Vitamina S de sujeira: porque ela é importante para o seu filho?



Blog UAU

Vitamina S de sujeira: porque ela é importante para o seu filho?

As crianças devem ter contato com antígenos para estimular o sistema imunológico a fabricar anticorpos e prevenir contra infecções. Brincar na areia, andar descalço e colocar objetos que caíram do chão diretamente na boca são algumas situações que levam as crianças a terem contato com a vitamina S de sujeira.

Em 1989, o médico inglês, David Strachan apresentou a Teoria da Higiene, indicando que crianças que moram em residências extremamente limpas e estéreis desenvolvem doenças com mais facilidade, como alergias. Por isso, os bebês devem começar a desenvolver sua imunidade logo no primeiro contato com o chão.

Neste texto, vamos destacar dicas para ajudar os pais a soltarem um pouco mais os filhos e entenderem que isso faz parte do processo de crescimento da criança. Acompanhe!

Saiba a importância da vitamina S de sujeira

Algumas situações são comuns na vida das crianças. Chupeta que cai no chão e é levada direto à boca. O cachorro que lambe o rosto dos pequenos. Bebês que chupam dedos sujos de terra. Esses acontecimentos são fundamentais para desenvolver a imunidade das crianças e torná-las mais saudáveis.

Principalmente nos primeiros anos de vida, é recomendado que os filhos tenham contato com certas sujeiras para desenvolverem respostas imunológicas e criarem resistência. Conheça algumas dicas para deixar as crianças mais à vontade com esses “micróbios bons”.

Monitore a criança à distância

Em alguns momentos, é importante que os pais acompanhem o desenvolvimento dos filhos à distância e deixem que eles explorem sozinhos o ambiente e suas características. Monitorar as crianças à distância é uma forma de permitir que elas se desenvolvam por si só. Quando a criança estiver brincando em um monte de areia, por exemplo, fique de longe. Observe as atitudes dela diante daquele cenário. Se ela levar a mão suja à boca, relaxe e lembre-se: o contato com esses microrganismos favorece a saúde dos bebês.

Lembre da sua própria infância

Toda criança, logo que tem contato com o chão, tem o desejo de desbravar aquelas novidades e conhecer todos os desafios. Antes de evitar que seu filho ande descalço ou coloque uma chupeta que caiu no chão direto na boca, pense na sua infância. Se teve uma criação muito rígida na limpeza e cheia de limites para não se sujar, reflita até onde isso foi benéfico para a sua saúde. Contudo, se você foi aquela criança que tomava sorvete na chuva, e nem por isso adoecia, por que seu filho não pode colocar terra na boca?

Entenda que isso faz parte do seu processo de formação

A curiosidade e a vontade de colocar tudo na boca, por exemplo, fazem parte do processo de formação e desenvolvimento de qualquer criança. Para ajudar os filhos a crescerem mais saudáveis, é fundamental que os pais compreendam a necessidade que as crianças têm de se conectar com a terra para ganhar mais imunidade.

Entretanto, permitir que os filhos tenham contato com anticorpos não significa que eles devem ser criados em locais sujos e insalubres. Os pais devem focar e manter uma higiene direcionada. Eles devem se preocupar menos com a limpeza de pisos e paredes e se concentrarem mais na higienização adequada de alimentos, toalhas e roupas de cama para diminuir os riscos de doenças.

Portanto, os pais ou os responsáveis devem ensinar as crianças os princípios básicos de higiene pessoal, como lavar as mãos, escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e vestir roupas limpas. Contudo, a vitamina S de sujeira é importante para que a criança cresça saudável e com uma ótima imunidade.

Siga-nos no Instagram, Facebook, LinkedIn e no YouTube para acompanhar dicas incríveis de limpeza e melhorar a qualidade de vida de toda a sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *