Como limpar espelhos e conservá-los por mais tempo?



Blog UAU

Como limpar espelhos e conservá-los por mais tempo?

Os espelhos são elementos praticamente obrigatórios em todo lar. Afinal, além de embelezarem o ambiente, deixando a decoração mais sofisticada, ainda criam uma incrível sensação de amplitude que faz com que os cômodos pareçam maiores do que realmente são. Por trazerem tantas vantagens e serem tão úteis, nada mais justo que cuidar direitinho dos espelhos, não acha?
Propensos à formação de manchas, marcas de dedo e embaçamentos, os espelhos devem ser higienizados regularmente para se manter conservados por muito mais tempo. Mas como limpar espelhos para deixá-los impecáveis? Continue lendo o nosso post e confira dicas incríveis para deixar seus espelhos limpinhos e brilhantes!

Comece removendo a poeira ou gordura

Como tendem a ficar expostos, os espelhos costumam acumular uma camadinha de poeira ao longo do dia. Para garantir uma limpeza perfeita das superfícies espelhadas, portanto, primeiramente se certifique de que o espelho não está empoeirado. Com o auxílio de um espanador ou um pano seco e macio, remova todo o pó da superfície antes de partir para as etapas seguintes da higienização. Já se você vir que a sujeira impregnada tem vestígios de gordura, passe o lado macio de uma esponja umedecida e seque em seguida com papel absorvente.

Use um bom limpa-vidros

Infinitamente melhor que apostar nas sempre controversas soluções caseiras é investir em um bom limpa-vidrospara cuidar de seus espelhos com perfeição e evitar danos. Afinal, esse tipo de produto é desenvolvido especialmente para limpar superfícies envidraçadas e espelhadas sem agredi-las. Na hora da escolha, dê preferência a opções concentradas, dermatologicamente testadas e que possuam selos de sustentabilidade.

Modere na quantidade de produto

Atenção: mesmo usando os produtos recomendados, é importante não exagerar na dose, ok? Ainda que o limpador seja específico e tenha propriedades suaves, o excesso pode sim comprometer o resultado da limpeza, deixando o espelho embaçado. Para fazer a manutenção cotidiana dos espelhos da sua casa, portanto, use bons produtos, em uma quantidade moderada. Para não errar nesse sentido, procure sempre respeitar as orientações do fabricante.

Limpe delicadamente e em uma única direção

Não tenha pressa, nem faça movimentos bruscos e vigorosos demais para limpar os espelhos da sua casa! O ideal é que esse tipo de material seja limpo delicadamente. Evite jogar borrifos ou jatos muito fortes de água ou produtos de limpeza diretamente na superfície espelhada, porque esse ato, além de dificultar a limpeza, pode provocar borrões. Para limpar sem formar manchas, portanto, faça movimentos suaves e em uma única direção. Ao secar, prefira movimentos circulares para eliminar qualquer vestígio de embaçamento.

Evite que a sujeira acumule

Não permita que a sujeira acumule, impregnando os espelhos da sua casa! Para isso, a limpeza dessas superfícies deve ser feita, no mínimo, uma vez por semana. Invista em um limpa-vidros que higienize e dê brilho — sem deixar manchas, claro. Dê prioridade a limpadores com acqua repel, um ativo pra lá de poderoso que evita a aderência de gotas d’água e formação de manchas. Com isso, a limpeza tem tudo para ser bem-sucedida!
 
imagem mao limpando uma mesa

Fuja de produtos abrasivos

Anote aí: na limpeza de espelhos e vidros dos mais variados tipos, o uso de produtos abrasivos está terminantemente proibido a partir de hoje, combinado? Então fuja de lixas, esponjas ásperas, ácidos e palhas de aço! Outros produtos que devem ser evitados nessas superfícies são o cloro, o amoníaco e a água sanitária.

Tome cuidado com as molduras

Espelhos emoldurados exigem um cuidado ainda maior, já que o uso de álcool e outros produtos agressivos podem manchar e estragar também as beiradinhas. É preciso avaliar cada caso para encontrar a solução ideal. Para molduras em madeira, aplique produtos específicos, próprios para esse material. Caso a moldura seja de plástico, um pano úmido já costuma ser mais que suficiente para fazer a limpeza. Nesse caso, use sempre panos macios e que não soltem fiapos — como aqueles paninhos de microfibra, sabe?
Nos cantinhos em que o espelho se encontra com a moldura, a limpeza é um pouco mais complicada. Para fazer uma boa higienização aí, você pode usar uma escova de dente com cerdas macias ou um palito de churrasco envolvido em um pedaço de gaze. Esse recurso vai permitir que você alcance até aquela sujeira mais escondida!

Faça a limpeza em dias de temperatura amena

Você sabia que limpar vidros e espelhos em dias de sol e calor intenso pode causar manchas por conta da rápida secagem? Para evitar que isso aconteça com você, deixe para fazer essa limpeza em dias mais nublados ou ao menos em horários de temperatura mais amena. Por mais que seja só um detalhe, esse cuidado é realmente capaz de fazer uma grande diferença no brilho e na uniformidade do espelho.

Redobre a atenção com equipamentos espelhados

Se você tem eletrodomésticos espelhados na sua casa, como fogões, fornos, micro-ondas, coifas e cooktops, o cuidado na limpeza deve ser redobrado. Afinal, esses aparelhos tendem a atrair gordura. Por isso, antes de limpá-los com seu limpa-vidros de preferência, pode ser necessário usar um limpador multiuso ou um desengordurante.

Seque os espelhos muito bem

É fato: ao longo do tempo, a umidade acaba deteriorando o espelho. Para que isso não aconteça com os espelhos da sua casa, é importante secá-los muito bem na finalização da limpeza, sobretudo nas bordas. Folhas de papel toalha e panos de microfibra são os materiais mais indicados para realizar a secagem, pois não soltam fiapos e nem agridem a superfície. Isso sem contar que são extremamente práticos e facilitam muito a limpeza!
Por fim, um aviso importante: nunca use jornal para secar os espelhos! Ao contrário do que muita gente pensa por aí, tal estratégia não é nada recomendada para limpar superfícies espelhadas. Na verdade, esse truque caseiro pode inclusive causar prejuízos estéticos ao espelho, provocando arranhões e manchas fixas. Como se não bastasse, a tinta da impressão dos jornais tende a soltar, deixando o espelho temporariamente borrado.
E aí, nosso post do dia está aprovado? De qual das nossas dicas sobre como limpar espelhos você mais gostou? Usa outros truques para deixar os espelhos da sua casa sempre limpos e reluzentes? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *