Móveis antigos: saiba como preservar o estilo vintage



Blog UAU

Móveis antigos: saiba como preservar o estilo vintage

Quem disse que para manter a casa linda e renovada é preciso dar adeus aos móveis antigos? Muito pelo contrário, a mobília antiga confere charme, elegância e personalidade aos ambientes, acrescentando um ar vintage à decoração. A cômoda herdada da vovó e aquela mesinha que te acompanha há anos não só podem como devem sim compor sua proposta decorativa! Para isso, basta saber usar esses itens a favor do seu lar doce lar.
É importante ressaltar que o estilo vintage está mais em alta que nunca. E não é para menos! Trazendo referências do passado, essa tendência é capaz de recontar histórias por meio de detalhes simples e com um toque clássico. No estilo vintage, por mais que as formas arredondadas e as cores suaves sejam predominantes, detalhes dourados e tons vibrantes também são mais que bem-vindos!
Você gosta da proposta vintage e tem móveis antigos na sua casa? Que tal aprender a reformá-los, sem que eles percam sua essência? Continue lendo o nosso post e confira dicas de reforma e manutenção para dar um trato em suas peças antigas de mobília!

Cuide dos móveis antigos no dia a dia

Antes de mais nada, é preciso ajustar seu olhar: a partir de agora, nada de encarar os móveis antigos como móveis que não merecem atenção, quebrando galho até chegar a hora de serem descartados. Para manter sua beleza, sua funcionalidade e seu estilo preservados, esses móveis precisam de tantos cuidados quanto os novos!
Sabendo disso, aposte na limpeza adequada, não descuide da hidratação dos móveis de madeira, lustre os metais e evite o acúmulo de sujeira em estofados de tecido. Para ajudá-lo com essa conservação, recorra a limpadores multiuso no dia a dia e produtos específicos para a higienização de couro, metais e madeira de tempos em tempos.

Renove a mobília com uma boa pintura

Quer renovar a decoração da sua casa sem abandonar o estilo vintage? Uma boa estratégia é pintar os móveis antigos, dando a eles uma carinha mais moderna. Desse modo, você mantém o design que remete às décadas passadas, mas muda a cor da peça, dando a ela uma nova vida.
As técnicas mais recomendadas para pintar a mobília antiga são a pátina e o laqueamento. A pátina é uma técnica de pintura que pode ser aplicada sobre móveis de metal ou madeira. Seu efeito é rústico e intensifica o ar envelhecido da mobília. Já o laqueamento é um tipo de pintura que protege os móveis e elimina imperfeições, desníveis e arranhões na peça. A laca pode ser fosca ou brilhante.

Aposte em demãos caprichadas de verniz

Se preferir uma mudança mais prática e sutil, lixe o móvel e o envernize! O verniz devolve o brilho à peça, mas não tira do móvel sua pegada antiga. Para fazer o trabalho, você vai precisar de lixas de diferentes gramaturas, pincéis e rolos, bem como de jornal para proteger o chão, pano úmido para limpar o móvel e, eventualmente, massa para acabamento em peças de madeira. Opte por trabalhar em um local arejado e iluminado.
Com os materiais separados, forre o piso, remova os acessórios do móvel a ser reformado e limpe as superfícies usando um pano macio. Se encontrar imperfeições, corrija com a massa. Depois, lixe a peça com cautela, tire a poeira, aplique o verniz e esperar secar. Passe quantas demãos achar necessárias. Instale os acessórios removidos no início e curta seu novo móvel antigo!

Reforme a mobília usando tecido ou adesivo

Além de bastante duráveis, os móveis de madeira são versáteis e fáceis de reformar. Por serem clássicos, sobrevivem a várias gerações, ultrapassando as barreiras do tempo. Mas isso não significa que devam ficar com a mesma aparência de sempre! Dá para manter o design vintage sem deixar de lado a modernidade. Um jeito bacana de fazer isso é revestindo a peça com tecido ou aplicando adesivos na superfície.
Por fim, se você gostou das dicas compartilhadas aqui, não deixe de conferir nosso post com sugestões criativas e econômicas para renovar a decoração da casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *