Saiba como limpar uma parede branca de maneira eficiente

Manter o lar impecável é sempre um desafio, não é mesmo? Afinal, é muita coisa para fazer e pouco tempo para dar conta de tudo. E, se tiver de limpar parede branca em sua casa ou seu apartamento, a situação parece se complicar ainda mais!

Mas nada de desespero! Se você usar os produtos e os materiais certos, além de fazer essa higienização com uma periodicidade regular, o trabalho certamente vai ficar mais fácil. Além disso, algumas dicas podem ajudar a evitar que as manchas desagradáveis apareçam.

Saiba que vale a pena aprender a deixar suas paredes branquinhas — elas ajudam a manter a sua casa aconchegante e você evita gastos maiores com pintura no futuro.

Para ajudar, trazemos, neste post, as melhores e mais práticas dicas sobre como limpar parede branca com eficiência. Continue a leitura e fique de olho!

Evite jogar água diretamente na parede

Para começar, uma dica de ouro: jogar água diretamente nas paredes pode parecer a forma mais óbvia e fácil de lavá-las. Mas não se engane: a tinta branca não responde bem a essa estratégia.

O problema é que o excesso de água representa uma fonte inesgotável de umidade, o que pode causar danos profundos à pintura. E acredite: cada manchinha será perfeitamente visível em meio à brancura da superfície.

Ideal, mesmo, é que você saiba exatamente o tipo de tinta que foi utilizado na sua parede: assim não terá erro, certo? Após isso, deixe o balde de lado. Em troca, pegue um borrifador!

Borrife a água aos poucos ou passe-a com uma esponja ou um pano. Mesmo assim, para evitar manchas na tinta, é recomendado que você vá secando conforme termina de limpar cada pedacinho da parede, ok?

Escolha o material adequado para a limpeza

Com o quê devo limpar parede branca? Com uma esponja, com um pano ou com nenhum deles? O momento de escolher qual material será seu fiel ajudante durante essa empreitada é muito importante. Para se garantir, tenha sempre por perto uma bacia vazia, além de panos limpos e esponjas.

Uma coisa é certa: independentemente da pintura, nunca use uma esponja abrasiva. Os panos feitos em microfibra são bem macios e ideais para fazer esse tipo de limpeza, pois os riscos de retirar parte da tinta com a sujeira são menores.

A finalização do trabalho pode ser feita com o mesmo tipo de material. Use o pano seco e faça movimentos circulares para garantir que todas as manchas tenham saído e a umidade seja retirada.

Acerte na seleção dos produtos

Se a qualidade dos demais itens é importante, imagine a escolha dos produtos de limpeza para higienizar parede branca! Muitas vezes, uma simples água é o bastante.

No entanto, para uma limpeza mais caprichada, aposte em um bom multiuso. Aí, basta passar o produto com uma esponjinha ou um pano e secar depois. Não tem mistério!

Mas atenção: aquelas esponjas de louça ou as chamadas palhas de aço não podem ser usadas, por mais que você pense que a sujeira está muito grudada na parede. Esse material certamente vai riscar a tinta e manchar a pintura. Desinfetantes, cloro ou álcool também não são recomendados, pelo mesmo motivo.

Limpe assim que sujar

Resolva assim que acontecer: por mais que essa dica valha para quase tudo relacionado à limpeza e à manutenção da casa, é especialmente importante quando falamos em cuidados com as paredes brancas. Assim, se aparecer alguma mancha ou sujeira na tintura, limpe-a na mesma hora!

Isso permite que você se livre da sujeira com muito menos esforço, o que, por sua vez, causa bem menos impacto à pintura. Dessa forma, você conserva o estado da tinta branca por mais tempo. Além disso, quanto antes você limpa, maiores são as chances de a mancha sair por completo sem deixar vestígios!

Tire a poeira com certa frequência

Não tem jeito: poeira, teias de aranha e outras sujeirinhas vão sempre aparecer. E as paredes brancas nos fazem notar cada um desses elementos como se fossem gritantes! Para manter a limpeza e o aconchego do ambiente, portanto, é muito importante que você se livre desses visitantes indesejados com certa frequência.

Para tanto, você precisará apenas de uma vassoura limpa! Erga as cerdas para passar pelos cantinhos mais altos, perto do teto, e capriche também nas quinas mais baixas. Limpe de cima para baixo, fazendo movimentos verticais. Se preferir, troque a vassoura pelo aspirador de pó.

Saiba o que causou aquela mancha

Saber que tipo de sujeira tem na sua parede pode ajudar, e muito, na hora de fazer a remoção. Isso porque cada uma delas tem seu jeito de ser retirada.

Por exemplo, aquelas marcas de mãos que encontramos normalmente perto do batente das portas ou dos interruptores de energia podem ser limpas com água morna e detergente neutro.

Não é preciso ter crianças em casa para encontrarmos riscos de lápis ou caneta nas paredes, não é mesmo? Basta um pouco de distração para que isso ocorra. Mas não há motivo para desespero.

O lápis de grafite comum pode ser, até mesmo, apagado com borracha. Já as marcas de caneta saem com multiusos mais fortes. Por fim, se a causa da mancha for mofo, use água sanitária para sua retirada.

Conheça formas de evitar os principais tipos de manchas

Você seguiu todas as nossas dicas e deixou a sua parede branca limpinha e impecável, mas como evitar que novas manchas apareçam? Afinal, sua casa tem vida e muitos fatores contribuem para que apareçam todos os tipos de sujeirinha na sua parede, certo?

Algumas dicas só precisam ser repassadas. Uma delas é: não use produtos abrasivos na limpeza da parede, pois eles costumam tirar parte da tinta junto com a sujeira.

Além disso, evite encostar os móveis de casa nas paredes para não riscá-las. Na cozinha ou no escritório, que podem sofrer com as cadeiras levadas de um lado para o outro, uma solução bastante eficaz é colar pedaços de feltro ou de carpete na parte do encosto que costuma bater na parede.

Um bom resumo de como você deve fazer para manter as suas paredes sempre branquinhas consiste em: usar materiais macios, como panos de microfibra, adquirir um bom multiuso, que ajuda a retirar as manchas mais difíceis, e terminar o trabalho com panos umedecidos, para retirar o excesso de produtos.

Gostou de conhecer nossas dicas para limpar parede branca? Então aproveite e assine a nossa newsletter. Estamos sempre em busca de sugestões práticas para tornar seu dia a dia mais leve!

Sua opinião é muito importante!

Comentários