Organização doméstica: 5 dicas para manter a casa sempre arrumada



Blog UAU

Organização doméstica: 5 dicas para manter a casa sempre arrumada

A organização doméstica é um desafio para muita gente que tem a vida corrida e acredita que arrumar a casa toma muito tempo. No entanto, se você fizer dela um hábito, vai conseguir manter a casa arrumada sem fazer esforço. 

Tratam-se de pequenas ações que devem ser colocadas em prática diariamente, como fechar uma gaveta sempre que abrir, guardar um objeto logo depois de usar e evitar acumular coisas pelo caminho.

A verdade é que, com alguns truques na hora de organizar e decorar os ambientes e praticando o desapego regularmente, é possível ter a organização doméstica em dia. Confira!

1. Não deixe objetos espalhados

Em matéria de arrumação de casa, é sempre melhor manter a organização do que precisar correr atrás do prejuízo depois. Por isso, o segredo é não deixar as coisas espalhadas por aí. Sabe aquela extensão que a gente faz do armário, deixando roupas penduradas por todos os cantos do quarto? Pois é, isso gera um aspecto desarrumado e, na hora de organizar tudo, você perde um tempão.

O ideal é criar o hábito de guardar cada coisa em seu devido lugar após usar. Ah, e em se tratando de decoração, é melhor apostar naquela história de que “menos é mais” e evitar muitos objetos espalhados sobre as mesas de apoio e estantes. Afinal, com menos itens, a organização e a limpeza da casa ficam ainda mais simples.

2. Invista em organizadores verticais

Na cozinha, por exemplo, os organizadores verticais dão um tom de modernidade, além de serem muito práticos. Eles deixam o ambiente organizado e os utensílios bem à mão, na altura dos olhos, sem que você precise ficar se abaixando para pegar nada, abrindo e fechando armários e gavetas.

As lojas de decoração têm diversas opções em tamanhos e funções. Faça uma boa pesquisa e escolha o organizador que melhor atende às suas necessidades e se encaixa na sua casa.

3. Abuse das caixas organizadoras

Caixas e cestos organizadores são uma mão na roda para setorizar diversas coisas, desde aqueles documentos e exames que você não mexe todo dia, mas precisa achar rapidamente quando necessário, até cacarecos que você têm que acessar com frequência.

Por exemplo, você pode usar uma caixinha bacana para guardar os controles remotos da TV, do DVD etc. No banheiro, os cestos funcionam bem para arrumar os produtos dentro dos armários ou até para deixar unidades extras de toalhas e papel higiênico, deixando-os visíveis sem parecer bagunça.

4. Pratique o desapego

Se você quer uma casa organizada, é muito importante se livrar do acúmulo de coisas que não têm mais utilidades. Periodicamente, é preciso fazer uma limpeza do armário e se livrar daquilo que não serve ou não se usa mais, e o mesmo vale para as outras coisas.

Celulares velhos, documentos que já não prestam pra nada, papéis desnecessários, enfim, desapegar daquilo que não faz mais sentido, ou seja, das tralhas que só ocupam espaço e acumulam poeira, dificultando a organização da casa.

5. Crie um cronograma de tarefas

A melhor maneira de manter a organização doméstica em dia é criar o hábito de fazer certas tarefas diariamente. No início, você vai precisar estabelecer um cronograma para isso, listando todas as tarefas necessárias e dividindo-as pelos dias da semana, mas depois o processo acaba se tornando automático.

Por exemplo, às segundas recolha a baguncinha do fim de semana. Às terças, guarde a roupa lavada, às quartas organize as contas e correspondências recebidas, e assim por diante. Procure associar essas tarefas à otina de limpeza, para otimizar ainda mais o seu tempo.

Como você viu, a organização doméstica fica muito mais simples quando você não deixa acumular o trabalho. Na dúvida, vale a máxima: não deixe para depois o que você pode arrumar agora!

Se essas dicas foram úteis para você, confira também uma lista de 7 apps que vão te ajudar na organização e na limpeza da casa.  Boa leitura!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *