Aprenda a usar enfeites de janela com bom gosto



Blog UAU

Aprenda a usar enfeites de janela com bom gosto

Algumas janelas, por si só, mais parecem quadros na parede pela vista que emolduram, não é verdade? Esse não é o caso no seu lar? Pois saiba que é possível sim fazer das janelas grandes aliadas na decoração de um ambiente! No post de hoje, mostraremos como você pode usar enfeites de janela com muito bom gosto e praticidade para deixar sua casa mais elegante, independentemente da paisagem lá fora. Vamos conferir?

Saiba escolher a cortina certa

Além de emoldurarem as janelas e deixarem o ambiente mais aconchegante, as cortinas são muito versáteis por permitirem que você tenha mais privacidade em um cômodo sem precisar ficar com os vidros fechados. Para acertar na escolha, no entanto, é preciso levar 3 detalhes em consideração. São eles:

1. Comprimento

No quarto e na sala, por exemplo, uma cortina que vai até o chão provavelmente será mais adequada. Enquanto isso, na cozinha, no banheiro ou no home office, uma opção mais curtinha acaba ganhando em praticidade!

2. Tipo

Persiana, painéis, clássicas, com ou sem blecaute: são vários modelos entre os quais escolher. Leve em conta, aqui, o objetivo da cortina em cada cômodo (deixar escuro, apenas bloquear o sol ou tapar a vista, por exemplo) e a facilidade de limpeza das diferentes alternativas.

3. Estampa e material

Por último, não se esqueça de aliar o visual da cortina com a decoração da sua casa! Leve amostras do material na cor e na estampa desejadas para conferir o que combinar melhor em cada espaço.

Ganhe privacidade com as aplicações

Outro jeito prático e bonito de reduzir ou bloquear a visão dos vizinhos para sua casa sem usar as cortinas é por meio das aplicações feitas diretamente sobre o vidro, como aquelas que usam:

  • adesivos;
  • estampas feitas com tinta e estêncil;
  • tiras de renda ou tecido.

Vale lembrar que a maioria dessas aplicações é removível. Assim, você pode retirá-las sem problema se mudar de ideia e, inclusive, usá-las apenas como decoração temática em uma ocasião especial!

Use um móbile que combine com seu estilo

Os móbiles são muito usados como enfeites de janela em vários tipos. O segredo é escolher um que seja a sua cara e harmonize bem com o restante da decoração. Os cristais dão um toque zen ao ambiente e ajudam a deixá-lo mais iluminado. Já os sinos de vento trazem paz e tranquilidade, mas só funcionam bem onde há brisa. Os móbiles de papel, por outro lado, ficam ótimos nas janelas em que não há muito vento.

Outro ponto importante é colocá-los apenas em locais que não gerem incômodo. Então pode ser melhor deixá-los longe das janelas com basculante e daquelas que abrem para dentro.

Traga mais charme com uma namoradeira

Para quem não as conhece, as tradicionais bonecas de Tiradentes, em Minas Gerais, são esculturas de figuras femininas, do busto para cima, que ficam apoiadas junto à janela, com a cabeça sobre as mãos e os olhos sonhadores, à espera do amor. Criadas na época colonial, as namoradeiras combinam especialmente bem com um estilo de decoração mais rústico, com ares de fazenda mineira.

Aproveite a iluminação para a hortinha

Que tal montar um pequeno jardim no peitoril da sua janela? Além de enfeitar aquele lugar aproveitando a luz natural, você ainda se beneficia dos efeitos positivos do verde em casa e pode até plantar seus próprios legumes e temperos frescos! Quem não tem muito espaço para os vasinhos junto à janela pode instalar jardineiras ou montar uma horta vertical. Um aparador colocado ali também serve de apoio para as plantas.

Agora que você já sabe como usar os enfeites de janela na sua casa, não deixe de compartilhar esse post com seus amigos nas redes sociais! Peça a opinião deles para dar um up na decoração do seu lar!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *