Como limpar e tirar manchas de móveis



Blog UAU

Como limpar e tirar manchas de móveis

Seja pelo tempo de uso frequente ou por causa daquele copo molhado que acidentalmente foi colocado em cima deles, os móveis de madeira acabam apresentando manchas e perdendo seu brilho. E sabia que a limpeza para deixá-los com aspecto de novinhos em folha não é uma tarefa tão difícil quanto parece? A missão só exige os produtos adequados e as técnicas certas. Aí, pronto, seu móvel estará lindo de novo!
Quer aprender a limpar e tirar manchas da mobília da sua casa? Confira aqui algumas dicas sobre como limpar móveis laqueados, de madeira e laminados, retirando aquelas manchinhas irritantes!

Lixe o móvel para remover marcas profundas

Se as manchas nos seus móveis foram aquelas mais difíceis de sair (como as provocadas pelo contato com panela quente ou respingos de produtos químicos agressivos, por exemplo), será preciso avaliar a possibilidade de retirar o verniz e aplicar uma nova camada.
Por mais que existam locais especializados para executar esse trabalho, também é possível fazer tudo em casa, viu? Basta lixar o móvel com uma lixa específica para o material até observar o desaparecimento da mancha. Uniformize toda a superfície, limpe o pó e depois aplique até 2 camadas de verniz, buscando sempre uma boa cobertura.

Corra de produtos abrasivos

Nunca use produtos como água sanitária, tíner, saponáceos, palha de aço, soda, aguarrás, removedores e outras opções igualmente abrasivas, pois elas podem causar danos muitas vezes irreversíveis a seus móveis.

Use muito pouca água sobre móveis amadeirados

O uso de água é recorrente na limpeza de itens domésticos, certo? Para higienizar os móveis de madeira, no entanto, é bom evitar. Afinal, o excesso de umidade pode causar manchas nas peças, bem como aqueles indesejáveis estufamentos. Então anote aí: use no máximo um pano levemente umedecido!
imagem decoracao pallets

Limpe a mancha assim que ela for notada

Quanto mais tempo você demorar para fazer a limpeza da mancha, mais difícil será removê-la. Afinal de contas, ela tende a impregnar no móvel com o passar do tempo. O ideal mesmo é ficar sempre de olho e tentar retirar a mancha assim que possível. Desse modo, o processo de limpeza fica mais fácil e a chance de sucesso na remoção é muito maior.
Caiu vinho ou café na sua mesa de madeira? Seque-a e limpe a bagunça imediatamente. Até porque não há motivos para adiar essa tarefa, não concorda?

Faça a limpeza de acordo com o material do móvel

Sua casa certamente é mobiliada com peças de diferentes estilos e materiais, não é verdade? Sendo assim, as manchas de cada móvel devem ser retiradas de acordo com o tipo de matéria-prima usada para fabricá-los. Confira a seguir como limpar os principais materiais!

Móveis de vidro

O vidro é um material que garante luminosidade, modernidade e leveza para os ambientes. Não é à toa que os tampos de mesa envidraçados estão entre os itens preferidos nas decorações contemporâneas! Mas e para limpar esse material, o que fazer?
Antes de mais nada, passe um papel toalha na superfície para remover o excesso de poeira e gordura. Depois, aplique um produto limpa-vidros de qualidade, seguindo as instruções de uso do fabricante. Em limpezas pesadas, o álcool pode ser muito útil. Só um detalhe: o vidro deve ser seco após a limpeza, para evitar o embaçamento.

Móveis de MDF

Os móveis de MDF estão entre os mais populares na atualidade. E não é para menos! Eles são econômicos, sustentáveis e fáceis de limpar. A limpeza diária deve ser feita com flanela seca, apenas para remover a poeira habitual. Já se acumular gordura na superfície, use um pano úmido e recorra a um detergente neutro.

Móveis de laca

A laca é um acabamento fino, feito com tinta automotiva capaz de selar as superfícies e acabar com os riscos, as emendas e imperfeições dos móveis. Sucesso nos anos 1980, esse acabamento voltou com tudo hoje em dia! Por isso, é bom saber como limpá-los.
Os móveis em laca devem ser limpos com um pano bem macio e um pouco de detergente neutro. Ao menos 2 vezes por ano, é ideal lustrar o móvel laqueado com cera automotiva. No mais, fuja de solventes e produtos abrasivos, porque a laca costuma ser bem sensível.

Móveis laminados

Para limpar os móveis com revestimento laminado melamínico, use um pano umedecido em água e sabão neutro. As manchas podem ser retiradas com álcool, mas os saponáceos e produtos à base de amônia devem ser evitados. Caso o móvel esteja opaco, opte por lustra-móveis, ceras e óleos específicos disponíveis no mercado.

Móveis de madeira

Os móveis de madeira podem ser limpos basicamente com um pano úmido ou flanela seca, dependendo do tipo de sujeira. Uma vez por semestre, aplique um verniz ou um selador para devolver o brilho à peça e impermeabilizá-la, a fim de evitar a formação de novas manchas.

Móveis revestidos com tecido

Mais eficaz e prático que gastar tempo limpando sofás, pufes e poltronas de tecido é impermeabilizar esses móveis para impedir que eles acumulem sujeira. Dessa forma, as peças ficam protegidas e conservadas por muito mais tempo!
Se seu móvel sujar mesmo assim, limpe-o com o aspirador de pó para remover a poeira superficial e eventuais pelos de animais. Para finalizar a higienização, use um pano levemente umedecido e produtos especiais para estofados.

Saiba como limpar móveis laqueados

Já explicamos brevemente como limpar móveis em laca, mas esse tipo de acabamento merece certo reforço. Se você tem um móvel com esse revestimento em casa, com certeza sabe que a laca costuma ficar com marcas de dedo e gordura. Isso sem contar que a pintura automotiva pode descascar.
Se leu o post até aqui, limpar você já sabe: pano macio, detergente neutro, fugindo sempre de solventes e produtos abrasivos. Mas e se tiver que consertar algum descascadinho? Pois bem, essa situação requer reparos mais profundos. Aí será preciso passar uma lixa fina e refazer a pintura, de preferência com o auxílio de um profissional.

Cuide da manutenção do móvel no dia a dia

Para manter seus móveis sempre bonitos, a dica de limpeza diária é simples: um pano seco seguido de um pano úmido e outro seco. Para os móveis de áreas externas, indica-se a aplicação de selador ou verniz a cada 6 meses para proteger as peças. Mas isso não elimina a necessidade de uma limpeza mais caprichada, ok? Aí é só escolher os produtos certos e mandar ver!
Viu só como tirar manchas de móveis não é nada difícil? Com o produto certo e a técnica adequada, você mantém suas peças bonitas por muito mais tempo!
Por fim, se quer ficar de olho em outras dicas, acompanhe nossas postagens no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *