Passo a passo: saiba como limpar piso de taco de maneira correta



Blog UAU

Passo a passo: saiba como limpar piso de taco de maneira correta

O piso de madeira tem muito estilo e deixa o ambiente confortável. Porém, para que sempre fique bonito, ele exige certos cuidados. Dessa forma, é fundamental que você saiba como limpar piso de taco.

Confira por que é importante saber a forma correta de limpar esse piso. Saiba também o passo a passo para limpar os tacos e o que fazer caso manchem. Boa leitura!

Por que é importante saber como limpar piso de taco?
O piso de taco é muito bonito e deixa qualquer ambiente mais aconchegante, além de ser ideal para quem quer uma decoração rústica. Porém, esse tipo de piso também é vulnerável a certos fatores, como a umidade e a ação do sol, que podem estragá-lo.

Dessa forma, saber como limpar piso de taco corretamente é a melhor forma para preservá-lo. Sendo assim, é importante entender que você não pode usar qualquer material ou produto. Afinal, o piso pode acabar manchado ou riscado. Além disso, é interessante seguir certas etapas no processo de limpeza.

Qual é o passo a passo para limpar piso de taco?
Apesar de exigir certos cuidados, o piso de taco não é tão complexo assim. Com um passo a passo simples, você consegue fazer a limpeza adequadamente, para deixá-lo sempre bonito e com brilho.

Tenha uma vassoura macia
Para a limpeza fácil do dia a dia, o primeiro passo é varrer o chão. Para isso, a melhor opção é usar uma vassoura com cerdas macias. Aquelas com pelo sintético, por exemplo, são ótimas para remover poeira e sujeira, sem arranhar o seu piso de taco.

Nesse caso, uma dica importante é limpá-la, de tempos em tempos, para que nenhuma sujeira grude nas cerdas e acabe riscando o piso. Aqui, a frequência vai depender de quanto o seu piso de taco tende a ficar sujo e com o quê. Por exemplo, se você tem pets que soltam pelo, pode ser preciso limpar a vassoura uma vez a cada 15 dias.

Conte com o aspirador de pó
O aspirador de pó é um dilema para quem tem piso de taco. Isso porque você pode passá-lo e acabar riscando a madeira. Porém, ele é muito rápido e útil para sugar a poeira que fica presa no piso e no rejunte. Sendo assim, você pode usá-lo, mas com cuidado.

Dependendo do modelo de aspirador, é possível levantá-lo, para que as rodinhas ou o suporte não fiquem em contato com o taco. Além disso, escolha o bocal mais apropriado, para não haver danos.

Passe um pano úmido
Na limpeza completa, você pode passar um pano úmido em todo o taco, depois de varrer. Aqui, o importante é que ele não esteja encharcado, para evitar que a água penetre no piso. Por isso, você pode usar aqueles esfregões que ficam bem enxutos ou optar por panos de microfibra.

Nessa etapa, outro passo bastante importante é utilizar o produto certo. Dessa forma, ele age no taco retirando a sujeira, mas sem deixá-lo opaco ou com manchas.

Utilize apenas produtos apropriados
O uso de produtos errados pode manchar e estragar o seu taco, além do rejunte. Por isso, é fundamental evitar qualquer produto abrasivo, como:

querosene;
ceras com silicone;
álcool;
sabão;
receitas caseiras com elementos ácidos.
Dessa forma, o ideal é usar o produto específico para tacos e pisos de madeira. O UAU Limpa Pisos Madeiras, por exemplo, pode ser passado em todo o piso de taco, apenas com um pano úmido. Aliás, não precisa de enxague e você pode usar todos os dias.

Use limpador com brilho
Para um piso de taco bonito e brilhante, você pode passar um limpador específico ou uma cera apropriada. Dessa forma, o piso fica bonito e, principalmente, conservado. Aliás, depois você também pode usar uma flanela para completar o polimento do piso.

Seque com um pano macio
Dependendo do produto que você usar com o pano úmido, pode ser necessário secar o piso. Essa etapa é muito importante para que nenhum resquício de água fique na madeira ou no rejunte, o que pode manchar e estufar os tacos. Aqui, usar um pano limpo e seco, como a flanela ou microfibra, é uma boa solução.

Como cuidar do piso de taco caso fique manchado?
Por mais que você saiba como limpar piso de taco, nem sempre é possível evitar manchas. Uma comida que cai no chão, uma gota de café e até o xixi do pet podem manchar a madeira. Mas, calma! É possível resolver o problema com alguns cuidados.

Por exemplo, para manchas escuras, como café, use água morna com álcool diretamente na mancha; depois, seque bem. Já gordura deve ser tirada com desengordurante, mas não sabão. Prefira o detergente ou outro limpador específico, que possa ser usado em tacos. Depois, retire o excesso com um pano limpo.

Outra dica importante é limpar a mancha o mais rápido possível. Dessa forma, ela não seca e não fica mais difícil para sair. Além disso, jamais use esponjas para esfregar a mancha no taco. Você não só pode acabar deixando a mancha lá, como também riscar o seu piso.

Como evitar estragar o piso de taco?
Para evitar manchas e riscos no seu piso com tacos, vale a pena seguir algumas dicas básicas:

use tapetes;
coloque velcro nos pés dos móveis;
use um pano por baixo toda vez que for mover a mobília;
utilize apenas a concentração de produtos indicada;
não ande com sapatos que possam arranhar o piso;
deixe a casa ventilar, para que o piso nunca fique úmido.
Saber como limpar piso de taco é importante se você quer deixá-lo bonito e brilhante. Para isso, você precisa seguir alguns cuidados, evitando certos produtos e utilizando outros, adequados para esse tipo de material. Além disso, limpar com rapidez quando algo cair no chão, assim como seguir algumas práticas, ajuda a não deixar manchas nem riscos nos tacos. Assim, o seu piso pode ficar preservado por muito mais tempo!

Falando nisso, algo que passa despercebido, às vezes, são os rejuntes, que também precisam de limpeza. Por isso, saiba como limpar rejunte de piso!

https://interativos.uauingleza.com.br/embed-erros-de-limpeza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *