6 passos para organizar a despensa



Blog UAU

6 passos para organizar a despensa

Organizar a despensa facilita o dia a dia, protege a saúde e ainda ajuda a economizar. Isso porque, com essa parte da casa bem-arrumada, você consegue encontrar rapidamente os produtos que precisa, tem maior controle sobre o que já está na hora de comprar e sabe quais alimentos estão perto de vencer.
Quer aprender a organizar a despensa com facilidade e eficiência? Confia as 6 dicas do post de hoje!

1. Retire os produtos e limpe o local

O primeiro passo para organizar a sua despensa é retirar todos os produtos e fazer uma faxina completa. Utilize produtos de limpeza neutros para desinfetar e eliminar possíveis teias de aranhas e insetos que surgem quando os alimentos ficam armazenados por muito tempo.
Nesse ambiente, não é recomendado usar produtos com cheiro mais acentuado, pois eles podem influenciar no aroma dos alimentos que não estiverem em potes hermeticamente fechados.

2. Coloque os alimentos em recipientes

Colocar os alimentos em potes é a melhor saída para evitar pacotes abertos, que podem atrair insetos e comprometer a durabilidade dos ingredientes. O mais indicado é que eles sejam transparentes, pois assim fica mais fácil identificar o conteúdo.
Para a organização ficar ainda melhor, coloque um rótulo em cada vidro, com a data de validade e a identificação. Aqui vale ter atenção a um ponto importante: use todo o conteúdo antes de encher novamente o pote, para as validades não se misturem.

3. Classifique de acordo com o tipo

Para aumentar a eficiência da sua organização, separe os alimentos de acordo com o grupo e o tipo. Armazene farinhas em um local, alimentos para o café da manhã em outro e arroz, feijão e outros grãos em parte diferente.
Se você não mora sozinho, etiquete as prateleiras, para que os demais membros da família sigam o mesmo padrão de organização.

4. Armazene os produtos com eficiência

Para guardar os produtos com eficiência, é preciso pensar na disposição mais adequada para o dia a dia. Não há regra fixa, já que você deve considerar o espaço disponível e a frequência de uso. No entanto, aqui vão algumas dicas:

  • deixe os alimentos mais pesados (como sacos de arroz, feijão e açúcar) fechados e na parte de baixo;
  • coloque os rótulos das latas, sachês e outras embalagens semelhantes virados para frente, para facilitar a identificação;
  • mantenha os potes limpos e secos assim que eles esvaziarem, para tem mais praticidade na hora de reutilizá-los;
  • use caixas organizadoras, cestas, prateleiras e nichos para conferir ainda mais praticidade à despensa.

5. Organize conforme a data de validade

Quando for guardar os produtos fechados, deixe aqueles que têm data de validade maior no fundo e coloque na frente aqueles que estiverem perto do vencimento.
Assim você evita o desperdício, economiza e não corre o risco de utilizar por engano um produto que já não estava bom para consumo.

6. Mantenha a organização

Para que a casa fique sempre bem-arrumada, o cuidado com a organização deve ser diário. Então, nada de deixar potes abertos ou alimentos fora de lugar na correria do dia a dia. Você vai ver que cultivando esses pequenos hábitos a rotina fica muito mais prática e simples.
Também vale a pena deixar um bloco de notas na despensa para anotar a quantidade dos itens armazenados e o que já está quase acabando. Isso vai facilitar muito na hora de ir ao supermercado, e você nunca deixará de comprar alguma coisa por esquecimento.
Gostou das nossas dicas de como organizar a despensa? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais para ajudar os seus amigos. Com certeza essas informações serão úteis para alguns deles! Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *