Saiba como fazer a higienização de frutas e verduras

Em tempos de pandemia, é importante prestar muita atenção à limpeza de tudo que entra em nossa casa. Inclusive, a higienização de frutas e verduras também é fundamental. Afinal, por meio delas, você pode entrar em contato com diversos elementos que fazem mal à saúde. 

No post a seguir, confira como isso ocorre e descubra algumas práticas fáceis e corretas de cuidar dos seus alimentos.

Boa leitura! 

Higienização de frutas e verduras é essencial para a sua saúde 

A higienização de frutas e verduras sempre foi um fator importante para cuidar da saúde. Afinal, elas são canais de transmissão de vários agentes que causam doenças, por exemplo, a bactéria salmonella ou parasitas, como a tênia. Além disso, vivemos em um cenário de pandemia. Nesse caso, devido à probabilidade de o vírus permanecer em produtos e embalagens por certo tempo, vale a precaução de sempre lavar corretamente frutas, legumes e verduras que serão consumidas. 

Como higienizar frutas e verduras de forma prática e correta 

Agora que você sabe por que higienizar frutas e verduras, confira como fazer isso com dicas práticas para o seu dia a dia! 

Use uma escova 

Para retirar não só a terra, mas também outros elementos que possam estar grudados nas verduras, nada melhor que uma escova. Nesse caso, a dica é separar uma somente para esse uso, por exemplo, uma escova com cerdas macias, como a de dentes. Além disso, na hora de usá-la, passe-a com leveza nos alimentos, para que não rasgue as folhas das verduras. 

Conte com água e cloro ativo 

Uma das melhores formas de fazer a higienização correta é usar uma solução de água e cloro ativo próprio para alimentos. Para isso, ela deve ser preparada na proporção de uma colher de hipoclorito de sódio para cada litro de água. Depois, você pode deixar os vegetais imersos por cerca de 15 a 20 minutos, enxaguando-os em água corrente e secando-os com um pano limpo. 

Cuidado com os utensílios 

Um ponto fundamental, que pode passar despercebido, é sobre os utensílios que você usa ao manipular e guardar os alimentos. Por exemplo, não adianta usar uma solução de limpeza e deixar as verduras de molho, se você vai cortá-las com uma faca suja, que foi usada para picar carne. Isso porque a carne crua pode passar microrganismos para a faca que, por sua vez, serão transmitidos para as verduras. 

Sendo assim, facas, tábuas e outros utensílios devem estar completamente limpos. Além disso, ao guardar as verduras, vale o cuidado de escolher o melhor tipo de pote para armazenar alimentos. Assim, eles não ficam com cheiro e podem ser bem conservados. 

Não use produtos inapropriados 

Para evitar qualquer acidente ou intoxicação, é fundamental fazer a higienização de frutas e verduras com os produtos certos, desenvolvidos especificamente para esse fim. Isso significa que você não pode usar alvejantes, detergentes e desinfetantes. Afinal, por mais que eles sejam eficazes para a limpeza de superfícies, não foram feitos para alimentos e podem deixar resíduos que fazem mal à saúde. 

Em tempos de pandemia ou não, a higienização de frutas e verduras é um cuidado importante, já que faz toda a diferença na sua saúde. Por isso, é importante seguir as dicas práticas que passamos, a fim de evitar a contaminação e o desenvolvimento de doenças. 

Falando nisso, você sabia que as compras de mercado também merecem cuidado? Aprenda, aqui, como higienizá-las

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.