Como lavar tapete felpudo? Confira estas 12 dicas!



Blog UAU

Como lavar tapete felpudo? Confira estas 12 dicas!

Os tapetes de pelo são lindos, aconchegantes e decoram e compõem o ambiente. Entretanto, acumulam poeira e sujam com facilidade. Por isso, saber como limpá-los é muito importante para ter essa peça em casa.
Apesar de serem itens muito queridos, muita gente desiste de escolher esses tapetes para a sala só de imaginar o trabalho que deve ser para limpá-los. No entanto, a verdade é que, com algumas dicas práticas, é possível conciliar a lavagem dos tapetes com a rotina de trabalho e a arrumação da casa, sem grandes esforços.
Neste texto, confira como limpar tapete de pelo seguindo nossas 12 dicas essenciais para isso. Boa leitura!

Por que é importante limpar o tapete de pelo?

O tapete de pelo é confortável e vem sendo usado como item de decoração há muito tempo. Ideal para pisos e locais frios, ele traz conforto para quem pisa ou para quem se senta nele, por exemplo, os pets.
Porém, exatamente por causa de seu material felpudo, ele tende a acumular alguns elementos, que podem se mesclar com suas fibras. Isso não ocorre, por exemplo, com um tapete de sisal, que é plano e tem as fibras mais unidas. Assim, é comum que o tapete de pelo acumule poeira, pelos de animais e outros componentes alérgenos.
Portanto, caso não ocorra a limpeza da peça, além de ela ficar suja e estragar facilmente, você pode acabar com outros problemas. Um exemplo: se existem migalhas no tapete, embrenhadas no tecido, você pode atrair formigas e outros insetos.
Além disso, com o tapete sujo, fica muito fácil desenvolver ou piorar alergias, inclusive em animais. Aliás, para pessoas que já sofrem com alergias, saber como limpar o tapete de pelo é um requisito básico para usar essa peça, uma vez que a alergia é uma reação exagerada do corpo ao contato com o componente alérgeno.

Como limpar um tapete de pelo?

Agora que você sabe que limpar o tapete de pelo é importante, descubra 12 dicas para fazer isso de forma fácil e rápida!

1. Use o aspirador de pó antes de lavar a seco

Tapetes felpudos juntam muita poeira e propiciam o acúmulo de ácaros. Por isso, ao optar pela lavagem a seco e pelo uso de uma solução para limpeza, aspirar o pó antes é fundamental.
Lavar o tapete a seco é prático e fácil. Inclusive, você pode fazer em casa. Para isso, use produtos específicos para não danificar o item. Além disso, como algumas peças são bastante delicadas, a dica é usar um lençol de algodão ou um tecido de nylon sobre a peça e fazer a sucção.
Nesse caso, a proteção atua como um filtro, evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados. Aliás, quando bem utilizado, o aspirador de pó é capaz de retirar a poeira depositada entre as fibras.
Outro ponto importante é que os tapetes felpudos são produtos muito sensíveis. Por isso, precisam de muita atenção ao serem lavados.
Entre os cuidados, você deve sempre garantir que os produtos sejam diluídos. Para isso, é possível seguir um passo a passo:

  • coloque em uma vasilha um litro de água e três colheres de lava roupas líquido;
  • misture bem;
  • com o auxílio de um funil, coloque em um borrifador e espirre;
  • passe uma escova macia delicadamente em todo o tapete;
  • após escovado, passe um pano molhado em água;
  • esprema bem e passe novamente para retirar o produto;
  • lave o pano quantas vezes forem necessárias para retirar todo o resíduo;
  • limpe também a parte de trás do tapete;
  • para finalizar, em um litro de água, coloque ½ tampa de eliminador de odor, ½ tampa de amaciante e ½ tampa de desinfetante;
  • encha um borrifador com a mistura e aplique nos dois lados do seu tapete felpudo.

Nesse caso, o borrifador é indispensável para equilibrar a quantidade do produto no tapete, evitando que ele fique muito molhado. Além disso, passar o pano molhado é importante para que o produto seja bem eliminado, evitando que os fios endureçam.
Aqui, vale o cuidado de escolher um pano de cor clara e que não solte tinta, para não manchar o tapete. Já no acabamento, é fundamental colocar o tapete no ambiente só quando ele estiver totalmente seco.

2. Limpe o tapete na hora

Muitas pessoas não podem ou preferem não limpar o tapete na hora em que cai alguma sujeira. Porém, deixar essa ação só para o dia de limpeza da casa pode ser muito complicado. Isso porque, quanto mais tempo você deixa a peça suja, mais difícil será retirar a mancha ou a sujeira.
Por exemplo, se o seu tapete fica sujo com xixi de cachorro, além do cheiro forte, em vez de limpar o local com um produto específico, você pode ter que lavar toda a peça. Sendo assim, vale a pena agir na hora, para que você resolva a questão em poucos minutos.

3. Prepare uma solução de limpeza para tirar manchas

Como acessórios decorativos, os tapetes estão sujeitos aos mais diversos acidentes com bebidas, molhos e outros elementos. Em alguns casos, é possível recorrer a uma solução de sabão líquido e água para remover as manchas e a sujeira excessiva.
Observe que, para tirar uma mancha mais pesada e difícil, a limpeza deve ser diferente do modo a seco já citado. Nesse caso, as porções dos produtos e os procedimentos são um pouco diferentes.
Primeiramente, coloque um papel toalha sobre a mancha para absorver o máximo possível do resíduo. Depois, basta misturar o Lava Roupas UAU Active com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água.
Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela facilita a penetração de forma homogênea no tapete. Se ele for muito felpudo, vale a pena incluir o Amaciante concentrado UAU na solução, para garantir a maciez.
Umedeça a superfície do tapete com esse líquido e limpe com uma escova macia. Após essa etapa, finalize com um pano úmido e deixe secar naturalmente, ou utilize um secador de cabelos para agilizar o processo.

4. Escove o tapete no sentido correto

Na hora de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias, para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos.
Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras. Além disso, nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem alterar a textura, que é o charme do tapete felpudo.

5. Não deixe acumular poeira

Pode parecer óbvio, mais quanto menos poeira no seu tapete felpudo, melhor a peça vai ficar. Ou seja, mais bonito e com as fibras mais ajeitadas, além de mais saudável para as crianças brincarem nele.
Para isso, você pode seguir algumas dicas simples, a fim de não acumular pó:

  • procure deixar o tapete felpudo em um ambiente fechado;
  • não o deixe perto de janelas e portas;
  • em dia de muito vento, mantenha as portas e as janelas do cômodo fechadas;
  • abane o tapete com frequência;
  • quando varrer, garanta que a vassoura esteja limpa e seja macia.

6. Faça uma pré-lavagem

Se passar aspirador de pó e retirar manchas pontualmente não for o suficiente, tome alguns cuidados antes de enviar o tapete para a máquina de lavar. Nesse caso, o ideal é que você faça uma pré-lavagem.
Como é uma peça que encarde facilmente, primeiramente, você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos.
Depois, faça uso de uma vassoura para espalhar e esfregar o produto por toda a superfície enquanto retira os maiores detritos. Em seguida, enxágue para tirar o sabão do molho e inicie o processo normal de lavagem; se possível, selecionando na máquina um modo para tapetes.

7. Utilize produtos adequados

A escolha do produto de higienização é fundamental para um bom resultado, sem surpresas desagradáveis.
Como cada produto tem uma especificidade, você deve ler os rótulos para saber como usá-lo corretamente e ter certeza de que nenhuma das substâncias contidas danificará o seu tapete. Isso permitirá uma limpeza eficiente e sem desperdícios.
Assim, ao utilizar o produto adequado, você não corre o risco de danificar a peça e ainda aumenta a sua vida útil. Isso porque somente a sujeira é removida e as fibras são conservadas, mantendo a cor original. Além disso, com um produto eficiente, fungos e ácaros são totalmente eliminados, prevenindo problemas respiratórios e outras doenças.
Se você ainda tiver insegurança sobre o produto, faça um teste em um pequeno e discreto local do tapete, para ter certeza de que a tinta não sairá.
Mesmo que não saia, aplique apenas a quantidade necessária e retire totalmente o produto após o procedimento, evitando o desbotamento. Lembre-se também de nunca aplicar os produtos diretamente sobre o tecido.

8. Proteja o tapete ao lavar na máquina

Como vimos, uma maneira de limpar tapetes é usar a máquina de lavar. Dependendo do tamanho da peça, essa é uma opção muito prática.
Para começar, é preciso conferir se o material do tapete permite que a lavagem seja feita dessa forma, sem danificar os pelos.
Mesmo que seja possível, como os tapetes costumam ser mais delicados, o ideal é colocar a peça dentro de um saco de algodão lavável ou uma fronha. Dessa maneira, ela ficará protegida.
Algumas pessoas preferem dar uma segurança maior ao seu tapete e lavá-lo à mão. Nesse caso, você pode fazer uso dos mesmos produtos que utilizaria na máquina:

  • estenda o tapete aberto no chão;
  • molhe e aplique o produto de limpeza diluído em água;
  • esfregue passando a mão no tapete;
  • utilize uma mangueira para enxaguar;
  • coloque para secar.

9. Divida o peso na lavadora

Se você vai lavar o tapete com outras peças, também é importante dividir o peso na lavadora. Isso porque alguns tapetes ficam muito pesados com água e não conseguem ser lavados direito, se a máquina estiver cheia. Sendo assim, se o tapete for muito grande, opte por lavá-lo sozinho.

10. Use amaciante de roupas

Quer deixar seu tapete cheiroso e ainda mais macio? Escolha um bom amaciante! O UAU Perfumes Glamour, por exemplo, deixa a peça bem mais confortável, ao mesmo tempo em que suas microcápsulas liberam o perfume ao longo do dia.

11. Seque o tapete corretamente

A secagem do tapete felpudo é tão importante quanto as outras etapas. Para chegar a um resultado satisfatório e não deixar um odor de umidade desagradável no ambiente, comece retirando o máximo de água com um aspirador de líquidos.
Entretanto, tenha cuidado nessa etapa, uma vez que a maioria dos aspiradores domésticos tem apenas a função de sugar sólidos. Usá-los, nesse caso, será extremamente perigoso.
Por isso, caso o seu aparelho não tenha especificações para líquidos, a melhor maneira é alugar o equipamento de uma empresa especializada. Outro cuidado importante é não torcer o tapete em hipótese alguma.
Feito isso, estenda-o em algum lugar que não crie vincos. Ou seja, não use o varal e prefira uma mureta ou mesa de pedra — com superfícies limpas.
Além disso, não o exponha diretamente ao sol, pois isso pode danificá-lo, especialmente se o tapete tiver base emborrachada, que pode se degradar. Por fim, ao longo do dia, mude a posição, de maneira que todas as partes fiquem expostas para a secagem.

12. Conserve seus tapetes para deixá-los de cara nova

Cuidar de um tapete felpudo não é tão difícil. Para isso, você pode usar alguns truques para deixá-lo sempre com o aspecto de novo:

  • os tapetes felpudos são produtos muito sensíveis, por serem feitos de lã, shaggy ou algodão. Para eles, o sol é um “grande vilão”. Então, evite o contato dele direto com o tapete, fechando a janela ou a cortina;
  • utilize somente produtos de qualidade e confiáveis quando for lavar seu tapete em casa;
  • quando precisar guardar seu tapete, coloque-o em cima de um lençol limpo e enrole-o, pois ele não pode ser dobrado. Depois, coloque a peça em uma sacola, amarre e guarde;
  • proteja o tapete de micro-organismos indesejados, misturando desinfetante que seja bactericida e fungicida em uma porção de água. Uma vez na semana, borrife uma quantidade mínima no tapete.

Quando é o momento de limpar o tapete de pelo?

Saber como limpar tapete de pelo é fundamental, mas você não precisa fazer isso toda semana. Para definir quando é o momento certo, confira algumas dicas:

  • tapetes claros sujam mais rápido, por isso, lave com mais frequência;
  • observe se o tapete está em um ambiente onde passa muita gente;
  • tapetes em que crianças ou cachorros brincam podem precisar de mais limpeza;
  • escolha um dia de limpeza com sol e calor;
  • lave o tapete em um dia em que você tiver tempo;
  • mesmo sem sujeira aparente, limpe uma vez ao mês, por causa do pó.

Como você viu, há muitas formas fáceis limpar um tapete felpudo. Entre elas, usar produtos adequados é o mais correto para um melhor efeito. Assim, você mantém o tapete conservado por anos e com o aspecto sempre bonito.
Gostou do artigo sobre como limpar tapete de pelo? Então, compartilhe este texto em suas redes sociais para que seus amigos também possam conhecer essas dicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *