramou alguma sujeira nas prateleiras, limpe-as na mesma hora, para evitar mau cheiro.

Produtos indicados

Os produtos mais indicados para a limpeza interna da geladeira são os detergentes e sabões neutros. Além disso, você pode utilizar água morna para facilitar a remoção de sujeiras. Para não danificar os materiais nem deixar odores desagradáveis, o recomendado é evitar produtos tóxicos ou abrasivos, como removedores ou álcool. Também não se deve usar esponjas de aço ou escovas.

A parte externa da geladeira pode ser limpa utilizando os mesmos produtos, com um pano ou esponja macia. No caso de geladeiras de inox, a dica é apostar no UAU Limpa Inox, que proporciona uma limpeza sem esforço, remove manchas e devolve o brilho espelhado às superfícies.

Passo a passo da limpeza

Para ajudar você a limpar sua geladeira de forma mais rápida e eficiente, elaboramos o passo a passo a seguir:

  1. antes de qualquer coisa, desligue a geladeira da tomada para evitar acidentes e o desperdício de energia enquanto faz a limpeza;
  2. retire todos os alimentos de dentro da geladeira e aproveite para descartar itens estragados ou com a validade ultrapassada;
  3. remova todas as prateleiras e grades removíveis e lave-as em água corrente com uma esponja e detergente neutro;
  4. com uma esponja umedecida em água morna e detergente, limpe toda a parte interna da geladeira;
  5. retire a espuma com um pano úmido e, em seguida, passe um pano seco e limpo no interior;
  6. coloque novamente as prateleiras e os alimentos no lugar;
  7. utilize um pano seco para limpar a poeira da parte de cima e de fora da geladeira;
  8. com um pano úmido e algumas gotas de detergente, limpe toda a parte externa;
  9. retire o detergente com um pano umedecido e, em seguida, use um pano seco para secar;
  10. tire a poeira da parte de trás com um pincel ou espanador de pano;
  11. ligue a geladeira na tomada.

Caso note que seu congelador está apresentando acúmulo de gelo em uma camada muito grossa, é preciso realizar o degelo. Para isso, desconecte a geladeira da tomada, tire todos os alimentos do congelador e da geladeira e coloque em um isopor ou recipiente térmico. Depois disso, é preciso esperar até que todo o gelo derreta. Por fim, remova a água do aparador e seque bem antes de voltar os alimentos e religar na tomada.

O ideal é que o degelo seja feito antes das compras do mês, para facilitar o trabalho e não correr o risco de estragar nenhum alimento. Além disso, se sua geladeira for do tipo frost free, não é necessário realizar o degelo.

Limpar geladeira pode parecer uma tarefa um pouco desafiadora. No entanto, é mais simples do que parece. Para garantir que o eletrodoméstico fique limpo por mais tempo, é importante manter um bom controle dos alimentos e utilizar produtos de limpeza adequados.

Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude seus amigos na limpeza da cozinha.

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.