Checklist de limpeza: como se organizar diariamente?



Blog UAU

Checklist de limpeza: como se organizar diariamente?

Você gosta de manter sua casa sempre limpa e organizada, mas não quer gastar um dia inteiro com essa atividade? Pois existe um jeito de conseguir isso! Programando as tarefas, é possível conquistar um “lar, doce lar” com facilidade. Para isso, é preciso ter um pouco de disciplina e espantar a preguiça!
Neste post, elaboramos um checklist de limpeza com as atividades que você pode executar diariamente, semanalmente e mensalmente. Também explicamos como você deve arrumar cada ambiente para que a sua casa esteja sempre aconchegante.
Você pode até imprimir essas dicas e colocar na porta da geladeira. Assim, não se esquece de nada! Vamos começar?

Separe as tarefas de acordo com o dia da semana

Você precisa de apenas 10 minutos de cada dia para fazer a arrumação e manter a sua casa sempre organizada. Lembrando que a cama deve ser arrumada todas as manhãs, enquanto a louça deve ser lavada após cada refeição. Quer uma sugestão de como dividir as tarefas? Então, anote

  • Segunda-feira: comece o dia trocando as roupas de cama e de banho e colocando tudo para lavar. Passe um desinfetante no banheiro e lave a louça. Aliás, essa é praticamente a única atividade que temos de repetir diariamente;
  • Terça-feira: é o dia da cozinha! Passe um pano na bancada e cheque a geladeira, verificando se está tudo limpo e/ou se falta algum ingrediente;
  • Quarta-feira: estamos no meio da semana, e geralmente acabamos deixando algumas coisas fora do lugar. Pois esse é um bom dia para guardar tudo, passar um pano nos móveis e no chão;
  • Quinta-feira: a arrumação organizada por dia da semana é tão tranquila que na quinta-feira sobra pouco para você fazer. Então, aproveite para colocar as roupas para lavar. O Amaciante Concentrado UAU ajuda a deixar tudo com aquele cheiro fresquinho de limpo;
  • Sexta-feira: que tal deixar a casa bem gostosa para o fim de semana? Verifique se há coisas espalhadas pela casa e guarde tudo em seu devido lugar. Passe um pano no chão e passe as roupas que foram lavadas. Não se esqueça de tirar o lixo, tanto o orgânico quanto o reciclável, de acordo com o calendário de recolhimento da prefeitura onde você mora.

Escolha um dia para as tarefas semanais

Seu checklist de limpeza não para por aqui. Além das tarefas diárias, há algumas coisas que devemos fazer toda semana para que a sujeira não se acumule. Anote algumas dicas:

  • limpe espelhos e vidros;
  • passe o aspirador de pó ou a vassoura em todos os cômodos;
  • bata os tapetes;
  • procure por teias de aranha;
  • organize a geladeira e a dispensa por completo.

Limpe os detalhes uma vez por mês

Em nosso checklist de limpeza diário e semanal, incluímos a organização mais superficial para manter a casa cheirosa e agradável sem que você se canse. No entanto, existem alguns detalhes que devem receber a sua atenção ao menos uma vez por mês. Confira:

  • limpe completamente o box do banheiro, incluindo os rejuntes;
  • organize cada guarda-roupa;
  • limpe as paredes, janelas e portas;
  • tire as manchas dos espelhos de tomada e dos interruptores;
  • passe um pano nos lustres e nas lâmpadas;
  • tire o pó dos eletrodomésticos;
  • esvazie a geladeira e faça uma limpeza completa por dentro;
  • abra os armários e retire o que há dentro para fazer a limpeza interna.

Checklist de limpeza para cada cômodo

Mesmo com todas essas dicas em mãos, há pessoas que preferem fazer a limpeza de casa separando por cômodos. Tudo isso é válido, desde que não fique cansativo para você e que esse trabalho não tire seus momentos de descanso e de lazer.
Para ajudar aqueles que preferem pegar cada cômodo em um dia da semana, preparamos mais uma lista com os itens que você não pode se esquecer de limpar. Vamos a ela?

Cozinha

Já mencionamos a importância de manter a louça lavada todos os dias após cada refeição. Isso vai ajudar muito a dar um aspecto mais asseado e organizado à sua casa, e facilita inclusive na hora de limpar esse cômodo. Afinal, ver aquela pilha imensa de louças sujas chega a dar um desânimo, não é mesmo?
Feito isso, é hora de organizar tudo o que deve ser limpo no dia que você escolher a cozinha para dar um jeito. Os armários, o fogão e a pia podem receber, ao menos uma vez por semana, o UAU Cozinha Desengordurante Limão. Ele pode ser usado em todas as superfícies para retirar aqueles resíduos dos alimentos que cozinhamos diariamente.
Em cima da geladeira e dos armários, o pó costuma tomar conta. Mas, se você aproveitar esse momento para passar um pano, certamente a limpeza ficará mais fácil a cada semana. Não se esqueça também de esvaziar e limpar dentro da lata de lixo e de lavar o escorredor de louça.

Banheiro

Na pia e nos espelhos acima dela, geralmente se acumulam respingos de pasta de dentes. Portanto, vale a pena passar um pano para retirar essas manchas. Para evitar limo, retirar manchas e evitar germes e bactérias, você pode usar o UAU Banheiro 7 em 1, que serve tanto para o piso e paredes do box quanto para o vaso sanitário.

Quartos

Que tal aproveitar o dia de limpeza dos quartos para retirar a roupa de cama e colocar para lavar? Afinal, quarto limpo combina com lençóis cheirosos!
Se tiver cômodas ou criado-mudo, tire o pó e passe um pano. Caso ele seja de madeira, há produtos feitos para esse material que ajudam a dar brilho e deixá-lo cheiroso. Depois, passe o aspirador de pó no chão e finalize com um pano com o produto de limpeza adequado para seu tipo de piso.

Sala

Geralmente, o sofá é esquecido na hora da limpeza da sala. Não deixe que isso aconteça, pois é nele que você passa boa parte dos seus momentos de descanso. Use o bocal apropriado do seu aspirador de pó, caso tenha, para limpá-lo. Se ele for de couro ou vinil, você pode passar um pano com o UAU Limpa Couros.
Na sala, costumamos ter muitos objetos, como eletroeletrônicos, enfeites e livros. No dia escolhido para essa limpeza, é importante tirar o pó de tudo antes de passar o pano no chão. Lembre-se também dos quadros pendurados nas paredes.
Seguindo essas dicas, mesmo as atividades que podem parecer mais difíceis serão executadas rapidamente, ajudando você a manter a casa sempre organizada e cheirosa! Utilize o nosso checklist de limpeza e procure usar os produtos adequados para cada tarefa, facilitando o seu trabalho e deixando o lar perfumado.
Conhece alguém que precisa dessas sugestões para a arrumação da casa? Então compartilhe este post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *