Vidro ou plástico: qual o melhor tipo de pote para armazenar alimentos?

Se você mora sozinho ou com poucas pessoas, certamente usa potes de vidro ou plástico para armazenar alimentos. Além de serem ótimos para separar, congelar e esquentar no micro-ondas, eles também podem ser usados para levar a refeição para o trabalho.

Mas você sabia que usar o pote errado pode prejudicar a sua saúde? Continue a leitura e descubra se é melhor usar potes de vidro ou de plástico!

Potes de plástico

A vantagem de usar os potes de plástico é que eles não quebram tão facilmente e são bem mais leves que os de vidro. O problema é que pouca gente sabe dos cuidados necessários ao usar potes desse tipo.

Além de absorver mais odores e sabores por conta da porosidade, o maior dos perigos é o fato de que, por serem fabricados a partir do petróleo, quando em contato com alimentos, eles podem liberar toxinas. Se aquecidos, o risco de contaminação é bem maior, principalmente quando levados ao micro-ondas.

O componente mais perigoso é o bisfenol A (BPA), um produto que tem como objetivo proporcionar mais flexibilidade ao plástico e que está presente em recipientes de armazenamento, mamadeiras, garrafas de água e vários outros utensílios.

Alguns estudos já indicam que essa substância pode estar relacionada a problemas hormonais e cardíacos, alterações no sistema reprodutivo, infertilidade, obesidade, aborto e risco de câncer.

No Brasil, o uso dessa substância para a fabricação de plásticos direcionados a acondicionar alimentos foi proibida pela ANVISA desde janeiro de 2012. Entretanto, ainda existem vários a venda e sendo utilizados normalmente.

Potes de vidro

Por ser um material inerte, o vidro não reage em contato com o alimento e tem uma durabilidade maior. Apesar de os potes de vidros serem mais pesados e quebrarem mais facilmente, eles podem ser reaproveitados várias vezes, o que torna seu consumo consciente.

Para economizar, você pode reaproveitar potes de palmito, de azeitona e de molhos de tomate. Contanto que sejam de vidro e a tampa esteja intacta, é preciso apenas lavar e utilizar para armazenar os alimentos.

Também existem excelentes opções disponíveis para compra em diversos formatos e tamanho. Alguns são hermeticamente fechados e aumentam ainda mais a durabilidade de alimentos como arroz, feijão e biscoitos. A lavagem é simples, basta utilizar detergente e água fria.

Pote de vidro ou plástico: qual o melhor?

A resposta para essa pergunta é: depende. Se você já tem alguns potes de plástico em casa, não precisa deixar de usá-los. Você pode utilizá-los para guardar grãos, farinhas e outros alimentos secos. Só não coloque comida quente, nem os leve ao micro-ondas. Nesses casos, opte sempre pelos de vidro. Você também pode checar no fundo do pote de plástico se ele tem BPA. Basta verificar se há um triângulo com os números 3 ou 7.

Agora que você sabe quando usar recipientes de vidro ou plástico, basta separar os seus potes de acordo com o material e o uso.

Quer conferir outras dicas incríveis como essa? Assine nossa newsletter e receba conteúdos direto em seu e-mail!

Sua opinião é muito importante!

Comentários