Como limpar porcelanato? Conheça as melhores práticas e produtos



Blog UAU

Como limpar porcelanato? Conheça as melhores práticas e produtos

O porcelanato é um dos revestimentos cerâmicos mais apreciados na atualidade e não é difícil entender a grande aceitação e sucesso desse material, afinal, ele oferece uma série de vantagens para seus usuários.

Bonito e versátil, o porcelanato pode ser usado tanto em áreas externas quanto em áreas externas. Como se não bastasse, o produto é acessível, durável, apresenta baixa absorção de água e muita resistência à abrasão.

Para completar o combo de benefícios, o porcelanato traz muita praticidade para o dia a dia, já que é um tipo de piso muito fácil de higienizar e conservar. Quer saber como limpar porcelanato na sua casa? Continue lendo nosso artigo e confira as dicas especiais que preparamos para você.

Comece pela remoção da poeira

O passo inicial para limpar o porcelanato é remover o excesso de poeira dos pisos e revestimentos de parede. Para tanto, utilize uma vassoura de pelos bem seca ou o aspirador de pó. Caso você opte pelo aspirador, mantenha uma distância mínima de 15 cm para impedir que o porcelanato arranhe.

Use produtos específicos para fazer a limpeza

Durante muito tempo, a recomendação básica para limpar porcelanato consistia em utilizar panos macios umedecidos em água e detergente neutro. Hoje em dia, há uma alternativa mais moderna e prática: os limpadores específicos para esse tipo de piso.

Os produtos desenvolvidos para limpar porcelanato são capazes de deixar o chão limpo, reluzente e perfumado. Além disso, conservam o revestimento bonito, brilhante e íntegro por muito mais tempo. O melhor de tudo é que os limpadores de porcelanato rendem bastante, são fáceis de aplicar, dispensam enxágue e secam rápido.

Dilua os limpadores antes do uso

Mesmo que você opte por bons produtos de limpeza, eles não devem ser aplicados diretamente sobre o piso. Tanto os detergentes neutros, como os limpadores de porcelanato, devem ser diluídos antes da aplicação.

As proporções são as seguintes: 1 colher (sopa) de detergente para cada 5 litros de água ou 100 ml de limpa porcelanato para cada 1 litro de água. Lembrando que, além de render mais, o limpador de porcelanato oferece um resultado visual melhor do que o detergente.

Limpe o porcelanato regularmente

Nada de deixar a sujeira acumular no piso, entendido? O acúmulo de resíduos dificulta a manutenção de um ambiente limpo, fresco e agradável. O ideal é que o chão seja limpo com frequência, isto é, pelo menos, três vezes por semana.

Calma, pois a limpeza do porcelanato não precisa ser pesada e demorada. Usando as estratégias e produtos certos, você consegue varrer e passar pano no piso rapidamente. Fica a dica!

Evite produtos abrasivos

Ainda que o porcelanato seja bem resistente à abrasividade, é recomendável fugir de produtos abrasivos, uma vez que eles podem causar danos irreversíveis ao material. Entre os produtos que devem ser evitados estão as palhas de aço, acetona, água sanitária, soda cáustica, amoníaco, escovas, ácidos, ceras, limpa alumínio, aguarrás, removedores e, até mesmo, sabão em pó.

E aí, gostou das nossas dicas de como limpar porcelanato? Que tal compartilhar este artigo com os amigos nas redes sociais e dividir com eles tudo o que você aprendeu? Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *