Limpeza de forno: passo a passo para fazer com facilidade



Blog UAU

Limpeza de forno: passo a passo para fazer com facilidade

Se existe uma tarefa com potencial para dar bastante trabalho é a limpeza de forno. E quando a gordura acumula? Nesse caso, só de pensar em limpar a cabeça até dói, não é mesmo? Pois essa história acaba aqui! Acredite: se você fizer tudo da maneira certa, a limpeza de forno vai ficar infinitamente mais fácil.
Confira agora mesmo o passo a passo que preparamos para que, a partir de hoje, a era do sofrimento fique enterrada no passado! Quer aprender a limpar seu forno da melhor forma possível? Então vamos lá!

Saiba a hora certa de limpar

O ideal é limpar seu forno logo depois de usá-lo. Antes, claro, deixe-o esfriar para afastar o risco de queimaduras. Desligue o gás e a energia e aproveite para retirar os resíduos antes que endureçam. Assim é muito mais fácil! E não custa nada lembrar que limpezas pequenas, mas frequentes, evitam gastar tempo e força em um processo mais cansativo.

Escolha os produtos adequados

Você certamente já se deparou com várias receitas caseiras que se dizem milagrosas para a limpeza de forno. Não caia nessa! Sabia, por exemplo, que o amoníaco, ingrediente de muitas delas, faz mal à saúde? Misturinhas descartadas, parta para a escolha de um produto específico, próprio para esse fim.
Vale ressaltar aqui que não se pode usar os produtos em todo o forno. As áreas de aço inoxidável, por exemplo, podem receber o Uau Limpa Inox para ficarem brilhosas e espelhadas. Já nas partes de ferro, que devem estar frias, o mais indicado é o Uau Limpa Forno. Use limpadores mais suaves nas áreas esmaltadas e no painel, que são mais delicados.
Investindo em produtos específicos, você economiza tempo e não se cansa! Afinal, esses recursos são próprios para ajudar a remover a gordura e os resíduos de comida. Só não esqueça de ler com cuidado as instruções de uso do fabricante para facilitar ainda mais essa tarefa, ok?

Providencie acessórios de limpeza

Como o forno pode acumular bastante sujeira, é preciso tomar certos cuidados. Para simplificar ainda mais sua vida, anote os itens de que vai precisar:

  • espátula ou colher para remover as sujeiras depois de aplicar o produto — com cuidado para não danificar seu forno;
  • toalhas de papel ou jornais velhos para proteger o chão de sujeiras e respingos de produto;
  • pincel ou escova de cerdas grandes para aplicar produtos mais pastosos e alcançar áreas de difícil acesso;
  • esponja ou escova de cerdas médias para limpar sujeiras mais pesadas;
  • pano de microfibra lavável para retirar os resíduos de produto sem deixar fibras que posteriormente possam pegar fogo dentro do forno.

Cuide para não estragar o forno

Dê atenção especial às borrachas e partes plásticas ou esmaltadas do seu forno, que podem acabar danificadas por produtos abrasivos. Além disso, faça a limpeza com o equipamento desligado do gás e da energia para evitar acidentes e vazamentos.
Remova as grelhas e as lave separadamente. Como são móveis, o movimento pode causar atrito e danificar o eletrodoméstico. Você pode deixá-las mergulhadas em água morna misturada com detergente ou desengordurante para facilitar a retirada da sujeira. Por último, não deixe restos de produto no forno. Simples: pegue seu paninho de microfibra e limpe!

Seque o forno depois da limpeza

Terminando a limpeza, seque bem seu forno com um pano seco, evitando deixar umidade nas peças. Uma boa dica é abrir a porta do forno e as janelas pelo máximo de tempo possível para a ventilação levar embora resíduos de água e produtos.
Viu como, usando os produtos e acessórios certos, a limpeza de forno quase não dá trabalho? Quer receber mais dicas para simplificar sua rotina? Então siga nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *