Descubra qual é o melhor tipo de luminária para cada ambiente



Blog UAU

Descubra qual é o melhor tipo de luminária para cada ambiente

Sabia que a iluminação pode ser um grande trunfo decorativo? Isso porque, além de embelezar os ambientes, a luz ainda pode tornar os espaços mais amplos e aconchegantes. Tudo depende da cor e da intensidade da luminosidade, bem como da posição e do tipo de luminária.

Mas como escolher em meio a tantos modelos disponíveis no mercado? É verdade que cada um é adequado para diferentes partes da casa? Pois confira as respostas para essas e muitas outras perguntas a seguir!

Plafons

Geralmente, os plafons ficam centralizados nos ambientes e costumam ser instalados rentes ao teto — isso quando não são embutidos. Eles podem proporcionar luz direta ou indireta. Mas fica a dica: a iluminação indireta cria menos sombras e tende a ser mais agradável.

Por mais que esse tipo de luminária seja recomendado para quartos e salas, uma vez que oferece conforto visual e térmico, é sim possível variar. Vale plafon na cozinha, no banheiro, no corredor, no hall e onde mais achar que cabe!

Por fim, como os plafons normalmente são peças sóbrias, ganham bastante versatilidade. Assim, está mais que permitido fazer composições decorativas um pouco mais ousadas. Então nada de limitar o uso de outros modelos de luminária em um ambiente que já tem plafons, ok?

Spots

Os spots são aquelas luminárias pequenas que servem para iluminar e dar destaque a pontos específicos — como móveis, esculturas, plantas e quadros. A iluminação dos spots é focada e direta, podendo ser feita com lâmpadas dicroicas ou lâmpadas AR.

Fique à vontade para usar e abusar desse tipo de luminária em corredores e salas. Só vale tomar cuidado para optar por spots do tamanho certo, sem passar do ponto para mais ou para menos.

Pendentes

Práticos e modernos, os pendentes descem pelo teto por meio de fios elétricos e ficam pendurados, com cabos aparentes. Com modelos pra lá de variados, esse tipo de luminária pode agradar desde os mais românticos aos mais despojados. Qual será sua escolha?

Charmosíssimos, os pendentes dão à decoração um toque arrojado que pode complementar muito bem a decoração de bancadas, mesas, mezaninos, laterais de camas e espaços gourmet.

Lustres

Os lustres são luminárias requintadas, compostas por diversas ramificações cheias de lâmpadas. Eles ficam suspensos no teto, podendo servir tanto como iluminação principal do ambiente quanto como complemento decorativo. Há lustres clássicos e lustres modernos, produzidos com diversos materiais — como metal, cristal ou acrílico.

Vale ressaltar que esse tipo de luminária costuma combinar bem com a decoração de salas de estar, salas de jantar e halls de entrada, criando um ponto focal de destaque bastante interessante nesses ambientes.

Abajures

Os abajures não poderiam ficar de fora da nossa lista de tipos de luminária! Disponíveis em vários modelos, estilos e tamanhos, eles trazem aconchego e requinte para a iluminação residencial. Use-os para decorar o quarto, o home office ou a sala de leitura. Os abajures podem ser colocados sobre estantes, criados-mudos, mesinhas de canto ou escrivaninhas.

Ao escolher o abajur ideal, respeite a proposta decorativa do ambiente. Se o espaço for rústico, prefira peças amadeiradas, de bambu ou tecido cru. Caso o cômodo seja sofisticado, prefira abajures de louça ou vidro. Já se o local for moderno e irreverente, abuse das cores e recorra a materiais leves!

Arandelas

Arandelas são luminárias recomendadas para áreas externas — como jardins, terraços e varandas. Diferentemente dos refletores, postes e balizadores, elas ficam instaladas na parede, enquanto os demais são colocados no solo.

As arandelas iluminam o plano geral do ambiente e são capazes de criar uma agradável sensação de acolhimento — especialmente se a luz for amarelada.

E então, gostou das nossas dicas? Pois aproveite para aprender também a tornar a iluminação da casa mais aconchegante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *