Conheça a importância da saúde bucal das crianças

Os cuidados com a higiene pessoal e a saúde bucal das crianças devem começar cedo. Logo que apontarem os primeiros dentes de leite, elas precisam aprender a importância da escovação e das visitas periódicas ao dentista. Incluir, quanto antes, uma rotina que estimule o hábito da higienização bucal ajuda as crianças a desenvolverem bocas mais saudáveis, além de prevenir o aparecimento de cáries e outras doenças.

Para isso, é fundamental que os pais ou os responsáveis pelos menores possam orientá-los desde cedo, ajudando a criar rotinas mais salutares de cuidados com a saúde bucal. Neste artigo, vamos dar dicas dos principais cuidados com a higiene bucal nas crianças. Confira e ótima leitura!

Incentive os cuidados com a saúde bucal das crianças

Os primeiros cuidados com a saúde bucal são fundamentais para a criação de uma dentição perfeita. Além disso, a introdução de cuidados específicos, ainda durante a infância, é capaz de formar hábitos saudáveis por toda a vida adulta. Por isso, a participação da família na rotina de higiene bucal das crianças é essencial para transmitir segurança e incentivo.

Explique a importância da escovação

Logo que a criança estiver mais madura, é fundamental começar a explicar a importância do hábito de escovar os dentes. Procure não contar histórias que possam colocar medo ou contos enganosos. Nessa etapa, é essencial que os responsáveis sejam sinceros e expliquem de maneira simples e objetiva a necessidade dessa higienização.

Dê o bom exemplo

A melhor maneira das crianças aprenderem alguma coisa é seguindo o exemplo daqueles que elas amam. Por isso, toda a família tem papel fundamental na introdução de bons hábitos de higiene bucal nos menores. Adultos devem fazer a higienização dos dentes sempre na frente das crianças. Dessa forma, fica mais fácil fazê-las entenderem que esse é um procedimento usual, diário e que deve ser seguido.

Deixe a criança confortável

Na hora de escovar os dentes, colocar as crianças em cima de bancos, cadeiras ou do vaso sanitário, não é seguro e pode fazer com que os pequenos se sintam amedrontados e desconfortáveis. Deixar as crianças em uma posição segura, é importante para que elas se sintam mais confiantes no momento da escovação e consigam entender as recomendações, executando os movimentos de forma correta.

Consulte o dentista regularmente

As visitas ao dentista devem começar cedo, assim que o primeiro dente de leite apontar. Dessa forma, é possível que o profissional acompanhe o processo de crescimento e desenvolvimento dos dentes da criança, prevenindo doenças e outros problemas. O dentista também ensina os menores a forma correta de escovar os dentes, como usar fio dental, além de realizar outros procedimentos preventivos.

Crie um momento descontraído

O ato de escovar os dentes deve ser um momento descontraído e inspirador para as crianças. Nada de cobrar como uma obrigação ou de forma impaciente. Um ótimo estímulo é recorrer a vídeos de personagens infantis realizando a higiene bucal ou contar histórias que estimulem a imaginação da criança.

Portanto, a saúde bucal das crianças deve ser acompanhada de perto pelos pais ou responsáveis. Estimular os pequenos a hábitos saudáveis de higienização é uma forma de prevenir doenças e proporcionar mais qualidade de vida na etapa adulta. Além disso, é fundamental visitar um dentista, periodicamente, para manter a boa higiene bucal.

Sabia que as crianças também podem ajudar a manter a casa limpa? Descubra hábitos que auxiliam nesse processo!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.