Descubra 5 dicas para organizar a cozinha e otimizar o espaço!

A cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa, não é mesmo? Não é pra menos, afinal ali se faz a comida da família diariamente. Por isso, organizar cozinha é essencial para torná-la mais prática.

A cozinha é um cômodo que está cada vez menor nos apartamentos modernos, mas continua precisando armazenar alimentos, utensílios, panelas, eletrodomésticos etc. Dessa maneira, saber aproveitar bem os espaços é fundamental para ter uma cozinha funcional e organizada.

Pensando nisso, elaboramos este post com 5 dicas para você manter a sua cozinha bem arrumada e com tudo o que você precisa bem à mão. Confira!

1. Use gaveteiros e organizadores

É possível otimizar o espaço interno de armários de cozinha utilizando gaveteiros e organizadores, bem como suportes que simulam prateleiras para empilhar a louça, por exemplo. Dentro das gavetas, os organizadores de talheres também são muito úteis.

Há ainda os suportes para pendurar xícaras e copos, assim como os aramados e barras úteis para guardar tábuas e tampas de panelas, dentre outros.

2. Utilize ganchos e suportes nas paredes

Se o objetivo é aproveitar o espaço, nada melhor do que apostar nas paredes, ganchos e suportes para pendurar utensílios usados no dia a dia, como papel, colheres de pau, espátulas e conchas. Prateleiras também são uma excelente ideia.

Além de muito prática, essa arrumação dá um charme à decoração da cozinha. Com um pouco de imaginação, é possível renovar a cozinha sem precisar de uma reforma.

3. Aproveite a geladeira por dentro e por fora

Alem do espaço interno, a geladeira oferece uma enorme superfície que pode e deve ser usada para prender listas de compras, bilhetes e notas fiscais. Há também quadros para anotar as tarefas da semana, cardápio ou roteiro de limpeza da casa. Por fim, temos a área superior, em cima da qual podem ser guardados jogos americanos, bandejas, cestos e potes plásticos vazios.

4. Faça compras de acordo com sua dispensa

Embora fazer compras de mês possa ser bom para a economia, se você não tiver onde guardar tudo, é melhor se organizar para fazer compras menores uma vez por semana. Inclusive, será mais fácil controlar o desperdício de alimentos. Entulhar a dispensa com produtos só vai trazer desorganização para a sua cozinha.

5. Organize os armários periodicamente

Assim como é preciso limpar a geladeira uma vez por mês, os armários da cozinha necessitam de limpeza periódica No armário de mantimentos, é importante armazenar os alimentos adequadamente em potes etiquetados e checar os prazos de validade para descartar o que estiver vencido.

Quanto aos utensílios, de tempos em tempos, vale também uma boa revisão, doando o que não se usa mais e jogando fora o que não estiver em boas condições, como potes sem tampa etc.

Organizar cozinha, assim como tudo na casa, é uma tarefa que exige manutenção diária. Uma vez definidos os locais de cada item, é preciso guardar sempre o que se usa, e promover limpezas periódicas para evitar o acúmulo de objetos desnecessários.

Se você curtiu as nossas dicas, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a ter uma cozinha mais funcional e arrumada.

Sua opinião é muito importante!

Comentários