Como funciona a lavagem a seco e quais suas vantagens?



Blog UAU

Como funciona a lavagem a seco e quais suas vantagens?

Você certamente já ouviu falar da lavagem a seco, mas sabe como ela funciona, quando é indicada e quais peças podem passar por esse processo?

Em vez de água, a lavagem a seco utiliza solventes químicos — que também são líquidos, mas que não deformam a fibra dos tecidos. Os solventes usados no processo são desenvolvidos para remover a sujeira sem afetar as características originais do material. Dessa forma, a peça não descolore ou encolhe.

É por isso que, mesmo não sendo tecnicamente “seca”, a técnica leva esse nome. Quer saber mais sobre a lavagem a seco e entender por que ela pode ser uma ótima opção? Continue a leitura, pois vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!

Como a lavagem a seco funciona?

Antes de mais nada, há um processo de pré-lavagem, em que as peças de roupa são analisadas cuidadosamente em busca de quaisquer manchas ou sujeiras mais pesadas. Se houver, elas são tratadas individualmente, de acordo com cada tecido.

Para começar a lavagem a seco em si, as roupas são embebidas em solventes químicos — hidrocarboneto ou percloroetileno, dependendo do tecido e do tingimento da roupa.

A seguir, as peças são giradas em uma máquina especial de limpeza a seco por um período que pode durar de 8 a 25 minutos, dependendo do nível de sujeira das peças. Nessa etapa, o solvente está em uma temperatura entre 3ºC e 10ºC.

Durante o processo, acontecem cerca de 450 rotações por minuto. Passado o devido período de limpeza, a temperatura dentro das máquinas especiais é elevada a até 60ºC para que, durante a centrífuga, o solvente químico seja evaporado por completo.

O processo é indicado para quais peças?

Normalmente, a lavagem a seco é indicada para peças de camurça, de seda e outras roupas finas, como ternos, calças sociais e vestidos de festa. Roupas de lã ou que tenham aplicações de renda ou de bordado também se beneficiam do processo.

Para saber exatamente quais das suas peças de vestuário devem ou podem ser lavadas a seco, não tem erro: confira atentamente as instruções na etiqueta!

A lavagem a seco não remove odores e, portanto, a peça não pode estar com mau cheiro antes de passar pelo processo.

Quais as vantagens da lavagem a seco?

Há tecidos delicados, como a camurça e a seda, que podem ser danificados se forem à máquina de lavar. Além disso, em peças de qualquer material, a lavagem a seco ajuda a preservar a cor e as demais características originais por mais tempo.

Em roupas finas e com muitos detalhes e aplicações (pedraria, pérolas, laços, renda, bordado e outros enfeites), a lavagem a seco é importante para que essas peças não desprendam-se do tecido, danificando a roupa e até mesmo impedindo o uso.

Por manter a integridade das fibras do tecido, a lavagem a seco também impede que as peças encolham ou deformem-se.

Viu só? A lavagem a seco é uma opção para que certas peças durem por mais tempo. Mas lembre-se de sempre ler com atenção as instruções de lavagem da etiqueta.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude seus amigos a também entenderem o funcionamento e as vantagens da lavagem a seco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *