O que é aromaterapia e como aplicar na sua casa

Já reparou que toda casa tem um cheiro específico? O aroma que sentimos ao entrar em um local pode nos remeter a diversas memórias e sensações. Isso acontece porque o olfato é capaz de trazer à tona emoções diversas e momentos importantes de nossa vida.

Por esse motivo, deixar o nosso lar com um aroma agradável nos faz muito bem. Mesmo que esse sentido ainda seja pouco explorado pelos profissionais de interiores, ele pode trazer um potencial incrível para o ambiente.

O ato de atribuir um cheiro a um determinado local chama-se aromaterapia. Ela consiste em mudar o clima do ambiente por meio de substâncias extraídas de flores, frutas, sementes, cascas e raízes.

Neste artigo, você descobrirá o que é aromaterapia, como ela influência na casa e como utilizá-la. Vamos lá? Boa leitura!

O que é aromaterapia?

Descoberta há mais de 5 mil anos, a aromaterapia é uma linha holística que cura por meio do odor. Assim como a acupuntura e o Reiki, ela é uma prática oriental utilizada até hoje.

A aromaterapia é um tratamento feito com base em elementos naturais com o objetivo de proporcionar bem-estar físico, mental, energético e emocional. As substâncias utilizadas são extraídas de plantas aromáticas e têm propriedades curativas, preventivas e terapêuticas.

Cada um dos óleos extraídos de flores, frutas e ervas tem uma finalidade. Ao serem inalados ou aplicados em determinados pontos do corpo, como os pulsos e a nuca, os óleos acarretam efeitos diretos nas emoções.

Qual é a influência dos aromas na casa?

Já muito usada para necessidades individuais, a aromaterapia também pode ser utilizada nos interiores das residências, de acordo com a sensação desejada para cada cômodo.

Como o olfato é um sentido que atua no subconsciente, reagimos aos cheiros antes mesmo de nos tornarmos conscientes sobre a sua presença, o que faz com que o sistema nervoso reaja aos poderes terapêuticos. Por isso, quando optamos por aromatizar um ambiente, devemos conhecer as propriedades da essência e suas funções, para que ela cumpra o objetivo que queremos.

Fazendo a escolha certa, o clima em seu lar pode se tornar muito mais equilibrado, harmonioso e positivo. Além disso, é possível estimular a concentração na área de trabalho, despertar a alegria, refrescar ambientes e trazer relaxamento — o que é o caso com o óleo essencial mais clássico, o de lavanda.

Existe um aroma para cada cômodo ou intenção, e você pode escolher uma fragrância pessoal para criar uma atmosfera inconfundível em sua casa. Opte por aromas duradouros, com os quais você se identifique. Feito isso, use-os com frequência para que sua casa tenha uma identidade, assim como acontece com o perfume, que acaba se tornando uma marca pessoal.

Como deixar a casa mais cheirosa?

Existem diversas formas de espalhar aromas pela casa: pingando o óleo puro em roupas de cama, por difusores, borrifadores, ou mesmo usando velas aromáticas. Também é possível fazer pot-pourris, que são potes com diversas flores, ervas e outras especiarias. Os produtos de limpeza aromatizados são outra excelente opção, uma vez que basta usá-los no momento de higienizar a casa, o que traz bastante praticidade.

Como já dito anteriormente, a escolha da fragrância dependerá do objetivo e do ambiente em que será utilizada. Por exemplo, as salas e o quartos, que são lugares que normalmente procuramos para relaxar, podem ser perfumados utilizando o aroma de rosas brancas, que traz calma.

A UAU conta com uma linha de limpadores de uso geral com diversas fragrâncias, como lavanda e flores vermelhas. Você pode se inspirar e utilizar a que mais agradar em seu cômodo preferido. O recomendado é escolher fragrâncias que harmonizem entre si. Inclusive, temos algumas sugestões para você:

Sala de estar

Se a sua intenção for trazer alegria e aumentar a integração e a sociabilidade da família e das visitas, invista em aromas cítricos, como o de limão ou de tangerina. Já se preferir um ambiente relaxante, aposte em lavanda ou camomila.

Cozinha

Como esse ambiente já costuma apresentar odores de comida, o ideal é que você use apenas fragrâncias relacionadas a alimentos e temperos, como manjericão e laranja, já que estas dialogam com a comida. Outra opção é utilizar aromas que despertem o apetite, como a canela e o cardamomo. Você também pode utilizar cheiros para afastar insetos, como a citronela e o cravo.

Quarto

Esse ambiente pede essências relaxantes e que ajudem a ter uma boa noite de sono. A lavanda é clássica, mas a manjerona e a aloe vera também são ótimas apostas. Caso você prefira criar um clima mais romântico e sensual, vale usar a rosa e sândalo.

Banheiro

Para prevenir odores desagradáveis nos banheiros, de forma a deixá-los sempre cheirosos, use a imaginação na hora de escolher as fragrâncias! No entanto, foque em apenas uma categoria de aromas, como os herbais, que incluem a menta e o pinho, dentre outros.

Área de trabalho e estudo

Em ambientes nos quais a concentração é primordial, aposte em aromas que clareiem a mente e ajudem na criatividade e memória. O limão e o alecrim podem contribuir muito para essas funções.

Agora que você já sabe o que é aromaterapia, lembre-se que, para ter bons resultados na aromatização, você deverá utilizar produtos de limpeza com boa qualidade e fabricados por marcas confiáveis. Dessa forma, além de você ter uma casa limpinha, o cheiro agradável ficará no ar por muito mais tempo.

Invista em limpadores perfumados principalmente nas áreas sociais, use desengordurantes para a cozinha, desinfetantes para o banheiro e amaciantes com aroma agradável para as roupas de cama. Afinal, todos os cômodos, inclusive a área de serviço, merecem ficar perfumados.

Também vale lembrar que é necessário escolher produtos adequados para cada tipo de material e revestimento. Dê preferência para aqueles que não façam mal para a pele e que sejam sustentáveis, como os que não são testados em animais.

Se você tiver alguma dúvida sobre qual produto utilizar para deixar sua casa perfumada, basta entrar em contato com a gente! Faremos indicações especiais para você!

Sua opinião é muito importante!

Comentários