6 estratégias para deixar o chão brilhando 24 horas por dia

Quem é que não gostaria de ver o chão de casa brilhando 24 horas por dia? Pois a boa notícia é que, ao contrário do que muita gente pode pensar, para ter um piso reluzente não é preciso passar um tempão dedicado à limpeza! Nada de ficar exclusivamente por conta da casa, ter que arcar com um ajudante ou investir em produtos caros: para deixar o chão brilhando, basta seguir as 6 estratégias que preparamos para o post de hoje. Confira!

1. Comece pela escolha dos revestimentos

A primeira estratégia para deixar o chão brilhando 24 horas por dia é escolher revestimentos que sejam fáceis de limpar. Desse modo, a manutenção será mais rápida e eficiente, sem a necessidade de fazer limpezas pesadas constantemente. Para conseguir esse efeito, é indispensável optar por materiais não só bonitos mas também duráveis para evitar arranhões, opacidade, manchas e sujeira aparente.

2. Use os produtos adequados para cada piso

Outra estratégia infalível para manter o chão sempre brilhando é usar produtos de qualidade, que sejam adequados para o piso da sua casa. Em vez de apostar em um limpador de uso geral, invista em limpadores específicos! Vale destacar que hoje existem diversas opções: produtos para limpar pisos de madeira, laminado, porcelanato, cerâmica e assim por diante, cada qual com propriedades únicas para deixar o chão reluzente.

3. Evite o acúmulo de sujeira nos ambientes

Já que a intenção é deixar o piso brilhando o tempo todo, nada de permitir que a sujeira acumule nos cômodos da casa, combinado? Mas isso não significa que você deve carregar vassoura, rodo e pano na mão o dia inteiro! Na verdade, basta limpar a casa com certa regularidade, de acordo com suas demandas de uso. Se um líquido molhar o chão, seque imediatamente. Se marcas de pegadas marcarem o revestimento, remova a sujeira na hora. E se a poeira ameaçar acabar com o brilho do seu chão, não deixe a limpeza para amanhã!

4. Entenda que o aspirador é um grande amigo

O aspirador é um grande aliado da limpeza do chão, pois dá fim à poeira e a outros vestígios de sujeira com rapidez, praticidade e eficiência no dia a dia. Diferentemente da vassoura, que suspende as partículas de pó, o aspirador limpa de forma contida, evitando que a sujeira ganhe asas e gere problemas respiratórios nos moradores. Para completar, outra vantagem do aspirador é que ele pode ser usado em todos os tipos de piso, sem o risco de provocar manchas, desgastes ou arranhões.

5. Risque os produtos abrasivos da sua lista

Para o chão não ficar opaco, manchado e desgastado, evite o uso de produtos ácidos e abrasivos — como soda cáustica, tíner, aguarrás, querosene, palha de aço e saponáceos. O uso prolongado desses materiais pode causar fissuras na superfície, corroer o esmalte do piso, descascar o revestimento e formar manchas amareladas no chão. Tome cuidado!

6. Limpe ambientes diferentes de formas diferentes

Se a casa tem diferentes tipos de piso e cada ambiente é usado para finalidades distintas, por que padronizar a limpeza? O ideal é limpar respeitando as diferenças de cada espaço! O piso da área externa, por exemplo, que costuma ser mais rústico, é lavável. As salas tendem a ser revestidas com porcelanato ou cerâmica, o que pede uma limpeza mais delicada, com vassoura de pelo ou aspirador, finalizando com um pano umedecido em produto específico. Já o chão do banheiro precisa ser desinfetado e desengordurado. Nesse caso, o cloro ativo é uma ótima pedida!

E aí, gostou do nosso post? Conhece outras estratégias para deixar o chão brilhando 24 horas por dia? Entre em contato conosco e compartilhe suas experiências!

Sua opinião é muito importante!

Comentários