7 passos para deixar a pia da cozinha impecável

Não dá para negar que a pia da cozinha pede um cuidado especial de limpeza e higiene. Afinal, é nela que lavamos as louças e iniciamos o preparo das refeições. Por ser tão utilizada, ela pode acumular sujeiras, germes e bactérias que colocam em risco a nossa saúde e bem-estar.

A boa notícia é que, adotando medidas simples e eficazes, é perfeitamente possível manter a pia limpa e livre desses problemas! Quer saber como cuidar da pia da sua cozinha e eliminar toda a sujeira, deixando a superfície impecável? Continue lendo o nosso post e confira 7 passos infalíveis!

1. Esvazie tudo antes de começar a limpeza

Comece a limpeza da pia da cozinha esvaziando-a por completo. Após lavar as louças ou cortar alimentos sobre ela, retire qualquer objeto ou resto de comida que tenha caído dentro da cuba ou que esteja ao seu redor.

Isso é essencial para uma higienização completa e impecável. Certifique-se, também, de que não haja nenhum resíduo obstruindo o ralo.

2. Limpe cada parte com cuidado

Depois de esvaziar a pia, use uma esponja macia para limpar todos os cantinhos. Passe-a bem em cada parte, a começar pelas emendas e pelos recortes, onde normalmente há acúmulo de restos de alimentos que acabamos não enxergando.

As torneiras, a cuba, o ralo e as laterais merecem toda sua atenção. Mas limpar apenas a parte interna da pia não resolve, viu? Periodicamente, é necessário limpar também o sifão!

Com tudo pronto, que tal limpar toda a bancada e garantir uma higienização ainda melhor? Aposte em produtos próprios para cada material!

3. Use detergentes e desengordurantes de qualidade

Para uma limpeza perfeita, conte com um bom detergente e também um desengordurante. Esses produtos ajudam a remover a sujeira e a gordura impregnadas na pia da cozinha, além de auxiliar na retirada do limo.

Dê preferência a produtos de limpeza de alta performance, se possível, com bom preço e baixo impacto ambiental.

Para cada material, um método

A maior parte dos tipos de pias de cozinha pode ser limpa com os mesmos produtos, mas não custa entrarmos em detalhes para que você não tenha dúvidas.

Pia de aço inoxidável e de porcelana

Nas pias feitas com esses materiais você pode fazer a limpeza com um detergente de louça, de preferência neutro. Mas, se além da sujeira você quiser dar brilho à sua pia, você pode usar um produto específico para esse material, usando uma flanela limpa e seca. É bom espalhar o limpador de inox em círculos, como se estivesse fazendo um polimento. Isso vai fazer com que a sua cuba pareça nova!

Pia de cobre

Essas são as mais fáceis de fazer a manutenção e estão presentes, geralmente, nas cozinhas mais antigas. Nesse caso, você só precisa passar uma esponja com detergente neutro e retirar com água em abundância. O cobre, por sua natureza, elimina os germes sozinho!

Pia de pedra

As pias feitas nesse material são mais porosas e, por isso, merecem um cuidado maior com a limpeza. Por isso, o melhor é não esperar uma semana inteira para fazer a higienização, e sim lavar todos os dias, após o uso, com a esponja e o detergente. Também vale passar uma escova nas partes mais porosas e apostar em produtos com cloro ativo. Assim, as bactérias não se acumulam na pedra.

4. Evite o uso de materiais agressivos

Não adianta deixar a pia limpa, mas usar materiais agressivos, que causam danos irreversíveis à superfície, concorda? Então, preste ateção: evite qualquer tipo de abrasividade para que sua pia não estrague durante a limpeza!

Palhas de aço e produtos corrosivos, por exemplo, causam desgastes, arranhões e provocam manchas na superfície. Nesse caso, esponjas macias e panos de textura suave são as melhores pedidas para realizar a limpeza sem preocupação. Usando os produtos de limpeza certos, esses materiais abrasivos não serão necessários!

5. Tire a água acumulada, além de esponjas e panos

Sabemos que os ambientes com acúmulo de umidade favorecem o surgimento de germes, bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde. É por isso que, após deixar a pia limpa, você deve tirar o excesso de água usando um pequeno rodo, apropriado para pias.

Depois do uso, a esponja e os panos também devem ser lavados e torcidos, até ficarem praticamente secos. E por falar em esponjas, não se esqueça de trocá-las a cada 7 ou 15 dias, no máximo! Esse cuidado básico já garante uma pia higiênica e livre de germes.

6. Limpe o armário embaixo da pia

Na maioria das casas brasileiras, o balcão embaixo da pia é usado para guardar as panelas, formas e frigideiras. Por isso, é importante incluir esse armário na limpeza semanal. Assim, você evita que a umidade danifique as suas panelas.

Para isso, retire todo o material que estiver guardado e passe um pano úmido com um multiuso apropriado para a limpeza da cozinha. Após fazer isso, seque bem, pois o armário fica muito tempo fechado e a umidade pode favorecer a proliferação de fungos. Lembre-se de guardar as panelas sempre bem secas, pelo mesmo motivo!

7. Não se esqueça dos puxadores

Muitas vezes, nós deixamos a pia e os balcões da cozinha limpos, mas acabamos nos esquecendo de um detalhe importante e que pode ser responsável pelo acúmulo de germes e bactérias: os puxadores. Não estamos falando apenas daqueles das gavetas no balcão da pia, mas também os do fogão, do micro-ondas e da geladeira.

Como colocamos as mãos neles constantemente, principalmente na hora em que estamos lidando com a comida, é importante que eles sejam higienizados constantemente. Para isso, também pode ser usado o multiuso e até um desengordurante.

Saiba que, se você fizer essa higienização completa  ao menos uma vez por semana e mantiver a pia limpa, estará livre de bactérias e germes. Além disso, cada vez que tiver de fazer a limpeza novamente, será mais fácil, pois não haverá gordura e sujeira acumuladas e grudadas no revestimento da pia e do balcão.

Para mais dicas e truques sobre como manter a organização da sua casa, assine a nossa newsletter. Vamos ajudar a tornar a sua vida mais fácil e deixar o seu lar sempre aconchegante!

Sua opinião é muito importante!

Comentários