Como tirar mancha de mofo do teto do banheiro?



Blog UAU

Como tirar mancha de mofo do teto do banheiro?

A mancha de mofo no teto é um inconveniente que vai além da questão da limpeza, já que o bolor é um fungo nocivo à saúde e pode trazer inúmeras doenças aos moradores da casa.

Causado pela umidade, ele é mais comum em locais como cozinhas e banheiros, devendo ser eliminado logo que surge para que o problema não seja agravado. O mofo no teto é feio, causa alergias respiratórias e é difícil de ser alcançado para limpar. Por isso, atacar o problema no início é a melhor opção.

Mesmo sendo um vilão da limpeza, acabar com o mofo não é impossível. Utilizando os produtos corretos e os materiais de segurança adequados, esse problema pode ser resolvido rapidamente.

Neste post, ensinamos como tirar mofo do teto do banheiro e mostramos algumas dicas de segurança indispensáveis! Continue a leitura para conferir!

Por que o mofo costuma aparecer nos banheiros?

O mofo e o bolor surgem em decorrência da umidade. Por isso, apesar da possibilidade de aparecerem em diversos cantos da casa, são muito comuns no teto do box do banheiro

Além da umidade, o vapor d’água também contribui para a formação dos pontinhos pretos. Assim, é importante entender a causa do problema. Por exemplo, a falta de uma janela ou basculante é a razão número 1 para o acúmulo de mofo no teto do banheiro. 

O hábito de deixar toalhas úmidas secando no banheiro também contribui para o problema. Outra dica importante é deixar a porta aberta após o banho, para secar o ambiente. 

Sinais de mofo

Os indícios de que há mofo no banheiro podem ir além das famosas manchas verdes. Rachaduras na pintura e o aparecimento de áreas cinzas e até pretas no teto costumam ser os primeiros sinais.

A proliferação do mofo é bastante rápida e, em questão de horas, uma pequena mancha pode aumentar de tamanho em até 4x! Por isso, como dito na introdução deste artigo, não se pode esperar muito para remover esses fungos!

Como remover mancha de mofo do teto?

Apesar de ser um problema um pouco difícil de evitar, sua solução é bem simples. Existem algumas formas de limpar e remover as manchas. 

Cloro ativo

Um dos métodos mais utilizados é a remoção com água sanitária, mas você pode utilizar o cloro. Basta diluir 1 xícara de UAU Limpeza Pesada Cloro Ativoem 4 xícaras de água. 

Coloque a solução em um borrifador e espirre sobre as manchas, notando algumas bolhas se formarem. Deixe agir por cerca de 20 a 40 minutos, período em que o mofo vai clarear, ficando amarelado, até sumir. 

Se você é daqueles que não abrem mão de que os ambientes da sua casa estejam sempre cheirosos, uma dica é utilizar o UAU Cloro Ativo Lavanda, que, além de tirar o mofo, deixa o seu banheiro com um delicioso perfume.

Para finalizar, passe um pano úmido para retirar o excesso do produto. 

Que materiais são necessários para esse tipo de limpeza?

É importante lembrar que limpezas mais pesadas como essa exigem alguns cuidados. Antes de tudo, certifique-se de que há um local seguro para subir e alcançar o teto, como um banco ou alto de uma escada. É preciso um apoio firme para passar o pano no teto com segurança. 

Escadas

Se você for utilizar uma escada portátil, é preciso tomar muito cuidado com alguns fatores, porque ela pode ser perigosa. Esse item doméstico deve atender a alguns requisitos, como oferecer ao usuário o mínimo de esforço ao ser utilizado (evite aquelas escadas que são difíceis de abrir ou muito pesadas) e segurança para que os riscos de acidentes sejam minimizados.

Antes de subir na sua escada, verifique o peso máximo especificado pelo fabricante. Contudo, não são somente os seus quilos que devem ser incluídos nessa conta. Todos os materiais que serão utilizados para a limpeza do teto deverão ser adicionados à carga. Se ela for excedida, não se arrisque!

Certifique-se também de que:

  • a escada esteja completamente aberta;
  • você esteja no centro dela;
  • o piso de apoio esteja seco e livre de irregularidades;
  • seus calçados sejam adequados, de preferência com solados antiderrapantes.

Além disso, o Inmetro divulgou algumas diretrizes de segurança a respeito dessas escadas. A saber:

  • os cantos e as arestas devem ser arredondados ou chanfrados;
  • as partes de metal que podem sofrer efeitos de corrosão precisam estar revestidas;
  • se houver peças de madeira, elas devem ser completamente niveladas e lixadas;
  • os pinos das dobradiças devem ser resistentes o bastante para que não se afrouxem com o uso;
  • os lances de escada devem conter limitadores de abertura;
  • as superfícies dos degraus devem conter elementos antiderrapantes.

Materiais de proteção (EPI)

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são importantíssimos para que a sua integridade física seja preservada. Por mais que seja uma faxina doméstica, alguns materiais são indispensáveis, principalmente ao lidar com cloro ativo, como luvas, óculos e máscara, ou pano para proteger nariz e boca. 

As luvas de proteção, por exemplo, são fundamentais para que não haja contato direto com soluções que podem causar irritação ou queimaduras na pele. As feitas de látex são ótimas para lidar com situações de umidade, como o mofo. Já as nitrílicas protegem mais contra agentes químicos, como solventes e tintas.

As máscaras e óculos de proteção protegem as partes mais sensíveis do nosso corpo, que são os olhos e a pele do rosto. Além disso, alguns modelos de óculos ampliam o campo de visualização e ainda permitem a ventilação na área.

As máscaras devem cobrir toda a parte da boca e nariz, pois já houve incidentes de produtos químicos que caíram dentro da cavidade bucal, queimando língua e garganta. Ademais, não se pode esquecer das botas, que devem ser feitas de PCV e ter tecnologia antiderrapante.

Além disso, é importante deixar as portas e janelas do ambiente abertas, aplicar o produto aos poucos e sair do local para respirar. 

Mesmo após eliminado, o bolor possivelmente voltará a aparecer, já que sua causa (umidade) é inerente ao tipo de ambiente. Por isso, é importante ficar atento para controlar o problema, tomando as medidas para retardar ao máximo o aparecimento e procedendo à limpeza assim que surgir uma mancha de mofo. 

E então, gostou deste post? Agora que você sabe como tirar mofo do teto do banheiro, que tal ver alguns itens que podem ajudá-lo nessa missão? Visite o nosso site para conferir nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *