Como incorporar o estilo industrial na decoração

Foi em meados das décadas de 1960 e 1970 que um novo movimento arquitetônico despontou nos Estados Unidos: o estilo industrial na decoração. Caracterizada pela contemporaneidade, a proposta ganhou adeptos que buscavam trazer um aspecto moderno e, ao mesmo tempo, prático para dentro de suas casas.

Aço escovado, cimento, cores sóbrias, móveis funcionais: são vários os elementos que ajudam a compor uma decoração industrial. No post de hoje, daremos algumas dicas práticas sobre como incorporá-la corretamente à sua casa ou seu apartamento. Confira!

Escolha as cores

O primeiro passo de qualquer projeto de decoração é a escolha da paleta de cores. Afinal, a partir dela é que será possível optar pelos móveis certos, bem como pensar nos objetos mais adequados para compor o espaço.

Geralmente, os tons que ditam a moda no estilo industrial são aqueles constituídos por nuances mais sóbrias, como cinza, preto e branco. Mas isso definitivamente não é empecilho para que elementos coloridos e cheios de personalidade ocupem o espaço, fazendo um contraponto, ok?

Ilumine o local

Não é porque a residência tem um conceito industrial que a iluminação pode ser deixada de lado. Aliás, uma das características mais fortes desse estilo está nas grandes janelas. Então deixe a luz entrar!

Mas não é só isso. Para garantir um efeito mais confortável, vale a pena apostar em spots. Outra dica é deixar a tubulação de luminárias e ligações aparente. Isso cria um visual mais despojado, a cara do estilo industrial.

Integre os espaços

Outra característica fundamental da decoração industrial é a integração entre os espaços. A ideia é deixar a casa com um aspecto de grande galpão, criando um espaço de circulação bem confortável para todos.

E tem mais! A proposta inclui também os móveis, que devem conversar, contribuindo para essa integração. Por isso, dê preferência a detalhes em metal, aos famosos pés palitos, além de peças em madeira e com design arrojado. Acredite: serão justamente as formas que darão mais personalidade ao ambiente.

Aposte no minimalismo

Apesar de o estilo minimalista ter uma base mais neutra que o industrial, ambos ficam muito bem quando colocados juntos. Essa combinação permite explorar melhor os elementos de decoração, ao mesmo tempo em que cria um ambiente clean com toques de modernidade.

A ideia é ter um lugar amplo, com poucos elementos, somente com o que é mesmo essencial, atemporal e tem alguma funcionalidade. Nesse caso, portanto, o menos é sempre mais.

Cuide da limpeza

Para garantir o destaque do estilo industrial na decoração é preciso prezar pela arrumação do ambiente. Como nesse estilo os elementos são pautados por cores sóbrias, qualquer coisa fora do lugar acaba destoando.

Logo, é importante deixar o local sempre limpo e organizado para destacar a decoração como um todo. Lembre-se de que, ao promover a integração dos ambientes, fica ainda mais importante manter tudo em seu devido lugar para criar um espaço aconchegante.

Viu como incorporar o estilo industrial na decoração não é uma tarefa tão difícil? Só é preciso personalidade para fazer combinações, dando seu toque!

Esperamos que nossas dicas ajudem na hora de industrializar a décor da sua casa. Por fim, se quiser acompanhar mais dicas como essas, curta nossa página no Facebook!

Sua opinião é muito importante!

Comentários