Conheça as melhores formas de limpar porcelanato

Você comumente tem a sensação de que o porcelanato parece estar manchado e opaco? Pois isso acontece quando a casa passa por algum tipo de reforma ou quando a limpeza não é feita da maneira adequada. Na prática, para que o porcelanato tenha o mesmo brilho e a boa aparência do dia em que você o viu pela primeira vez, é preciso caprichar!

Confira a partir de agora quais são as melhores formas de limpar porcelanato e aprenda a deixar o piso da sua casa como novo!

Afinal de contas, o que é o porcelanato?

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que leva esse nome devido a seu modo de produção. Diferentemente da cerâmica, que é composta por argila e minerais variados, o porcelanato é feito de porcelana combinada com materiais nobres, o que resulta em um efeito estético mais apurado.

Muito versátil, o porcelanato pode ser usado tanto nas áreas internas quanto nos espaços externos da casa. Além dessa versatilidade, entre as principais qualidades do porcelanato estão a uniformidade de coloração, a aparência elegante, o conforto térmico e a alta resistência a abrasões químicas e físicas. Saber limpá-lo é essencial para manter esses atributos por mais tempo.

E quais são os tipos de porcelanato?

Como são diversos os tipos de porcelanato disponíveis no mercado, é muito importante que você saiba quais são as principais características do revestimento da sua casa para limpá-lo corretamente.

Porcelanato polido

Esse modelo apresenta como característica principal uma textura extremamente lisa e brilhante. Geralmente, esse tipo de porcelanato está presente em áreas secas, como salas, quartos e corredores. Por ter um brilho mais evidente, as marcas de pegadas ou vestígios de poeira e gordura podem acabar se destacando, o que demanda uma limpeza regular, feita com limpadores específicos.

Porcelanato acetinado

Esse tipo de porcelanato costuma ser mais fosco que o polido. Por receber uma camada de esmalte em sua fabricação, o modelo acetinado é bastante resistente a riscos e manchas, podendo ser usado tanto em áreas secas como nas molhadas. Para higienizar essa categoria de porcelanato no dia a dia, basta varrer a superfície para remover o pó e passar um pano em seguida.

Porcelanato rústico

O porcelanato rústico é um revestimento normalmente usado em áreas molhadas. Para alcançar um visual mais natural, esse tipo de porcelanato pode apresentar ranhuras e vincos propositais. Com grande dureza, porosidade e alta resistência à umidade, esse tipo de piso suporta bem lavagens, mas produtos mais fortes (como água sanitária) devem ser evitados para não comprometer seu acabamento fosco e sua aspereza.

Como fazer a limpeza pós-obra?

A primeira limpeza depois de uma obra é bem diferente da limpeza de rotina, pois é preciso tomar cuidado com vestígios de produtos que podem arranhar o porcelanato — como cimento.

Nesse caso, o ideal é começar varrendo o chão com uma vassoura de pelos. Se for preciso, remova os resquícios de materiais com a ajuda de um pano seco. Usando uma esponja macia umedecida em água, limpe o revestimento para tirar sobras de rejunte. Só depois disso é que você pode dar andamento à limpeza convencional — como aprenderá no tópico a seguir.

Como limpar o porcelanato no dia a dia?

Bem mais simples do que você provavelmente imagina, para limpar porcelanato basta recorrer ao produto certo e seguir alguns passos básicos que valem para todos os modelos. Acompanhe para entender!

Primeiro passo

Para começar, retire o excesso de poeira da superfície. Caso o porcelanato esteja no chão, use uma vassoura. Se estiver em uma superfície mais alta, como em uma bancada ou nas paredes, use um pano seco para tirar a poeira.

Segundo passo

O segundo passo é escolher o produto ideal. Você pode usar um limpa-pisos com formulação exclusiva para esse fim, que vai higienizar adequadamente sem agredir o revestimento. É importante que esse produto seja próprio para a limpeza diária, que seque rapidamente e dispense enxágue.

Terceiro passo

Cumprida a segunda etapa, passe para a aplicação do produto, diluindo 100 mililitros (meio copo americano) para cada litro de água. Aplique sobre o piso com a ajuda de um pano limpo umedecido com a solução. Esse é o processo para áreas como a cozinha, a sala de jantar, a lavanderia, os banheiros, a garagem e a área de churrasco, mas não use esse produto em superfícies amadeiradas, ok?

Que cuidados ter com essa limpeza?

Por mais que o porcelanato seja um material resistente, ainda assim merece cuidados especiais para prolongar sua durabilidade. Além da limpeza regular e do uso de produtos específicos, é necessário evitar a aplicação de produtos que possam provocar manchas, causar arranhões ou até mesmo corroer a superfície do revestimento.

A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.

Além de evitar o uso de materiais abrasivos, tome cuidado para nunca aplicar os produtos de limpeza diretamente no porcelanato sem antes ler as instruções de uso do fabricante. Confira se a diluição está indicada no rótulo e siga as orientações à risca!

Com que frequência é preciso limpar?

Na verdade, não existe um consenso sobre a frequência da limpeza do porcelanato. O que precisa existir é bom senso para não deixar a sujeira acumular sobre o revestimento. Nos ambientes mais expostos à poeira, por exemplo, o piso de porcelanato não só pode como deve ser varrido ou aspirado todos os dias.

Outra dica de ouro é limpar o porcelanato imediatamente quando algum líquido cai sobre ele. Embora esse material seja resistente à umidade, alguns tipos de porcelanato são mais absorventes que outros, o que pode causar manchas. Melhor evitar, não concorda?

Por fim, agora que você já sabe como limpar corretamente o porcelanato da sua casa, faça a escolha certa dos produtos em suas próximas compras! E se por acaso ficar em dúvida, entre em contato conosco!

Sua opinião é muito importante!

Comentários