Como limpar tapete felpudo? Confira essas 4 dicas!

Eles são lindos e aconchegantes, decoram e compõem o ambiente. Porém, acumulam poeira e sujam com facilidade. No entanto, sabendo como limpar tapete felpudo, fica fácil ter essa peça em casa.

Apesar de gostar deles, muita gente desiste de escolher tapetes para a sala só de imaginar o trabalho que deve ser para limpar. Mas a verdade é que com algumas dicas práticas, é possível conciliar a lavagem dos tapetes com a rotina de trabalho e arrumação da casa sem grandes esforços.

No post de hoje, ensinamos alguns truques essenciais para isso. Confira!

1. Use o aspirador de pó antes de lavar

Tapetes felpudos juntam muita poeria e propiciam o acúmulo de ácaros, por isso, optando pela lavagem a seco ou pelo uso de uma solução para a limpeza, aspirar o pó antes é fundamental.

Como algumas peças são bastante delicadas, a dica é usar um lençol de algodão ou tecido de nylon sobre o tapete e fazer a sucção. A proteção atua como um filtro, evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados.

Quando bem utilizado, o aspirador de pó é capaz de retirar a poeira depositada entre as fibras, além de verticalizá-las, deixando o tapete mais afofado.

2. Prepare uma solução de limpeza para tirar manchas

Como acessórios decorativos, os tapetes estão sujeitos aos mais diversos acidentes, com bebidas, molhos e até incidentes com animais de estimação. No entanto, é possível recorrer a uma solução de sabão líquido e água para remover as manchas e a sujeira excessiva.

Basta misturar o Lava Roupas UAU Active com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água. Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela facilita a penetração de forma homogênea no tapete. Se for muito felpudo, vale a pena incluir  o Amaciante concentrado UAU na solução para garantir a maciez.

Umedeça a superfície do tapete com a solução e limpe com uma escova macia. Após essa etapa, finalize com um pano úmido e deixe secar naturalmente ou utilize um secador de cabelos para agilizar o processo.

3. Escove o tapete no sentido correto

Na hora de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos. Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras.

Nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem danificar a textura, que é o charme do tapete felpudo.

4. Proteja o tapete ao lavar na máquina

Outra maneira de limpar tapetes é usar a máquina de lavar. Dependendo do tamanho da peça, essa é uma opção muito prática. Pra começar, é preciso conferir se o material do tapete permite que a lavagem seja feita dessa maneira sem danificar os pelos.

No entanto, como os tapetes costumam ser mais delicados, o ideal é colocar a peça dentro de um saco de algodão lavável. Poder ser uma fronha, por exemplo. Dessa maneira, ele fica protegido dos atritos que ocorrem no interior da máquina, evitando danos maiores.

Como vimos há muitas formas fáceis de como limpar tapete felpudo, mas para um melhor efeito o ideal é fazer a limpeza semanalmente para a sujeira não acumular e encardir as fibras. Da mesma maneira, as manchas são mais facilmente removidas assim que ocorrem do que quando a sujeira seca.

Gostou das dicas? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter e receba mais informações, truques e segredos para manter a sua casa limpa e organizada no dia a dia.

Sua opinião é muito importante!

Comentários