Como tirar limo do banheiro? Dicas infalíveis!



Blog UAU

Como tirar limo do banheiro? Dicas infalíveis!

Não é porque o banheiro é um espaço íntimo da casa que ele deve ser esquecido na hora da limpeza, viu? Aliás, muito pelo contrário! Justamente por ser privativo, esse ambiente merece atenção especial durante a higienização, de modo que esteja sempre agradável e acolhedor.
Não tem como negar: um banheiro limpinho e cheiroso é tudo de bom! Pena que esse ambiente da casa está bastante exposto à umidade e a resíduos de sabonete, xampu e condicionador, além de partículas de gordura corporal e outras sujidades mais difíceis de remover. Aí é que entra o famoso limo, uma espécie de lodo que se desenvolve em ambientes úmidos e com sombra.
A boa notícia é que, usando as técnicas e os produtos adequados, dá para retirar o limo do banheiro com máxima eficácia e praticamente nenhum esforço! Que tal aprender como tirar limo do banheiro agora mesmo? Acompanhe nossas dicas!

O que é limo e por que ele se forma no banheiro?

Limo é o nome dado às colônias de algas que se formam em lugares que contenham bastante umidade, “atacando” paredes, rejuntes, bancadas de pedra e telhados de casas que são constantemente expostos à água.
Sua aparência não é nada agradável, contendo uma camada esverdeada e pegajosa. Como se não bastasse esse aspecto terrível, alguns fungos e bactérias aproveitadores fazem do limo sua casa, podendo transmitir uma série de doenças aos moradores.
Além disso, o limo também pode prejudicar o funcionamento de dobradiças ou fechaduras. Não são raros relatos de pessoas que ficaram trancadas no banheiro por conta do limo que emperrou a fechadura da porta!
Por isso, remover o limo do banheiro é muito importante não apenas pela estética, mas para a saúde e o bem-estar de todos que moram na casa!

Existem riscos na utilização de fórmulas caseiras?

Sim, existem grandes riscos! Ao procurar na internet “como tirar limo do banheiro”, aparecerão diversas dicas de produtos caseiros para remoção dessa substância. No entanto, essas misturas podem trazer sérios riscos para a saúde dos moradores, além de danificarem a superfície na qual estão sendo aplicadas.
Um exemplo bastante pertinente é a mistura de água sanitária com álcool. Ao reagirem juntas, essas substâncias produzem ácido muriático e clorofórmio, podendo afetar diversos órgãos, como rins, pulmões e fígado. Para ter uma ideia, a intoxicação aguda de altos níveis de clorofórmico pode provocar perda de consciência e parada cardíaca!
Não podemos deixar de mencionar o vinagre, que é tão amplamente divulgado como poderoso aliado na limpeza de diversos tipos de sujeira. É verdade que ele pode ser sim de grande utilidade, no entanto, ao misturá-lo com outras substâncias, sua ação pode ter o efeito contrário e danificar algumas superfícies!
Nas bancadas de granito ou mármore do banheiro, que estão suscetíveis ao aparecimento do limo, só o vinagre puro pode corroer e desgastar as pedras ao longo do tempo.
Por isso, a nossa principal dica é utilizar produtos disponíveis no mercado e devidamente registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Quais são as melhores dicas para remover o limo do banheiro?

Agora sim chegamos à parte mais importante deste artigo! Veja abaixo algumas dicas seguras e bastante eficazes contra esse intruso verde e viscoso que insiste em aparecer em alguns banheiros.

INVISTA NO CLORO ATIVO

cloro ativo , quando utilizado sozinho e sem nenhuma mistura, é um bom produto para limpar banheiros. Esse componente é tão poderoso que dá conta de várias funções ao mesmo tempo: remove manchas, evita o limo, combate germes e bactérias, clareia os revestimentos e ainda tira a gordura do ambiente!
Esse tipo de produto ajuda a manter o banheiro brilhando, livre de marcas de limo e mofo, de um jeito simples, rápido e muito prático! No entanto, como ele é uma substância bastante poderosa, é preciso ter alguns cuidados no seu manuseio. Confira os principais deles:

  • utilize luvas de borracha para proteger sua pele e evitar irritações;
  • não aplique o cloro em superfícies de metal, pois há um grande risco de manchá-las;
  • procure não utilizar o cloro em esponjas de aço;
  • nunca misture o cloro com outros produtos (mesmo que você tenha visto alguma receita “infalível” na internet);
  • armazene-o longe de crianças e animais, de preferência em um local fresco e longe do sol.

EVITE ITENS ABRASIVOS

Os objetos abrasivos são fabricados com o objetivo de polir, lixar ou desgastar superfícies por meio do atrito. Dessa forma, eles são feitos com materiais muito duros, que podem provocar danos irreversíveis nas superfícies — como manchas, riscos, fissuras e opacidade.
Por isso, evite itens abrasivos para limpar o banheiro da sua casa, como esponjas de aço ou escovas muito ásperas. Além disso, existem produtos químicos que também são considerados abrasivos, como tíner, aguarrás, querosene, saponáceos, ácidos, soda etc., que também devem ser evitados. Se eles forem extremamente necessários e recomendados por algum profissional de limpeza, algumas precauções devem ser tomadas, como:

  • proteger áreas sensíveis, como os olhos e a pele do rosto;
  • prender bem os cabelos (caso sejam compridos e possam entrar em contato com a substância);
  • evitar que os produtos sejam dosados em substâncias de uso doméstico, como tampas, copos, colheres, xícaras etc.;
  • fechar bem o produto após seu uso;
  • fazer o descarte da embalagem vazia de forma responsável e sustentável.

LIMPE CADA ÁREA COM UM PRODUTO ESPECÍFICO

Para dar aquela geral no banheiro e se livrar do limo de vez, use o produto certo para cada área. Os produtos de ação clareadora devem ser usados sobre cerâmicas e azulejos, mas não são indicados para superfícies envernizadas ou amadeiradas.
Os limpadores multiuso da UAU ajudam na limpeza de bancadas e áreas levemente engorduradas, enquanto os produtos de limpeza pesada facilitam a remoção do limo em rejuntes. Confira os produtos a serem utilizados em cada área do banheiro.

Cerâmicas, azulejos e rejuntes

Indicamos o UAU Cloro Ativo Ação 4 em 1 para a limpeza dessas superfícies, já que ele contém cloro e deve ser utilizado em locais resistentes a ele. O produto é capaz de remover todo o limo sozinho, além de branquear e desinfetar todo o local. O modo de utilização é bem simples: basta borrifar na região desejada, esperar alguns minutos e depois enxaguar com água (só fique atento ao desperdício).

Superfícies de metal

O ideal é usar um produto bastante específico, para não manchar superfícies feitas com materiais como cobre, prata, ouro e estanho. Um dos melhores, sem dúvidas, é o UAU Limpa Metais, que remove manchas oxidadas e devolve o brilho natural das peças!

Superfícies de aço inoxidável

Alguns banheiros contêm chuveiros, aparadores e nichos feitos de inox, que precisam ser limpos com produtos específicos. Para isso, recomendamos o uso do UAU Limpa Inox, que ajuda na remoção de manchas sem esforço e deixa as superfícies brilhantes e lisas! Para utilizar o produto, o recomendado é aplicá-lo diretamente no local desejado e espalhá-lo por meio de movimentos circulares, com uma flanela lisa.

Box

Os produtos específicos para box da UAU deixam essa parte reluzente, sem embaçamento ou vestígios de gordura e sabão. Eles são feitos com uma tecnologia hidrorrepelente, que impede a aderência de gotas de água nos boxes e azulejos, evitando manchas.
Não tem segredo na hora de utilizá-los, basta aplicar o produto em uma esponja e esfregar as manchas. Depois, é preciso enxaguar até que o produto seja removido por completo.

Espelhos

Para remover as temidas manchas nos espelhos dos banheiros, o UAU Blindex Limpa Vidros é o produto mais indicado! Com ele, seu espelho ficará sempre limpo e lustroso!

Vaso sanitário

Se o seu vaso criou um aspecto amarelado, o ideal é utilizar o UAU Tech Multiuso Ação Clareadora, já que o produto foi feito com uma tecnologia exclusiva e diferenciada que devolve, gradativamente, a coloração branca original das superfícies.

PREVINA A FORMAÇÃO DE LIMO

Se você pensar bem, logo chegará à conclusão de que a prevenção é a melhor forma de manter o banheiro sem limo. Para evitar esse visitante indesejado, o ideal é que a limpeza básica desse ambiente seja feita pelo menos de 2 em 2 dias. Já os azulejos devem ser limpos semanalmente, enquanto os rejuntes precisam ser higienizados a cada mês. Use produtos de limpeza pesada para facilitar a tarefa e retirar completamente a sujeira.
Além disso, procure manter o banheiro sempre sequinho e arejado, a fim de impedir que o mofo e o limo se instalem de vez. Com esse propósito, abra as janelas sempre que possível e deixe o sol entrar no ambiente para fazer um contraponto com a umidade excessiva natural desse espaço.
Não se esqueça também de sempre abrir as portas do box depois do banho para facilitar a secagem natural do local. Outra dica para prevenir o aparecimento de limo é utilizar um rodinho nas paredes e no chão do banheiro sempre que sair do chuveiro, retirando as gotas de água que ficaram grudadas nessas superfícies.
Como visto, o limo é um dos principais inimigos da boa higiene de um banheiro, podendo causar prejuízos à sua saúde de sua família. Por isso, não seja negligente na hora de limpá-lo e utilize produtos seguros e específicos, que garantirão sua remoção completa e evitarão que danos às mais diversas superfícies dos banheiros ocorram.
E aí, gostou das nossas dicas sobre como tirar limo do banheiro? Para conhecer grandes aliados da remoção de limo, não deixe de acessar o nosso site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *