9 dicas para escolher uma paleta de cores para decoração

Sabia que as cores não cumprem apenas uma função estética na sua casa? Além de embelezar os espaços, as tonalidades que colorem e decoram os ambientes são capazes de transmitir sensações! Você por acaso já entrou em algum lugar e sentiu um ar de aconchego ou de limpeza diferente? Pois pode ter sido graças às cores!

Justamente por ser tão poderosa, a paleta de cores para decoração deve ser escolhida com muito cuidado. E foi pensando nisso que preparamos o post de hoje, que traz uma lista com 9 dicas básicas para escolher as tonalidades ideais para sua casa. Confira!

1. Considere suas preferências pessoais

A primeira e mais básica dica para escolher a paleta de cores para decoração é levar em consideração seus gostos pessoais. Para isso, liste tanto suas cores preferidas como aquelas de que não gosta. Esse passo inicial norteará suas decisões, ajudando a selecionar os tons que realmente agradam você e a sua família.

Afinal de contas, para se sentir feliz e à vontade no seu lar doce lar, é essencial optar por uma paleta que tenha a ver com você, certo? E, nessa fase, é bom se lembrar de que nem só de cores da moda sobrevive a decoração da casa, viu? Então, nada de apostar em uma paleta tida como tendência se ela não conversa com seu coração!

2. Pense no estilo da decoração

O estilo do restante da decoração também é determinante para escolher a paleta de cores que vai estabelecer o clima dos cômodos da casa. Afinal de contas, as tonalidades podem tanto compor perfeitamente o estilo decorativo como destoar completamente da proposta.

Se sua intenção é, por exemplo, decorar o ambiente dentro do estilo clean, minimalista e sofisticado, cores claras e sóbrias são mais do que bem-vindas. Nesse caso, você pode abusar do branco, do bege e também do cinza.

Já se a decoração é rústica, paletas com cores terrosas e amadeiradas são opções certeiras. Por outro lado, se a décor é moderna e descontraída, cores quentes e vibrantes são as melhores pedidas.

3. Conheça o significado e o efeito das cores

É importante conhecer o significado e o efeito causado pelas cores antes de escolher a paleta ideal para cada ambiente. Afinal, as tonalidades podem provocar sensações e transmitir sentimentos opostos! Enquanto o amarelo e o laranja são cores solares, que acolhem, estimulam e energizam, por exemplo, o azul é uma cor serena, que tranquiliza e traz equilíbrio.

Sabendo disso, procure conhecer a psicologia das cores e leve em conta o tipo de efeito e a atmosfera que você pretende criar em cada espaço. Nos quartos, por exemplo, o ideal é que a paleta favoreça ao descanso e ao relaxamento. Nesse caso, o branco, que transmite paz e tranquilidade, é melhor do que o vermelho, que pode provocar irritabilidade.

4. Teste possibilidades e combinações

Você não precisa sair comprando tintas e acessórios, sem antes testar as combinações prováveis para se certificar de que elas são realmente boas alternativas para sua decoração. Imagine se você descobre que, colocada em prática, sua ideia inicial nem é tão boa assim!

Atualmente existem aplicativos na internet que permitem simular a pintura nas paredes, seja montando paletas personalizadas ou aceitando sugestões de paletas já prontas.

5. Varie na paleta de cada cômodo

Quem disse que é preciso escolher uma única paleta para a casa inteira? Aliás, diante de tantas opções de tons disponíveis no mercado, decidir por um único leque parece até uma tarefa ingrata, quase um desperdício!

Você também tem essa sensação? Não se preocupe! A riqueza de cores é grande e você pode escolher mais de uma paleta para sua decoração, desde que os tons escolhidos dialoguem. Para acertar na escolha, avalie se as tonalidades combinam e não deixe de considerar os vários elementos da decoração, como os móveis e acessórios que você já tem.

6. Siga as combinações do círculo cromático

Para atender à dica anterior sem errar, você pode contar com uma ajuda valiosa: o círculo cromático. Aqui, o ideal é que você pegue a sua cor preferida e faça a harmonização dela com as possibilidades apresentadas pela ferramenta.

Assim, você pode usá-lo de formas diferentes. Na primeira opção, você deve combinar sua cor escolhida com aquelas que forem análogas ou contrastantes. As cores que ficam mais próximas da sua preferida no círculo cromático são análogas. Como exemplos, podemos citar azul / roxo, amarelo / laranja ou vermelho / rosa.

Já as contrastantes são aquelas que ficam em lados opostos no círculo cromático. Apostando nelas você criará um jogo interessante de cores, deixando o cômodo mais dinâmico e vivo. Algumas cores complementares são azul / laranja, vermelho / verde e cinza / amarelo.

7. Tente criar contrastes interessantes

A criação de contrastes entre as cores, seguindo os exemplos que demos acima, desde que feitas sem exageros, torna a decoração menos monótona e mais criativa e dinâmica. Além disso, ajuda a destacar seus objetos preferidos no ambiente e deixa o resultado mais charmoso.

Você pode tirar as dúvidas sobre como ficaria determinada cor em um ambiente da sua casa entrando nos sites das empresas de tintas. Alguns simuladores disponibilizados permitem que, antes de pintar, você conheça o resultado das cores nas suas paredes. Além de ser divertido, isso vai ajudar você a não se arrepender da escolha depois.

8. Pesquise as tendências

Na hora de escolher a paleta de cores para decoração da sua casa, não deixe de visitar lojas especializadas, comprar revistas de arquitetura e passar por ambientes inspiradores, que reflitam os mesmos gostos que os seus. Nesses lugares, você poderá encontrar as combinações de cores que está procurando para os ambientes.

Peça para fazer fotos, assim, ao chegar em casa, você pode comparar com a sua decoração e ver se realmente vai combinar e harmonizar, da forma como imaginou.

Exposições e eventos voltados para a arquitetura também são bons lugares para aprendermos a misturar elementos e criar ambientes confortáveis. Neles, também podemos checar quais são as tendências de cores e ver se elas combinam com nosso gosto pessoal.

9. Salve inspirações da internet

E, por falar em tendências e inspirações, vale a pena pesquisar online as paletas de cores para decoração, salvando suas opções preferidas para facilitar suas escolhas! Há inúmeros sites de decoração, páginas de revistas especializadas e até fotos das casas de famosos nas redes sociais. Tudo isso pode ajudar você a fazer as melhores escolhas.

Além disso, você pode buscar referências no Pinterest, uma rede social totalmente voltada para imagens, estilo e inspirações. O Instagram, onde são compartilhadas fotos incríveis, também pode ajudar com algumas ideias, em especial se você buscar as páginas de arquitetos, designers e revistas especializadas.

Mais importante do que qualquer dica ou inspiração que você encontre é que você faça a decoração da sua casa respeitando o seu estilo. Se você conseguir usar as cores de que gosta e combinar com os objetos e móveis que você tem, certamente a decoração vai ficar original e agradar a todos que fizerem uma visita.

Se você gostou das nossas dicas para escolher a paleta de cores para decoração, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Assim, você pode acompanhar outras publicações diretamente em sua timeline!

Sua opinião é muito importante!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.