Atividade física em casa: quais tarefas domésticas queimam calorias?

Principalmente para quem trabalha fora e gosta de passear, manter a casa limpa e organizada nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal de contas, o pouco tempo que sobra nessa rotina é reservado para o lazer! Mas você sabia que cuidar do seu lar definitivamente não precisa ser chato e cansativo? Pense bem: unindo o útil ao agradável, as tarefas são ótimas maneiras de realizar atividade física em casa.

Pronto para deixar tudo em ordem enquanto fica em forma? Conheça 5 atividades físicas que podem ajudar a queimar calorias no dia a dia, descobrindo quais partes do corpo são trabalhadas e quantas calorias são perdidas em cada uma!

1. Varrer os ambientes

Acredite: ao varrer a casa, você consegue queimar em torno de 200 calorias! E se for necessário se abaixar, tirar os móveis do lugar ou levantar a vassoura para tirar teias de aranha do texto, por exemplo, o gasto calórico pode ser ainda maior. Nessa atividade, você vai trabalhar bíceps, tríceps, ombros e peitoral.

2. Passar aspirador de pó

Ao passar aspirador na casa é possível perder em torno de 180 calorias. Afinal, é preciso agachar, levantar, esticar os braços e tirar móveis do lugar para deixar os ambientes tinindo. Nesse caso, os músculos dorsais, deltoides e o peitoral são trabalhados.

3. Limpar os móveis

Apenas tirando o pó dos móveis você já queima aproximadamente 120 calorias, sabia? Com essa atividade, você trabalha o abdômen, os músculos dos membros superiores e também os músculos que dão sustentação à coluna.

4. Higienizar pisos e azulejos

Para que os pisos e os azulejos da cozinha e do banheiro fiquem realmente limpos, geralmente é preciso fazer uma limpeza mais vigorosa. Parece desgastante? Analise pelo lado positivo: você vai queimar cerca de 300 calorias a cada hora e seus braços vão ficar mais firmes!

Além do mais, como será preciso usar uma escada para limpar os azulejos que ficam na parte de cima das paredes, o gasto calórico cresce. Nesse caso, além de queimar ainda mais calorias, subir e descer escadas vai contribuir para que você tenha pernas e glúteos mais fortes.

5. Cuidar das roupas

Lavar roupa à mão traz muitos benefícios para os músculos do braço, como bíceps e tríceps — o famoso músculo do tchauzinho. Lembrando que essa atividade inclui lavar cada uma das peças, levantar baldes com água ou roupas, torcer tudinho e pendurar no varal. Lavar roupa durante 1 hora queima mais de 300 calorias.

Além de contribuírem para a queima de calorias, as tarefas domésticas também geram benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças cardiovasculares e de desordens que alteram o metabolismo.

De toda forma, mesmo que as tarefas domésticas ajudem em todos esses aspectos, nada de esgotar suas forças para cuidar da casa, ok? Pelo contrário, aposte em produtos de limpeza que facilitem seu trabalho! Prefira aqueles que são dermatologicamente testados e que possuem certificados e selos de sustentabilidade. Se a fragrância for gostosa, melhor ainda! Afinal, cheirinho de casa limpa é uma delícia, não é?

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