Decorando para o Natal com ideias simples e criativas



Blog UAU

Decorando para o Natal com ideias simples e criativas

Dezembro chegou e o clima natalino já vem invadindo os corações pelo mundo afora. Nessa época ressurge uma tradição fortíssima, que se mantém viva ano após ano: decorar a casa para reforçar o espírito do Natal!
Geralmente, as guirlandas, luzes e árvores predominam, sendo responsáveis por embelezar casas e apartamentos de todos os tamanhos e gostos. Entretanto, por mais que sejam clássicos, você não precisa se limitar a esses enfeites, viu? Há uma série de outras possibilidades decorativas que unem simplicidade, criatividade e muito bom gosto. Que tal variar este ano?
Para surpreender na decoração de Natal, é possível apostar em itens artesanais, econômicos e sustentáveis, capazes de dar aquele toque original na décor, deixando-a cheia de personalidade. Quer decorar seu lar para receber essa data tão especial sem que isso demande trabalho demais ou pese no bolso? Então confira já as ideias que separamos para o post de hoje!

Luminária moderna

O que acha de usar os tradicionais pisca-piscas de um jeito diferente? Uma alternativa interessante é fazer uma luminária natalina moderna, usando unicamente essas luzinhas e garrafas vazias de vinho. Primeiramente, selecione e higienize as garrafas. Depois, com os recipientes bem secos, coloque o pisca-pisca de LED dentro, dando preferência às luzes a pilha e não elétricas. Simples, não? Pode acreditar: essas luminárias têm estilo de sobra!

Árvore seca

Sem verba para investir em uma grande (e verde) árvore de Natal? Faça uma árvore diferenciada, usando galhos secos! O efeito visual pode ficar ainda mais bacana ao escolher ornamentá-la com enfeites feitos por você mesmo. Dobraduras, fuxicos de tecido, laços de fita, flores de papel crepom e bilhetes para as pessoas queridas: esses toques deixarão tudo ainda mais especial.

Arranjo suspenso

Na mesa da ceia, geralmente há um arranjo central imponente, com flores, pinhas e velas, certo? Uma boa pedida para fugir do lugar-comum e inovar na decoração de Natal é apostar em um arranjo natalino suspenso ao longo da extensão da mesa. Usando fita, massa adesiva e bolas decorativas, crie uma espécie de móbile! Se não abre mão de flores, recorra às topiarias em vez das bolas natalinas!

Enfeite artesanal

Se você está decorando para o Natal e pretende economizar nesse processo, não deixe de fazer um enfeite de porta para ornamentar até a entrada da casa! Dá para fazer uma guirlanda com fitas coloridas, com balas, com papel ou até mesmo com aquelas botinhas de feltro. Use a imaginação e abuse de suas habilidades manuais!

Vasos coloridos

Um jeito simples e bastante criativo de decorar a casa para o Natal é colocar bolas brilhantes, de cores e modelos distintos, dentro de vasos de vidro. Vale ressaltar que a largura e a altura desses vidros também devem variar de uma peça para outra. Assim, por conta da assimetria, o efeito ficará bem mais moderno!

Louças temáticas

Para decorar a casa com simplicidade e criatividade neste Natal, que tal usar itens que você já tem? Por mais que não sejam necessariamente decorativos em seu uso cotidiano, esses objetos podem sim embelezar seu lar doce lar! Estamos falando das louças temáticas. Não, elas não precisam aparecer só no dia da ceia, ok? Use uma travessa natalina como centro de mesa ou fruteira no dia a dia, uma jarra vermelha como vaso para flores ou um copo especial como porta-lápis!

Acessórios DIY

Ao contrário do que muita gente pensa, você não precisa gastar rios de dinheiro para ter peças incríveis na mesa! É só soltar a criatividade, usar o bom gosto e colocar a mão na massa para fazer seus próprios porta-guardanapos e sousplats, sabia? Os porta-guardanapos podem ser produzidos com argolas de plástico, metal ou madeira, facilmente encontradas em armarinhos. Pinhas, flores e outros apliques decorativos podem ser colados às argolas. Já os sousplats podem ser feitos com técnicas variadas, como fuxico, decupagem, pátina e crochê. Também dá para usar papelão ou compensado cortado em círculos, revestindo os discos com tecidos estampados. Pensou em motivos natalinos?

Pontos iluminados

Outra estratégia interessante para trazer o clima natalino para sua casa é apostar na criação de um conceito a partir de luzes e cores. Escolha seus tons preferidos e adicione toques coloridos e iluminados em vários ambientes. Se optar pela luz branca e fria, invista em cores como prata, azul e roxo para decorar. Caso a iluminação seja amarelada, quente e aconchegante, aposte no vermelho, no verde e no dourado. Os tons escolhidos podem estar presentes em detalhes como quadros, mantas, almofadas, velas e assim por diante.

Presentes decorativos

Além de lúdico, envolvente e instigante, deixar os presentes ao pé da árvore também é um recurso decorativo. É isso mesmo! Os presentes reforçam o clima de Natal e deixam a casa linda até a chegada dessa noite tão feliz. Mas para essa estratégia funcionar de verdade, as embalagens precisam ser chamativas e bonitas. Então capriche na escolha das caixas e na confecção dos embrulhos, combinado?

Quadros inspiradores

Os quadros com figuras e mensagens inspiradoras estão em alta. Além de fofos, eles são criativos e motivadores. Por isso, têm tudo a ver com a decoração natalina! Para quem curte a ideia de ter quadrinhos decorando a casa no final do ano, é só fazer artes digitais com frases positivas e imagens que transmitam paz, felicidade, união e gratidão. É possível inclusive fazer um quadro ou pôster para cada convidado da ceia levar para casa! A moldura pode ser artesanal ou as impressões podem ser colocadas em porta-retratos.

Fotos expostas

Carregadas de memórias afetivas, as fotos têm o poder de decorar a casa com muita emoção e personalidade. Nesse clima, uma boa dica de decoração para essa época do ano é tirar alguns retratos dos álbuns para colá-los na parede. Monte uma grande galeria de registros! Se quiser inovar na montagem, o que acha de criar um mural em formato de árvore ou estrela, por exemplo?
Por fim, se você gostou do nosso post com ideias de decoração natalina, não deixe de conferir também algumas dicas sobre como fazer objetos simples e divertidos para decorar a casa o ano inteiro! Boas festas e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *