Como limpar o box do banheiro do jeito certo?



Blog UAU

Como limpar o box do banheiro do jeito certo?

Seria maravilhoso se nossos banhos já servissem para limpar também o box do banheiro, não é verdade? Porém, o que acontece, na realidade, é que a água que escorre constantemente por ali, impregnada com as sujeirinhas do corpo e resíduos de produtos de higiene, acaba deixando rastros.
A boa notícia é que retirar as manchas e o acúmulo de gordura do box pode ser muito mais fácil do que você imagina! No post de hoje, trouxemos um passo a passo detalhado ensinando como limpar o box do banheiro em questão de minutos. Vamos ver?

Conheça os principais tipos de box

O material e a forma com que seu box foi fabricado influencia não só na maneira de limpá-lo como também no tipo de sujeira que mais o afeta, sabia? Entenda!

Material de fabricação

Geralmente, além do revestimento das paredes, as portas do box podem ser feitas com 3 materiais distintos:

  1. acrílico;
  2. vidro temperado;
  3. pedra — mármore ou granito.

Em todos os casos, é o mesmo tipo de sujeira que costuma ficar acumulada: as temidas manchinhas brancas de gordura e sabonete. A diferença é que o box de vidro e o box de acrílico precisam de mais delicadeza na hora de limpar para não arranharem, enquanto o box de pedra é especialmente sensível a produtos abrasivos.

Mecanismo de abertura

Outro detalhe importante é o tipo de abertura do seu box, que pode ser:

  • com porta de correr;
  • com porta de puxar ou empurrar;
  • sem porta, com passagem livre para o restante do banheiro.

No caso do box sem porta, em que o vidro ou a pedra só está ali para impedir que o banheiro fique todo molhado com a água do chuveiro, é fácil! Nas outras opções, só é preciso caprichar um pouquinho mais, escovando os trilhos onde as portas se encaixam ou polindo as dobradiças.
Dê uma atenção especial aos trilhos, pois podem surgir pequenas larvas escuras que depois evoluem para pequenas moscas, conhecidas como moscas de banheiro ou moscas de filtro.
Apesar de serem inofensivas, elas podem transmitir a impressão de que o banheiro não é limpo adequadamente. Elas podem surgir tanto do ralo quanto dos trilhos, já que a umidade e a gordura que sai do corpo durante o banho servem de alimento para elas.
O mofo, também conhecido como limo, costuma aparecer nos trilhos ou na junção do piso com o box. Ele pode ser visto como pequenas manchas pretas e, quando não é retirado, pode aumentar cada vez mais de tamanho.

Saiba como limpar o box do banheiro

Agora que você já sabe o que esperar das sujeirinhas no seu box, é só seguir nossas dicas para fazer da limpeza uma tarefa pra lá de simples!

Materiais necessários

Um erro comum na hora de limpar o box do banheiro é a utilização dos produtos e materiais errados. Esponjas de aço e produtos abrasivos podem acabar prejudicando o material do box e fazendo com que ele fique riscado ou manchado.
Além disso, nada de usar facas, lixas e outros objetos afiados ou pontiagudos para raspar a sujeira! Para limpar o box da forma certa, você vai precisar de:

Use também luvas e touca ao fazer a higienização do banheiro para proteger a pele, pois, apesar de os produtos de limpeza serem seguros, não é recomendado que entrem em contato com a pele.

Como fazer

Separe esses materiais, coloque sua playlist preferida para tocar e faça o seguinte:

  • umedeça a esponja, aplique Uau Limpa Box sobre ela e espalhe com movimentos suaves e circulares sobre toda a superfície do box, removendo as manchinhas e retirando a gordura;
  • se precisar, use a escova para limpar melhor as partes do box que não arranham, como os trilhos da porta, o ralo e os azulejos;
  • não se esqueça da saboneteira, das torneiras e das prateleiras onde ficam os produtos de higiene, sendo que elas também podem ser limpas com Uau Limpa Box;
  • capriche bem para tirar toda a sujeira e enxágue todo o produto quando terminar;
  • para finalizar, espere secar e faça o polimento das torneiras, da saboneteira, da maçaneta e dos demais acessórios em metal com o Uau Limpa Inox e uma flanela seca;
  • agora destampe os ralos, incluindo o da pia, e aplique o Uau Cloro Ativo;
  • com uma escova fina com cabo, esfregue a parte interna do ralo;
  • aplique o cloro também nas manchas de mofo. O ideal é deixar o produto agir por, no mínimo, dez minutos, portanto, não utilize água nesses locais durante esse período.

O cloro mata as larvas e impede que elas virem as moscas de banheiro, além de todos os germes e as bactérias que estiverem no local da aplicação. No entanto, é importante que o cloro não entre em contato com o vidro.
Assim como os ácidos, os alcalinos e o amoníaco, ele pode prejudicar a aparência e deixar manchas. Também é importante mencionar que algumas pessoas utilizam ceras ou mesmo lustra móveis para criar uma barreira e evitar que as gotículas fiquem marcadas no vidro após cada banho.
Apesar de ser um bom truque, isso não é necessário com o Uau Limpa Box, já que ele tem ação hidrorrepelente que não deixa a água grudar e manchar o box.

Manutenção do box do banheiro

Nem todo mundo sabe, mas o ideal é que o box de vidro passe por manutenção pelo menos uma vez por ano. Apesar de ele ser muito resistente, rachaduras ou uma guia da porta emperrada podem indicar que é necessário um reparo.
Você precisa prestar atenção nesses sinais para evitar ferimentos graves, já que o box é usado diariamente. Caso perceba que tem algo errado, informe à assistência técnica ou faça a manutenção imediatamente.
Para aumentar ainda mais a proteção, você pode colocar uma película de segurança. Em caso de quebra, ela impede que os casos se soltem. Essa precaução pode evitar acidentes graves, mas lembre-se de comprar uma película certificada, que realmente possa oferecer a proteção necessária.
Prontinho! Viu como limpar o box do banheiro e cuidar da sua manutenção é muito mais simples do que você achava? Realize esse processo de uma a duas vezes por semana e mantenha seu banheiro sempre limpo!
Aproveite para assinar nossa newsletter e continue acompanhando as dicas da Uau para facilitar sua vida na hora de limpar a casa e deixar seu lar muito mais cheiroso e agradável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *