Sabe como montar um cronograma de limpeza? Aprenda aqui!



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Sabe como montar um cronograma de limpeza? Aprenda aqui!

Quem não gosta de ter a casa sempre limpa e organizada? O problema é que, para muitas pessoas, arrumar a casa parece um fardo, tomando um tempo que elas não têm sobrando. Mas não precisa ser assim, com um bom cronograma de limpeza é possível dar conta de tudo!

A limpeza e a organização da casa não são só uma questão de conforto e bem-estar: também envolvem a saúde física e mental. Chegar a casa após um dia puxado e encontrar ambientes arrumados recarrega nossas baterias para o próximo dia, sem contar que o acúmulo de poeira é responsável por alergias e doenças respiratórias.

Pensando em facilitar a sua vida, neste post ensinamos tudo sobre como montar um cronograma de limpeza, incluindo exemplos de tarefas que você pode executar a cada dia da semana. Acompanhe!

Vantagens de adotar um cronograma de limpeza

Para quem tem uma rotina corrida, trabalha fora, e não quer perder parte do seu fim de semana limpando, ter uma casa arrumada pode parecer difícil, mas com um pouco de organização a tarefa se torna fácil.

O cronograma de limpeza consiste na divisão das tarefas pelos dias da semana. Fazendo um pouquinho por dia, você consegue evitar o acúmulo dos afazeres sem atrapalhar seus outros compromissos. Mas as vantagens não param por aí, olha só:

  • reduz o tempo gasto com a limpeza;
  • ajuda a manter o ambiente organizado por mais tempo;
  • evita o acúmulo de sujeira;
  • torna mais fácil se organizar e não esquecer de nenhuma tarefa;
  • facilita toda a rotina da casa, inclusive as tarefas diárias;
  • combate a procrastinação;
  • permite uma melhor divisão das tarefas entre todos na casa;
  • deixa o fim de semana livre.

Dicas de como montar um cronograma

Agora que você já entendeu que um cronograma de limpeza pode ser aquela solução que faltava para conseguir manter a casa em ordem, que tal umas dicas de como montar o seu? Elaboramos um passo a passo para você se organizar. Siga!

Liste todas as tarefas

O primeiro passo para montar um cronograma eficiente é listar todas as tarefas que fazem parte da limpeza e organização da casa, indicando o tempo necessário para cada uma delas e as prioridades.

Não esqueça de incluir na lista as ações relacionadas com a administração da casa, mesmo que não sejam efetivamente parte da limpeza, como fazer a lista de compras e ir ao supermercado.

Defina a frequência

Com a lista em mãos, o próximo passo é definir a frequência de cada tarefa, ou seja, o que deve ser feito diariamente, semanalmente, e até com periodicidades menores, como uma vez ao mês ou a cada seis meses.

Por exemplo, tarefas como limpar a geladeira, virar o colchão, lavar as cortinhas, higienizar tapetes, dentre outras, podem ser feitas com um intervalo maior. Já lavar a louça, tirar o lixo e arrumar as camas são tarefas diárias.

Estabeleça uma rotina

Programe o período e o tempo, dentre as suas atribuições do dia a dia, que você vai dedicar ao cumprimento do cronograma. Essa atividade precisa se tornar um hábito, como ir trabalhar, fazer ginástica, escovar os dentes etc.

Quando incorporada como hábito dentro da sua rotina, a limpeza passa a ser feita de maneira automática, sem representar um esforço, e a organização doméstica fica muito mais simples.

Tenha os utensílios necessários

Organize todos os utensílios domésticos que você vai precisar, como aspirador de pó, panos, vassoura, rodo, balde, escovas e outros. Certifique-se de que estão todos em bom estado e providencie o que estiver faltando.

Lembre-se dos suprimentos, por exemplo, os saquinhos do aspirador de pó, sacos de lixo e sachês para colocar nos vasos sanitários.

Invista nos materiais de limpeza

Abasteça sua dispensa com os produtos essenciais para a limpeza do dia a dia — desinfetante, desengordurante, limpa vidros, multiuso, limpa pisos, cloro etc. A UAU oferece uma linha completa de concentrados de limpeza que promete descomplicar a sua vida.

A linha UAU Tech, por exemplo, conta com tensoativos que removem a sujeira e protegem a superfície, evitando a aderência de gordura. Além disso, há a linha UAU Especialidades, com produtos para superfícies e locais específicos, como metais, inox, box, fogão e couro, limpando até o que parecia impossível.

Exemplo de um cronograma semanal

Para facilitar ainda mais a sua vida, listamos aqui algumas tarefas divididas pelos dias da semana. Você pode adaptar este exemplo de cronograma semanal à sua realidade. Confira!

Segunda

  • planejar o cardápio da semana;
  • fazer hortifrúti;
  • varrer ou aspirar o chão da sala e banheiros;
  • trocar toalhas de rosto e banho;
  • lavar roupa.

Terça

  • tirar o pó dos móveis;
  • limpar vidros e azulejos da cozinha;
  • lavar o vaso sanitário;
  • bater os tapetes;
  • passar e guardar a roupa.

Quarta

  • varrer ou aspirar os quartos;
  • passar pano nos banheiros;
  • cuidar das plantas ou lavar a varanda;
  • organizar a geladeira;
  • colocar roupa para lavar.

Quinta

  • limpar eletrodomésticos, como fogão e microondas;
  • organizar os armários da cozinha;
  • varrer e passar pano no chão da cozinha;
  • limpar espelhos;
  • recolher a roupa do varal e guardar o que não precisa passar.

Sexta

  • trocar roupas de cama;
  • lavar azulejos e box do banheiro;
  • varrer ou aspirar a casa toda;
  • fazer lista de compras e ir ao supermercado;
  • colocar roupa para lavar.

Outra forma de organizar seu cronograma de limpeza é dedicar um tempo para as tarefas diárias e a limpeza pesada de um cômodo por dia. Assim, ao final da semana, a casa toda estará devidamente limpa.

De um jeito ou de outro, ao anotar todas as etapas da limpeza em um cronograma, fica muito mais fácil de se organizar e manter tudo em dia. Afinal, ninguém quer chegar ao fim de uma semana de trabalho e ainda ter uma casa virada do avesso para colocar em ordem, não é mesmo?

Com um cronograma de limpeza bem distribuído, você faz um pouquinho por dia e incorpora a rotina doméstica à sua vida sem sacrificar o tempo de lazer e descanso do fim de semana.

Se este post foi útil para você, não deixe de ler também como elaborar um roteiro de limpeza.

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