5 hábitos de higiene pessoal que previnem doenças em adultos e crianças



Blog UAU

5 hábitos de higiene pessoal que previnem doenças em adultos e crianças

Já notou que de todas as felicitações que damos e recebemos em aniversários e datas festivas a mais comum é desejar saúde? Há uma razão simples e óbvia para isso: precisamos ter boa saúde para desfrutar de um estado completo de bem-estar e longevidade. Só assim podemos viver muitos e bons anos de vida. Concorda?

E, para termos a tão sonhada saúde perfeita, devemos investir em diversos hábitos saudáveis: boa alimentação, prática regular de exercícios e higiene pessoal.

No post de hoje, vamos ajudar você a investir em bons hábitos de higiene pessoal para melhorar ainda mais a sua qualidade de vida e de toda a família. Atitudes simples no dia a dia podem trazer bem-estar a todos.

Acompanhe!

Hábitos de higiene pessoal podem prevenir doenças

Pode até parecer um exagero, mas na verdade não é: bons hábitos de higiene pessoal podem prevenir muitas doenças. E são muitas mesmo! Alergias diversas, problemas estomacais e intestinais e hepatites são apenas alguns exemplos de doenças que podem ser evitadas.

A seguir, citamos 5 hábitos de higiene que ajudam a prevenir doenças. Confira!

1. Lavar as mãos

As mãos devem se lavadas diversas vezes ao dia, sobretudo antes das refeições e após utilizarmos o banheiro. Durante o nosso dia, tocamos em diversos objetos que estão repletos de sujeiras, muitas invisíveis aos olhos.

Por meio das nossas mãos, essas sujeiras são levadas aos alimentos que pegamos, à nossa boca, aos olhos etc. Muitos resfriados e gripes virais são transmitidos de uma pessoa para a outra por meio das mãos.

2. Lavar bem os alimentos

Legumes, vegetais e frutas devem sempre ser higienizados antes de serem consumidos. Germes, vírus e bactérias podem estar presentes nesses alimentos e comprometer a nossa saúde. A toxoplasmose, por exemplo, é uma doença transmitida por parasitas que podem estar alojados nesses tipos de alimentos.

3. Escovar os dentes

Além de manter os dentes brancos e bonitos e o hálito fresco, a escovação correta após as refeições ajuda a proteger o coração. Sabia disso? A escovação ajuda a impedir que muitas bactérias presentes em nossos dentes e gengivas ocasionem inflamações e cheguem ao nosso coração pela corrente sanguínea, causando problemas cardíacos.

4. Não compartilhar itens pessoais

Não se deve compartilhar escova de dentes, toalhas, roupas íntimas etc. Muitas doenças virais, como hepatite C e HIV, podem ser transmitidas por compartilhamento de objetos cortantes como os alicates de unha e cutícula ou navalhas de barbear.

5. Manter a limpeza da casa

Para completar a nossa higiene pessoal, precisamos investir também na higiene da nossa casa. Ambientes sujos podem proliferar bactérias, vírus e ácaros, que prejudicam muito a saúde respiratória e favorecem alergias. Por isso, invista na limpeza eficiente, com produtos que ajudam a fazer uma esterilização doméstica.

Atitudes simples melhoram as condições de higiene!

Nos hábitos de higiene pessoal, o Sol é um ótimo aliado! Deixar as janelas da casa abertas para a entrada da luz solar e da ventilação ajuda a manter o ambiente doméstico sem a presença de mofo. Para a saúde do corpo, o banho de sol no horário adequado também traz importantes contribuições. 

Agora que você já está craque em hábitos de higiene pessoal, aprenda como eliminar ácaros dos estofados, camas e travesseiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *