Passo a passo: como fazer compras no supermercado



Blog UAU

Passo a passo: como fazer compras no supermercado

Fazer as compras regulares para a casa é parte da rotina de quase todo mundo e, mesmo assim, enfrentamos muitas dificuldades com isso. Seja adquirindo produtos dos quais não precisamos ou deixando de lado itens realmente essenciais, o fato é que não é fácil entender exatamente como fazer compras no supermercado.
Se você está cansado de gastar mais do que o planejado e de perder o controle sobre o que você deve levar para a casa, este post chegou para ajudar. Separamos as melhores dicas para que você acerte em cheio na hora de ir às compras. Acompanhe!

1. Faça uma lista de compras

Essa pode parecer a dica mais batida quando o assunto é como fazer compras no supermercado, mas acredite: nessa missão, a sua lista de compras é a sua melhor amiga!
A relação deve conter todos os produtos que não podem faltar e, preferencialmente, indicar também a quantidade necessária de cada um. Ou seja, é preciso levar em conta o real consumo de cada item no seu lar e também o impacto no seu bolso.
Além disso, ter uma lista de compras em mãos (ou no celular) ajuda muito na hora de resistir àqueles produtinhos que ficaram de fora. Só não vale fazer uma lista e não segui-la, combinado? É claro que, vez ou outra, você vai se deparar com uma promoção irresistível de um item que você adora. Mas pense sempre nos produtos que estão na lista antes de levar qualquer outra coisa.

2. Verifique a validade dos produtos

Muitas pessoas até têm esse hábito, mas analisam apenas se o produto está para expirar nos próximos dias ou não. Entretanto, para realmente acertar e aprender como fazer compras no supermercado, é preciso pensar de maneira mais estratégica.
Se você encontra uma ótima promoção de molhos de tomate, por exemplo, no estilo “leve 4, pague 3”, o primeiro instinto pode ser de comprá-los. Mas, na verdade, se você praticamente não usa molho de tomate para cozinhar e os da promoção têm validade de 1 mês, essa não é uma boa opção.

3. Escolha o dia e o horário de fazer compras

Não é raro vermos pessoas que tratam uma ida ao supermercado como um passeio para “ver o que tem de bom”. De vez em quando, não tem problema fazer isso. Mas, no dia a dia, o ideal é encarar a isso como uma tarefa rotineira para solucionar um problema específico: adquirir o que você precisa para a casa e mais nada.
Então, escolha o melhor dia e horário para isso e inclua a tarefa na sua agenda. Fazer compras semanalmente é bastante recomendado. Se você vai todo os dias, as chances de comprar o que não precisa é enorme. Por outro lado, caso opte por fazer compras somente uma vez por mês, provavelmente vai exagerar no estoque ou se esquecer de produtos importantes.
Também é bom evitar ir às compras com pressa. Na correria, deixamos itens bastante necessários de lado, fazemos escolhas com pouca consideração para marcas ou preços diferentes e podemos até mesmo levar produtos errados.
Além disso, jamais vá ao supermercado antes do almoço ou em qualquer horário em que você esteja com muita fome. Quando fazemos isso, não tem jeito: cada petisco pelo qual passamos torna-se irresistível. Um estômago satisfeito vai ajudá-lo a seguir a lista de compras à risca.
Agora, você já tem mais ideia de como fazer compras no supermercado. Mas, para finalizar, apresentamos uma dica logística, que pode gerar economia de tempo e ainda diminuir seus níveis de estresse. Evite os supermercados nos horários de pico: sábados, fins de tarde e começo da noite e quinto dia útil do mês (quando a maioria das pessoas recebe o salário).
Gostou das nossas sugestões? Então, receba todas as dicas em primeira mão! Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *