Móveis de madeira: conheça as melhores práticas de conservação



Blog UAU

Móveis de madeira: conheça as melhores práticas de conservação

Unindo o clássico ao sofisticado, os móveis de madeira, sem dúvidas, dão um toque especial a qualquer decoração, não é mesmo? O problema é saber como cuidar desse tipo de móvel para garantir sua conservação e sua durabilidade.

Para te ajudar na missão de manter a casa limpa e com um clima aconchegante, trouxemos o artigo de hoje, com 5 dicas práticas de como manter seus móveis conservados. Vamos lá? 

Selecione os melhores produtos para limpeza

Pode parecer óbvio, mas ainda tem gente que acredita que os produtos de limpeza são todos iguais. Na hora de comprar, no entanto, é importante pesquisar quais os produtos mais indicados para a limpeza de madeira, e quais marcas são conhecidas por qualidade e eficiência.

Ser exigente quanto aos produtos faz toda a diferença no tratamento dos móveis.

Considere o uso de cera para lustrar

De tempos em tempos, as pessoas costumar passar algum tipo de óleo ou verniz para “reavivar” o brilho de seu móvel e manter a proteção da madeira. Outra opção é considerar passar cera para lustrar — obviamente, depois de tirar o pó com um espanador ou um pano seco.

Lembre-se de nunca usar materiais abrasivos — como a parte verde da esponja — na hora da limpeza. Em vez disso, prefira tecidos macios, como microfibra ou flanela, para não danificar a superfície do móvel.

Mantenha os móveis de madeira longe da umidade e do sol

Se sua casa é úmida, procure manter os móveis afastados da parede em, pelo menos, 7 centímetros, para permitir que o ar circule, evitando a proliferação de mofo. Se houver janelas no ambiente, procure deixá-las abertas para ajudar a manter o espaço bem ventilado.

Além disso, evite colocar objetos molhados sobre o móvel sem que haja um suporte, pois a umidade pode fazer com que surjam manchas impossíveis de remover com o passar do tempo.  

Bem como a umidade em excesso, a incidência direta da luz solar pode danificar a qualidade da mobília. Mantenha-a sempre protegida, posicionando-a em um ponto onde os raios solares não atinjam o móvel diretamente.

Tenha cuidado ao mover sua mobília

Não importa quão alto é o nível de qualidade do produto: móveis de madeira têm sua fragilidade. Assim, se você pretende mudar um móvel de lugar, não o arraste de maneira nenhuma pelo chão, prefira levantá-lo e levá-lo ao local desejado. 

Se esse móvel for uma cômoda ou um guarda-roupas, por exemplo, esvazie-o ao máximo, tirando, inclusive, as gavetas — se houver — para garantir tanto a sua segurança quanto a integridade do produto na hora de movê-lo.  

Garanta que o móvel fique longe dos cupins

Ninguém é imune à infestação de cupins: eles podem entrar em sua casa em qualquer época do ano, principalmente na primavera e no verão. Assim, é importante ter atenção durante a limpeza semanal e verificar se não há surgimento do famoso “pó de madeira”, sinal inconfundível de que há infestação de cupins.

Se esse pó for identificado, é importante agir rápido, mas com cuidado: procure uma dedetizadora especializada. Além de não terem eficiência garantida, as soluções caseiras podem acarretar em intoxicações.

Se você resolver aplicar inseticidas por conta própria, ao menos tenha cautela em manter a sua proteção com luvas de borracha e máscara, além de, obviamente, manter crianças e animais de estimação longe do local.

Viu como manter os móveis conservados não é nada de outro mundo? Lidar com cuidados básicos permitirão que você mantenha seu móvel conservado por muitos anos! Se você gostou deste artigo, não deixe de curtir a nossa página no Facebook e tenha acesso a muito mais dicas como essas!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *