Passo a passo: saiba como tirar manchas do tapete definitivamente

As temidas manchas no tapete fazem tudo parecer desorganizado e sujo, mesmo que a casa esteja impecavelmente limpa, não é verdade? E a preocupação aqui não deve ser movida apenas por questões estéticas!

Como inevitavelmente acumulam bastante sujeira, tapetes sujos podem prejudicar a saúde dos moradores. Pense bem: a poeira escondida nas fibras é um perigo para as vias respiratórias — especialmente para quem tem alergia.

Mas você por acaso sabe como tirar manchas do tapete de uma vez por todas? Então chegou ao post certo. Acompanhe os próximos tópicos para conferir alguns truques de limpeza que certamente ajudarão nessa tarefa!

Aja antes que as manchas sequem

O ideal é começar a limpeza assim que algo sujar o tapete, sabia? Essa rapidez evita a absorção do produto — o que dificultaria o processo.

Se cair algum líquido, pegue papel absorvente e retire todo o excesso, tomando cuidado para não espalhar ainda mais a sujeira. Se for pó ou sólido, vire o tapete, batendo devagar na parte de trás e, se for preciso, raspando suavemente o local.

Comece tirando a poeira

Mesmo que a mancha esteja só em uma borda do tapete, tire o pó de toda a superfície antes de efetivamente limpá-lo. Dessa forma, você não corre o risco de misturar as sujeiras e acabar piorando a situação.

Coloque o tapete em uma posição que facilite a aspiração do excesso de pó antes de partir para a limpeza propriamente dita. Por fim, lembre-se: use o aspirador na velocidade média e no mesmo sentido das fibras, para não danificá-las.

Escolha bons produtos

Uma vez que a escolha do produto errado pode estragar seu tapete, todo cuidado é pouco. Então nada de apelar para receitas caseiras ou produtos químicos fora do seu uso habitual, ok?

Comece passando um bom produto multiuso para ajudar a dissolver a mancha. Passe um pouco do produto, tomando cuidado para não escorrer, e retire o excesso com papel absorvente. Se for necessário, repita o processo até deixar seu tapete limpinho!

Se você tem bichinhos em casa e, por isso, seu tapete às vezes parece ser uma grande extensão do cheirinho deles, que tal fazer uma última limpeza com um eliminador de odores? Aliás, também vale a pena usar esse produto no piso sob o tapete para evitar que o tecido incorpore o odor.

De toda forma, nada de usar esfregão e alvejante, ok? O primeiro estraga o tapete pelo atrito e o segundo causa manchas irreversíveis. Também vale ter cuidado ao usar máquinas de limpeza a vapor, pois elas derretem fios de nylon e de polipropileno.

Faça a aplicação corretamente

Evite ao máximo o contato do produto com as fibras inferiores do tapete. Anote aí: quanto mais para dentro for a mancha, mais difícil é sua retirada. Tente sempre puxar a sujeira com o produto, afastando a fibra da base, e use a menor quantidade possível para não encharcar seu tapete.

Por fim, para deixar sua casa limpa, saudável e aconchegante com tapetes com carinha de novos, que tal conhecer os produtos da Uau? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Sua opinião é muito importante!

Comentários