Como limpar inox: tire todas as suas dúvidas



Blog UAU

Como limpar inox: tire todas as suas dúvidas

O aço inoxidável é uma liga de cromo e ferro que pode conter molibdênio, níquel e outros elementos químicos capazes de evitar a oxidação. Parece complicado, não é mesmo? Então vamos ao que realmente interessa aqui: graças a esses elementos de nomes difíceis, o inox apresenta as vantagens de não escurecer e não descascar com o tempo. Como se não bastasse, ele ainda agrega um toque moderno à decoração de qualquer casa! Agora sim estamos falando a mesma língua, certo?
Vale acrescentar que o aço inox é um material bonito, resistente e muito prático, não demandando técnicas elaboradas demais para ficar bem conservado. É isso mesmo: basta adotar cuidados simples na limpeza e manutenção das superfícies de inox para que elas permaneçam lindas e reluzentes por muitos e muitos anos!
Você tem eletrodomésticos e superfícies de inox em casa? Então precisa ler nosso post de hoje sobre como limpar inox para esclarecer suas maiores dúvidas a respeito da correta limpeza desses itens. Vamos lá?

Qual é o produto ideal para limpar inox?

Para limpar superfícies de inox, evite se arriscar com soluções caseiras! Embora algumas delas até possam apresentar resultado, o mais indicado é apostar em um poderoso limpador de inox, que proporciona uma limpeza rápida e eficaz, além de garantir a manutenção do brilho do material.
Vale destacar que esse produto deixa o inox como novo, removendo as manchas causadas pelo cozimento, eliminando marcas de chamas e tornando a superfície espelhada sem esforço. Ele pode ser usado para limpar pias, bancadas, fogões, panelas, fornos e até mesmo artefatos de prata ou cobre!

Como aplicar o produto sobre as superfícies?

Qualquer que seja o produto escolhido, sua aplicação deve ser feita com uma flanela ou uma esponja macia e limpa. Coloque a quantidade indicada pelo rótulo no pano ou na esponja e espalhe na superfície inoxidável, sempre em movimentos circulares e suaves. Esse tipo de movimento ajuda no polimento e evita os indesejáveis arranhões.
Feito isso, enxágue com água e seque a área em uma única direção. Se notar manchas e borrões, repita o processo, dessa vez aumentando o tempo de polimento.

Por que evitar materiais ásperos na higienização?

Apesar de simples, a limpeza de inox requer cuidados especiais para evitar danos nas superfícies. Materiais ásperos, como escovas de cerdas duras ou palhas de aço, por exemplo, estão absolutamente proibidos, pois riscam o inox. Daí a necessidade de apostar sempre em esponjas de nylon, escovas bem maleáveis e panos macios para a limpeza.

Como limpar panelas de inox corretamente?

Para que suas panelas de inox fiquem sempre limpas e reluzentes, lave-as normalmente para remover os resíduos de alimento e gordura. Se notar manchas, reparar que falta brilho ou que a superfície está escurecendo, recorra a um limpador específico e siga as instruções de uso do fabricante.

E para higienizar pias de inox?

Para a limpeza de pias inoxidáveis, aposte também nos limpadores específicos para essa finalidade, evitando deixar a superfície molhada, já que gotinhas de água contribuem para a formação de manchas acinzentadas. Além disso, fuja do uso de álcool e produtos abrasivos, como amoníaco, solventes e saponáceos, que também mancham as superfícies a médio e longo prazos.

Como limpar eletrodomésticos inoxidáveis?

Para limpar eletrodomésticos em inox, como fogões, geladeiras, exaustores e micro-ondas, mais uma vez entra o limpador de inox. Aplique-o com uma esponja macia, espalhando na superfície para fazer o polimento. Aí enxágue com água e seque imediatamente para evitar a formação de manchas. Se seu eletrodoméstico estiver muito engordurado, use limpadores multiuso, detergente neutro ou um desengordurante antes de partir para o limpador de inox.

Com que frequência é ideal limpar?

As superfícies de inox devem ser limpas pelo menos 3 vezes por semana para evitar que a sujeira acumule e a higienização se torne mais difícil. Lembre-se de que, quando a gordura e outras sujidades não estão impregnadas, a limpeza é mais simples e rápida!

Quais são os maiores erros cometidos na limpeza?

Optar por soluções caseiras em vez de produtos específicos

Um erro bastante comum e altamente prejudicial à limpeza de inox é substituir produtos específicos por soluções caseiras. Sabe aquela receitinha antiga da vovó? Pois ela pode não ser tão segura e eficaz como você imagina! A partir de hoje, portanto, esqueça aquelas misturas de bicarbonato de sódio, limão, vaselina, vinagre, óleo mineral ou o que mais usava para limpar e dar brilho às peças, ok?
Saiba: o preparo de receitas caseiras nem sempre é simples, a aplicação é bem mais demorada, o rendimento não é grande e o resultado definitivamente não costuma valer a pena quando comparado ao efeito causado por produtos de qualidade. Não restam dúvidas: é melhor investir em limpadores que rendem bem, são fáceis e rápidos de aplicar e deixam as superfícies de inox reluzentes.

Pular a etapa do molho quando a sujeira está impregnada

A panela de inox ficou engordurada, escureceu por conta do fogo ou está cheia de comida grudada no fundo? Não cometa o erro de tentar lavá-la sem antes deixar de molho! Essa etapa amolece a sujeira, tornando a lavagem mais prática e rápida. Assim, em vez de ter que lavar várias vezes, desperdiçando água, detergente e tempo, você conseguirá limpar a panela em poucos instantes!

Limpar o inox com força e em diferentes direções

Por mais que peças de inox sejam bonitas e duráveis, não pense que, por isso, elas resistem a tudo! O brilho e a beleza podem sim ser comprometidos se as superfícies inoxidáveis forem esfregadas com força. Na verdade, essa ação provoca arranhões no inox, prejudicando diretamente a vida útil e a estética do material. Usando os produtos adequados, você conseguirá limpar direitinho com mínimo esforço.
Vale lembrar: a limpeza do inox deve ser feita delicadamente, com movimentos suaves e circulares, justamente para evitar os indesejáveis arranhões. No momento da secagem, também passe o pano em uma única direção.

Usar álcool na limpeza dos itens inoxidáveis

Como você deve saber, o álcool é um produto que serve para diferentes finalidades, incluindo a limpeza de superfícies. O detalhe é que sua função é mais desinfetante que qualquer outra coisa, o que o torna mais indicado para eliminar vírus e bactérias. Não é recomendado para a limpeza de inox porque, além de altamente inflamável, seu uso prolongado pode provocar manchas nas peças.

Lançar mão de produtos abrasivos na higienização

Outro erro grave é usar produtos abrasivos na higienização do inox, que podem causar danos irreversíveis na superfície — como manchas, opacidade e riscos. Então trate de passar longe de aguarrás, saponáceos, tíner, soda, ácidos e querosene! Palhas de aço e escovas ásperas, como já mencionamos, também são contraindicadas.
E aí, gostou das nossas dicas de como limpar inox? Que tal aproveitar esse cheirinho de limpeza para aprender também a deixar a pia da cozinha impecável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *