Como lavar tapete felpudo? Confira essas 8 dicas!

Eles são lindos e aconchegantes, decoram e compõem o ambiente. Entretanto, acumulam poeira e sujam com facilidade. Sabendo como lavar tapete felpudo, fica fácil ter essa peça em casa.

Apesar de gostar deles, muita gente desiste de escolher tapetes para a sala só de imaginar o trabalho que deve ser para limpar. A verdade é que com algumas dicas práticas, é possível conciliar a lavagem dos tapetes com a rotina de trabalho e a arrumação da casa sem grandes esforços.

No post de hoje, ensinaremos 8 truques essenciais para isso. Confira!

1. Use o aspirador de pó antes de lavar a seco

Tapetes felpudos juntam muita poeira e propiciam o acúmulo de ácaros. Por isso, optando pela lavagem a seco e pelo uso de uma solução para a limpeza, aspirar o pó antes é fundamental.

Lavar tapete a seco é prático, fácil e você pode fazer em casa. Use produtos específicos para não danificar seu felpudo. Como algumas peças são bastante delicadas, a dica é usar um lençol de algodão ou tecido de nylon sobre o tapete e fazer a sucção.

A proteção atua como um filtro, evitando que os fios sejam sugados e detalhes do desenho estragados. Quando bem utilizado, o aspirador de pó é capaz de retirar a poeira depositada entre as fibras.

Os tapetes felpudos são produtos muito sensíveis, por isso precisam de muita atenção ao serem lavados e, um desses cuidados é que os produtos sejam diluídos. Faça assim: coloque em uma vasilha, um litro de água e três colheres de lava roupas líquido, misture bem e, com o auxilio de um funil, coloque em um borrifador. O uso do borrifador é indispensável para esse processo, pois ele equilibra a quantidade do produto no tapete, evitando que fique muito molhado.

Em seguida, passe uma escova macia delicadamente em todo o tapete. Após escovado, passe um pano molhado em água, esprema bem e passe para retirar o produto, lave o pano quantas vezes forem necessárias para retirar todo o resíduo, pois, caso o produto não seja bem eliminado, há possibilidade de os fios ficarem endurecidos. O ideal é que seja um pano de cor clara e que não solte tinta para não manchar o tapete. E, não esqueça de limpar o lado de trás do tapete.

Um acabamento diferenciado é muito importante para evitar , por um bom tempo, a proliferação de microrganismos. Portanto, para finalizar, em um litro de água, coloque ½ tampa de eliminador de odor e ½ tampa de amaciante e ½ tampa de desinfetante, coloque em um borrifador e aplique nos dois lados do seu tapete felpudo. Atenção! Só coloque o tapete no ambiente quando ele estiver totalmente seco.

2. Prepare uma solução de limpeza para tirar manchas

Como acessórios decorativos, os tapetes estão sujeitos aos mais diversos acidentes com bebidas, molhos e até incidentes com animais de estimação. É possível recorrer a uma solução de sabão líquido e água para remover as manchas e a sujeira excessiva.

Observe que para tirar mancha, sujos mais pesados, urina de animais e outras sujeiras, a limpeza deve ser diferente da limpeza a seco citada acima. Aqui as porções dos produtos e os procedimentos são um pouco diferentes.

Primeiramente, coloque um papel toalha sobre a mancha para absorver o máximo possível do resíduo. Depois, basta misturar o Lava Roupas UAU Active com água, na proporção de 1/4 de xícara para 1 litro de água. Mexa vigorosamente para fazer espuma, pois ela facilita a penetração de forma homogênea no tapete. Se for muito felpudo, vale a pena incluir o Amaciante concentrado UAU na solução para garantir a maciez.

Umedeça a superfície do tapete com a solução e limpe com uma escova macia. Após essa etapa, finalize com um pano úmido e deixe secar naturalmente, ou utilize um secador de cabelos para agilizar o processo.

3. Escove o tapete no sentido correto

Na hora de escovar o tapete, além de uma escova de cerdas macias para não danificar, é importante seguir a direção dos pelos. Esfregue devagar e suavemente, para remover a sujeira sem estragar as fibras. Nunca utilize vassouras, rodos e escovas com cerdas firmes, pois elas podem danificar a textura, que é o charme do tapete felpudo.

4. Faça uma pré-lavagem

Se passar aspirador de pó e retirar manchas pontualmente não for o suficiente, tome alguns cuidados antes de enviá-lo para a máquina de lavar. O ideal é que você faça uma pré-lavagem.

Como é uma peça que encarde facilmente, primeiramente você deve bater o tapete, varrer e passar aspirador de pó para tirar as poeiras mais leves. Feito isso, deixe-o de molho em água e sabão por 30 minutos. Faça uso de uma vassoura para espalhar e esfregar o produto por toda a superfície enquanto retira os maiores detritos. Passe em uma porção de água para tirar o sabão do molho, em seguida, faça o processo normal de lavagem.

5. Utilize produtos adequados

A escolha do produto de higienização é fundamental para um bom resultado, sem surpresas desagradáveis. Como cada produto tem uma especificidade, você deve ler os rótulos para saber como usá-lo corretamente e ter certeza de que nenhuma das substâncias contidas danificará o seu tapete. Isso permitirá uma limpeza eficiente e sem desperdícios.

Ao utilizar o produto adequado, você não corre o risco de danificar a peça e ainda aumenta a sua vida útil. Isso porque somente a sujeira é removida e as fibras são conservadas, mantendo a cor original. Além disso, com um produto eficiente, fungos e ácaros são totalmente eliminados, prevenindo problemas respiratórios e outras doenças.

Se você ainda tiver insegurança sobre o produto, faça um teste em um pequeno e discreto local do tapete para ter certeza de que a tinta não sairá. Mesmo que não saia, aplique apenas a quantidade necessária e retire totalmente o produto de limpeza após o procedimento, evitando o desbotamento. Lembre-se também de nunca aplicar os produtos diretamente sobre o tecido, coloque primeiramente sobre um pano.

6. Proteja o tapete ao lavar na máquina

Outra maneira de limpar tapetes é usar a máquina de lavar. Dependendo do tamanho da peça, esta é uma opção muito prática. Pra começar, é preciso conferir se o material do tapete permite que a lavagem seja feita dessa maneira sem danificar os pelos.

Mesmo que seja possível lavar na máquina, como os tapetes costumam ser mais delicados, o ideal é colocar a peça dentro de um saco de algodão lavável. Pode ser uma fronha, por exemplo. Dessa maneira, o tapete fica protegido dos atritos que ocorrem no interior da máquina, evitando danos.

Algumas pessoas preferem dar uma segurança maior ao seu tapete e lavá-lo à mão. Neste caso, você pode fazer uso dos mesmos produtos que utilizaria na máquina. Faça desta forma: estenda o tapete aberto no chão, molhe e aplique o produto de limpeza diluído em água, em seguida esfregue passando a mão no tapete.

Para tirar o produto, utilize um mangueiro para jogar bastante água enquanto vai passando a mão. Coloque para secar. Lavar assim, seu tapete não sofre nenhuma agressão.

7. Seque o tapete corretamente

A secagem do tapete felpudo é tão importante quanto as outras etapas para chegar a um resultado satisfatório e não deixar um odor de umidade desagradável no ambiente. Comece retirando o máximo de água com um aspirador de líquido.

Entretanto, tenha cuidado nessa etapa, uma vez que a maioria dos aspiradores domésticos tem apenas a função de sugar sólidos. Usá-los, nesse caso, será extremamente perigoso. A melhor opção, caso o seu aparelho não tenha essa propriedade, é alugar um equipamento em uma empresa especializada. Outro cuidado importante: não torça o tapete em hipótese alguma.

Feito isso, estenda em algum lugar que não crie vincos. Ou seja, o varal não será uma boa ideia, dessa vez. Você pode usar uma mureta ou até mesmo deixar o tapete sobre uma mesa de pedra. Não o deixe exposto diretamente ao sol, pois isso pode danificá-lo. No caso de tapete com base emborrachada, que pode se degradar, o cuidado com o sol é ainda mais importante. No decorrer do dia, mude a posição de maneira que todas as partes fiquem expostas para a secagem.

8. Conserve seus tapetes para deixá-los de cara nova

Cuidar de tapete felpudo não é tão difícil, por isso, é bom conhecer alguns truques para deixá-lo sempre com o aspecto de novo. Confira essas dicas:

  • os tapetes felpudos são produtos muito sutis, por serem feitos de lã, shaggy, ou algodão. Eles precisam ser cuidados com muito carinho. O sol é um “grande vilão”. Evite o contato direto com os seus tapetes. Você pode fechar a janela ou a cortina para protegê-los;
  • utilize somente produtos de qualidade e confiáveis quando for lavar seu tapete em casa;
  • quando precisar guardar seu tapete, coloque-o em cima de um lençol limpo e enrole-o, pois eles não podem ser dobrados, coloque em uma sacola, amarre e guarde;
  • proteger o tapete de micro-organismos indesejados, como bactérias, fungos e ácaros ajuda na sua conservação. Misture um desinfetante que seja bactericida e fungicida em uma porção de água, coloque em um borrifador e, uma vez na semana, você pode borrifar uma quantidade mínima no tapete. Essa prática evita que o tapete seja lavado muitas vezes, conservando a sua aparência e o seu tempo de duração.

Como vimos, há muitas formas fáceis de lavar tapete felpudo. Contudo, usar produtos adequados é o mais correto para um melhor efeito. O ideal é fazer a limpeza uma vez ao mês para a sujeira não acumular e não encardir as fibras. Da mesma maneira, as manchas são mais facilmente removidas assim que ocorrem do que quando a sujeira seca.

Achou interessante essas informações de como cuidar do seu tapete felpudo? Assine nossa newsletter! Assim, vamos manter você sempre atualizado sobre como cuidar mais do seu tapete felpudo.

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.