Decoração de sala pequena: 4 truques para deixar o ambiente charmoso

 

Por mais que os imóveis atuais estejam cada vez mais compactos, a limitação de metros quadrados não deve limitar também o bom gosto, a elegância e a criatividade! Sabia que é mais que possível ter uma casa pequena em tamanho, mas grandiosa em charme e beleza? Adotando estratégias simples dá sim para otimizar o espaço, decorar os ambientes com funcionalidade e fazer os cômodos parecerem maiores do que realmente são! Quer saber como? Ensinaremos a seguir 5 truques de decoração de sala pequena para deixar esse ambiente lindo e charmoso em um passe de mágica. Confira!

Aposte em cores claras

Quando a sala é pequena, um ótimo recurso visual para ampliá-la é o uso de cores claras. Os tons mais suaves agregam luminosidade e leveza ao espaço, fazendo o cômodo parecer maior. Por outro lado, se você optar por tonalidades escuras e fechadas, o ambiente pode aparentar ser ainda mais compacto. Desse modo, as melhores tonalidades para usar em salas pequenas, tanto na pintura das paredes quanto nos móveis, são branco, bege, nude e amarelo clarinho. Que tal deixar as cores escuras ou vibrantes apenas para os detalhes?

Evite excessos decorativos

Na decoração de ambientes pequenos, menos é sempre mais. Nesse caso, as propostas clean, minimalista ou escandinava são muito bem-vindas. Procure evitar excessos decorativos, faça uma triagem no cômodo e mantenha na sala apenas o que realmente for essencial. Por mais que você goste de plantas, quadros, porta-retratos, bibelôs, almofadas e outros acessórios, o ideal é não colocar todos esses itens em um mesmo ambiente — até porque isso causa poluição visual e mau aproveitamento do espaço, ainda dificultando a limpeza e a organização no dia a dia.

Instale espelhos nas paredes

Espelhos são elegantes, bonitos e funcionais — afinal, quem é que não gosta de dar aquela checada no visual diante deles antes de sair de casa, não é mesmo? Para completar, os espelhos ainda criam uma sensação de amplitude no ambiente. Esse acessório é versátil, combina com diferentes estilos e se adapta a cômodos de vários tamanhos, dos menores aos mais amplos. Não é à toa que são uma verdadeira unanimidade no design de interiores!

Escolha a mobília certa

A escolha dos móveis da sala também tem tudo a ver com a otimização do espaço. Nesse caso, é crucial que você opte por móveis proporcionais às dimensões do ambiente. Fuja dos sofás e painéis enormes, que tomam conta de toda a parede, por exemplo. Além disso, atente-se à disposição dos móveis, buscando preservar ao menos a área mínima de circulação. O mais indicado é deixar de 90 a 130 centímetros de distância entre um móvel e outro.

Invista em itens versáteis

Por fim, uma solução bastante inteligente para decorar salas pequenas é incluir itens versáteis no projeto decorativo. Use elementos multifuncionais, aqueles famosos móveis 2 em 1! Bons exemplos são os sofás retráteis e estofados que se transformam em camas, mesas de centro cujos pés são pufes, nichos que servem tanto para colocar filmes quanto livros e objetos decorativos, aparadores que podem ser usados como barzinho quando as visitas chegam e assim por diante. Use sua criatividade e monte um espaço que atenda a múltiplas necessidades!

Agora que você já sabe como repensar a decoração da sua sala pequena, comente aqui e nos conte por onde pretende começar! Tem outros truques para compartilhar conosco? Participe! Ah, e vale lembrar que todas as sugestões dadas neste post podem se aplicar a qualquer ambiente da casa, viu?

 

Sua opinião é muito importante!

Comentários