Gato em apartamento: saiba como cuidar de um!



Blog UAU

Gato em apartamento: saiba como cuidar de um!

Ter um gato em apartamento exige diversos cuidados. Não somente apenas aqueles típicos de um bichinho, como água fresca, carinho e comida no potinho sempre. Gatinhos são ágeis e gostam de aventuras. Por isso, você precisa pensar em formas de deixar o ambiente protegido para evitar sustos.
Além disso, um cuidado especial que você tem que ter é com a limpeza do ambiente. Sem o devido cuidado, seu lar pode ficar cheio de pelos, com aquele cheirinho característico dos peludos e com marcas de patinhas nas paredes.
Mas, seguindo as dicas que preparamos, é possível ter um bichano e manter seu apartamento sempre limpo. Confira!

Quais os problemas de quem tem gato em apartamento?

Dois pontos principais exigem atenção de quem tem gato em apartamento: a limpeza e a segurança. Por serem animais mais tranquilos, os gatos não exigem uma rotina de exercícios e passeios, como os cães. Mas o banheiro deles e os pelos que soltam podem deixar seu lar com cheiro e aspecto bem desagradável.
Além disso, gatos gostam de andar por lugares altos e que, às vezes, oferecem perigo. As janelas e sacadas são uma das maiores preocupações, por causa do perigo de queda.

Quais as raças indicadas para apartamento?

Diferentemente dos cachorros, os gatos não têm tanta diferença de comportamento entre as raças e nenhuma delas vai causar grandes problemas por viver em apartamento. O que você precisa, na verdade, é conhecer as características e o temperamento de cada uma, para escolher a que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Por exemplo:

Scottish Fold

O gatinho fofo de orelhas baixas é extremamente inteligente, mas também muito carente, exigindo bastante atenção e afeto. Adote um se você tiver bastante tempo para se dedicar a ele ou se houver outras pessoas em casa que também possam dar o carinho que ele precisa.

Maine Coon

A raça de gatos gigantes pode parecer inadequada para apartamentos, mas na verdade não é. Eles são bastante quietos e se adaptam bem ao ambiente fechado. Evite adotar um Maine Coon apenas se seu apartamento for muito pequeno, pois ele vai precisar de espaço para circular e se acomodar.

Siamês

Um gatinho extremamente brincalhão. Para deixá-lo à vontade, basta manter brinquedos disponíveis pelo apê. Tendo o que fazer, ele não vai causar problema nenhum, mesmo sozinho!

Como garantir a proteção do gato?

O principal ponto, como falamos, são sacadas e janelas. Portanto, é fundamental colocar telas de proteção em todas elas. Assim, os gatinhos podem tomar banhos de sol (eles adoram!) sem correr o risco de cair e se machucar. Não pense que seu bichinho está livre disso: mesmo com toda a destreza, um pulo mal calculado pode causar quedas fatais.
Fora isso, idas periódicas ao veterinário, uma ração de qualidade (livre de corantes e sem sal em excesso), banhos periódicos e vacinas em dia garantem a saúde do bichano.

Como manter a casa sempre limpa?

Uma das preocupações é com o banheiro do gatinho: a caixa de areia deve ser colocada em um local sem muito movimento e silencioso.
Os felinos gostam de fazer suas necessidades em locais limpos. Portanto, troque a areia frequentemente e tire os torrões que forem se formando. Isso evita que eles deixem a caixinha de lado e façam suas necessidades em outros lugares.
Para evitar que os pelos se acumulem pelo apê, passe o aspirador de vez em quando (pelo menos semanalmente) e escove os pelos do bichinho todos os dias. Ao fazer isso, você diminui a queda e até contribui para a saúde deles e a beleza de sua pelagem.
Na limpeza, use sempre produtos específicos para cada superfície. Assim, você pode higienizar o ambiente com a frequência necessária e não vai estragar seus tapetes e pisos.
Lembre-se também de higienizar as paredes com frequência, especialmente próximo às janelas. Um bom eliminador de odores dá o toque final, garantindo que o cheirinho do miau não vai tomar conta do apartamento.
Se você busca companhia, vale a pena ter um gato em apartamento e não é algo que dê tanto trabalho. Mas se você gosta mais de cães, confira quais as melhores raças para se ter em apartamento. Animais podem ser a alegria da casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *