Os imóveis cada vez mais compactos criaram um novo desafio para a modernidade em relação à decoração de interiores: otimizar os ambientes. Afinal, os espaços precisam ser muito bem aproveitados para que a estética e a funcionalidade não sofram impactos negativos. A lógica é simples: na prática, poucos metros quadrados jamais devem se transformar em desculpa para que a casa fique bagunçada e sobrecarregada de informações. Muito pelo contrário, na verdade, os imóveis pequenos podem sim ser extremamente acolhedores e organizados! Para tanto, é fundamental otimizar todos os ambientes.

Não sabe nem por onde começar? Pois foi pensando nisso que resolvemos elaborar um material completo, com dicas práticas de otimização para quem deseja transformar sua casa do chão ao teto. Pronto para o desafio? Então boa leitura e ótimo aprendizado!

Decoração minimalista: por que entender esse conceito?

Quando se trata da decoração aliada à otimização de espaços, um estilo decorativo cai como uma luva para deixar o visual da casa mais clean, enxuto e funcional. Estamos falando da decoração minimalista, proposta que tem conquistado cada vez mais adeptos pelo mundo afora. Mas, afinal de contas, como ela pode contribuir para a otimização dos espaços?

Basicamente, a decoração minimalista é baseada naquele antigo e sempre válido conceito de que menos é mais. É um estilo básico e simples, mas que não deixa de ser elegante e sofisticado. Nessa decoração não existem objetos, padrões e texturas desnecessários. É uma décor focada no que realmente importa. E por mais que as peças dentro dos espaços sejam poucas, cada uma delas tem valor estético e, de preferência, funcional. Móveis e objetos geralmente possuem um design diferenciado e são cuidadosamente escolhidos para compor os ambientes.

A ideia é manter o espaço mais despido e livre possível. Assim, nada de puxadores rebuscados, abajures e cortinas, por exemplo. Em relação a tapetes, capas de almofada e outros elementos têxteis, o minimalismo prioriza cores sóbrias e lisas. Como você pode perceber, mais que um estilo decorativo, o minimalismo é um lifestyle, que torna a vida das pessoas mais leve, tranquila e organizada. Por isso é que as decorações minimalistas têm tudo a ver com a otimização dos espaços!

O grande diferencial da decoração minimalista é o fato de que a estética vem alinhada à funcionalidade, favorecendo a beleza, a praticidade e a organização. Deve-se preservar o espaço de circulação, que ajuda a manter a casa em ordem, faz os ambientes parecerem maiores do que realmente são, sem contar que facilita a limpeza. E o mais legal é que esse conceito pode ser aplicado a qualquer estilo de decoração, do rústico ao moderno, já que as linhas simples, a organização e as superfícies limpas e lisas são verdadeiros curingas!

Temos um ebook feito para você!

Baixe nosso ebook completo aqui. Gratuito!

O post [E-BOOK] Saiba como decorar e otimizar ambientes da sua casa apareceu primeiro em UAU blog.