Saiba como fazer uma lista de supermercado otimizada



Blog UAU

Saiba como fazer uma lista de supermercado otimizada

Há quem adore um supermercado e não passe mais do que alguns dias sem dar uma passadinha por lá. Mas se você tem a vida corrida, é provável que prefira ir apenas uma vez e trazer tudo o que precisa, certo? Nesse caso, a lista de supermercado é fundamental para facilitar suas compras.

Com uma lista bem-feita nas mãos, você não só evita esquecer algum item importante como também otimiza o tempo gasto com as compras. Além disso, o planejamento na hora de ir ao supermercado também ajuda você a economizar e não gastar com itens desnecessários ou em excesso.

Confira nossas dicas e aprenda como fazer uma lista de maneira eficiente!

Anote regularmente o que você precisa

Não deixe para listar tudo na hora de sair para o mercado. No dia a dia, vá anotando em bilhetinhos, ou mesmo em uma lista, o que for acabando. Dessa maneira, você não corre o risco de esquecer algum ingrediente importante. Outra dica é usar uma lista base com os itens que você mais utiliza, e ir marcando o que acaba.

Confira os itens faltantes nos armários

Antes de fechar a sua lista, não esqueça de conferir o que tem no armário. Mesmo que na sua lista base já tenha as quantidades que você costuma comprar de cada produto, pode ser que excepcionalmente esse mês você tenha gasto menos sabão em pó do que de costume, por exemplo.

Divida por categorias

Outro passo essencial para facilitar a visita ao supermercado é elaborar a lista dividindo os produtos por categorias. Assim, você vai percorrendo os corredores e seguindo a ordem da lista, e a tarefa fica muito mais rápida e simples. Além disso, a chance de deixar passar alguma coisa será bem menor.

Então, lembre-se da disposição dos produtos nas prateleiras e mãos à obra: limpeza, higiene, alimentos não perecíveis, itens de geladeira, carnes, hortifrúti etc.

Saiba quais são os produtos indispensáveis

Como já dissemos, você deve partir de uma lista base, mas também é preciso saber quais são os produtos indispensáveis. Sal, açúcar, manteiga, café, detergente, papel higiênico, enfim, tudo aquilo que não dá para ficar sem deve ser priorizado na lista. Vale colocar uma estrelinha ou grifar com uma caneta colorida para não correr o risco de esquecer esses itens.

Prepare os cardápios do período

Por fim, uma dica de ouro para montar a lista de supermercado sem faltas ou excessos é preparar o cardápio da semana e elaborar a lista a partir dele. Quem nunca se animou e comprou verduras e legumes a mais, deixando uma parte estragar na geladeira?

Isso é mais comum do que se imagina. Por isso, ter os cardápios do período prontos facilita bastante na hora de estabelecer o que comprar e as quantidades certas.

A verdade é que, com tanta coisa que precisamos lembrar e a quantidade de tarefas para dar conta no nosso dia a dia, não dá para confiar apenas na memória na hora de ir às compras. A lista de supermercado é fundamental, e você pode contar com alguma ferramenta para essa tarefa, seja o bom e velho bloquinho de anotações ou um aplicativo no celular.

Se você curtiu este post, não deixe de nos seguir nas redes sociais para acompanhar outras dicas e nossas novidades por lá. Estamos no YouTube, Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *